Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Isabel de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Salces, Claudia Dourado de, Kassis, Renata Nassralla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388
Resumo: A atual configuração econômica mundial sujeita todas as atividades à lógica de valorização do capital, e dela não escapa a área educacional. Nas últimas décadas, com a ingerência de organismos internacionais, a noção de capital humano fortaleceu a substituição da concepção de educação como construção de conhecimentos acumulados historicamente, essenciais à humanização dos sujeitos, pela lógica econômica, em que a educação deixa de ser um direito e passa a ser negociada como mercadoria. Com base nesse contexto, este artigo discute o embate da visão neoliberal e da visão progressista no campo educacional, que se traduz por meio de reformas no campo da formação de professores e suas reverberações na escola pública.
id EDUL-1_a96678a9fce802ddbad985ba518a99c8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1388
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos Reverberations of neoliberal policies in education process and the necessary search for other paths Neoliberal policiesCurriculum guidelinesTeacher trainingPublic schoolPolíticas neoliberaisDiretrizes curricularesFormação de professoresEscola públicaA atual configuração econômica mundial sujeita todas as atividades à lógica de valorização do capital, e dela não escapa a área educacional. Nas últimas décadas, com a ingerência de organismos internacionais, a noção de capital humano fortaleceu a substituição da concepção de educação como construção de conhecimentos acumulados historicamente, essenciais à humanização dos sujeitos, pela lógica econômica, em que a educação deixa de ser um direito e passa a ser negociada como mercadoria. Com base nesse contexto, este artigo discute o embate da visão neoliberal e da visão progressista no campo educacional, que se traduz por meio de reformas no campo da formação de professores e suas reverberações na escola pública.The current global economic configuration subjects all activities to the logic of capital appreciation, and it does not escape the educational area. In recent decades, with the interference of International Organizations, the notion of human capital has strengthened the replacement of the conception of education as the construction of historically accumulated knowledge, essential to the humanization of subjects, by the economic logic, in which education ceases to be a right and starts to be traded as a commodity. Based on this context, the article discusses the clash of neoliberal vision and the progressive vision in the educational field, which is translates through reforms in the field of Teacher Education and its reverberations in public schools.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/138810.58422/repesq.2022.e1388REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 893-9222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388/1066https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Isabel deSalces, Claudia Dourado deKassis, Renata Nassralla2023-05-18T16:31:42Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1388Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-05-18T16:31:42Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
Reverberations of neoliberal policies in education process and the necessary search for other paths
title Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
spellingShingle Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
Almeida, Maria Isabel de
Neoliberal policies
Curriculum guidelines
Teacher training
Public school
Políticas neoliberais
Diretrizes curriculares
Formação de professores
Escola pública
title_short Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
title_full Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
title_fullStr Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
title_full_unstemmed Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
title_sort Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
author Almeida, Maria Isabel de
author_facet Almeida, Maria Isabel de
Salces, Claudia Dourado de
Kassis, Renata Nassralla
author_role author
author2 Salces, Claudia Dourado de
Kassis, Renata Nassralla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Isabel de
Salces, Claudia Dourado de
Kassis, Renata Nassralla
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberal policies
Curriculum guidelines
Teacher training
Public school
Políticas neoliberais
Diretrizes curriculares
Formação de professores
Escola pública
topic Neoliberal policies
Curriculum guidelines
Teacher training
Public school
Políticas neoliberais
Diretrizes curriculares
Formação de professores
Escola pública
description A atual configuração econômica mundial sujeita todas as atividades à lógica de valorização do capital, e dela não escapa a área educacional. Nas últimas décadas, com a ingerência de organismos internacionais, a noção de capital humano fortaleceu a substituição da concepção de educação como construção de conhecimentos acumulados historicamente, essenciais à humanização dos sujeitos, pela lógica econômica, em que a educação deixa de ser um direito e passa a ser negociada como mercadoria. Com base nesse contexto, este artigo discute o embate da visão neoliberal e da visão progressista no campo educacional, que se traduz por meio de reformas no campo da formação de professores e suas reverberações na escola pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388
10.58422/repesq.2022.e1388
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2022.e1388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388/1066
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 893-922
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353581916160