Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388 |
Resumo: | A atual configuração econômica mundial sujeita todas as atividades à lógica de valorização do capital, e dela não escapa a área educacional. Nas últimas décadas, com a ingerência de organismos internacionais, a noção de capital humano fortaleceu a substituição da concepção de educação como construção de conhecimentos acumulados historicamente, essenciais à humanização dos sujeitos, pela lógica econômica, em que a educação deixa de ser um direito e passa a ser negociada como mercadoria. Com base nesse contexto, este artigo discute o embate da visão neoliberal e da visão progressista no campo educacional, que se traduz por meio de reformas no campo da formação de professores e suas reverberações na escola pública. |
id |
EDUL-1_a96678a9fce802ddbad985ba518a99c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1388 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos Reverberations of neoliberal policies in education process and the necessary search for other paths Neoliberal policiesCurriculum guidelinesTeacher trainingPublic schoolPolíticas neoliberaisDiretrizes curricularesFormação de professoresEscola públicaA atual configuração econômica mundial sujeita todas as atividades à lógica de valorização do capital, e dela não escapa a área educacional. Nas últimas décadas, com a ingerência de organismos internacionais, a noção de capital humano fortaleceu a substituição da concepção de educação como construção de conhecimentos acumulados historicamente, essenciais à humanização dos sujeitos, pela lógica econômica, em que a educação deixa de ser um direito e passa a ser negociada como mercadoria. Com base nesse contexto, este artigo discute o embate da visão neoliberal e da visão progressista no campo educacional, que se traduz por meio de reformas no campo da formação de professores e suas reverberações na escola pública.The current global economic configuration subjects all activities to the logic of capital appreciation, and it does not escape the educational area. In recent decades, with the interference of International Organizations, the notion of human capital has strengthened the replacement of the conception of education as the construction of historically accumulated knowledge, essential to the humanization of subjects, by the economic logic, in which education ceases to be a right and starts to be traded as a commodity. Based on this context, the article discusses the clash of neoliberal vision and the progressive vision in the educational field, which is translates through reforms in the field of Teacher Education and its reverberations in public schools.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/138810.58422/repesq.2022.e1388REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 893-9222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388/1066https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Isabel deSalces, Claudia Dourado deKassis, Renata Nassralla2023-05-18T16:31:42Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1388Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-05-18T16:31:42Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos Reverberations of neoliberal policies in education process and the necessary search for other paths |
title |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos |
spellingShingle |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos Almeida, Maria Isabel de Neoliberal policies Curriculum guidelines Teacher training Public school Políticas neoliberais Diretrizes curriculares Formação de professores Escola pública |
title_short |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos |
title_full |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos |
title_fullStr |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos |
title_full_unstemmed |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos |
title_sort |
Reverberações das políticas neoliberais na educação e a necessária busca de outros caminhos |
author |
Almeida, Maria Isabel de |
author_facet |
Almeida, Maria Isabel de Salces, Claudia Dourado de Kassis, Renata Nassralla |
author_role |
author |
author2 |
Salces, Claudia Dourado de Kassis, Renata Nassralla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Isabel de Salces, Claudia Dourado de Kassis, Renata Nassralla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neoliberal policies Curriculum guidelines Teacher training Public school Políticas neoliberais Diretrizes curriculares Formação de professores Escola pública |
topic |
Neoliberal policies Curriculum guidelines Teacher training Public school Políticas neoliberais Diretrizes curriculares Formação de professores Escola pública |
description |
A atual configuração econômica mundial sujeita todas as atividades à lógica de valorização do capital, e dela não escapa a área educacional. Nas últimas décadas, com a ingerência de organismos internacionais, a noção de capital humano fortaleceu a substituição da concepção de educação como construção de conhecimentos acumulados historicamente, essenciais à humanização dos sujeitos, pela lógica econômica, em que a educação deixa de ser um direito e passa a ser negociada como mercadoria. Com base nesse contexto, este artigo discute o embate da visão neoliberal e da visão progressista no campo educacional, que se traduz por meio de reformas no campo da formação de professores e suas reverberações na escola pública. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388 10.58422/repesq.2022.e1388 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2022.e1388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1388/1066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 893-922 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353581916160 |