Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073 |
Resumo: | Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes. Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral. |
id |
EDUL-1_b1a0f8f713be64cc8601d0de586f1bad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1073 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical conceptsFilosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticoséducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale.Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral educationEducação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral.Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes. Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral.This paper rescues moral and ethical education to change people through virtues and enable them to deal with their emotions. We have the hypothesis that we are moved by emotions and that we need to invest in virtue education to be able to build a society of happy and fair people. Its objective is to reflect on education, the concept of person and the organization of ethical values in human education based on Ricoeur’s hermeneutics (2008), which allows us to understand the selected concepts. This paper raises two questions: to identify to what extent virtue education changes a person and why it is necessary to understand the concept of person. Its theoretical foundation includes Aristoteles (BC IV, 1999), Maritain (1959), Mounier (1964) and Sucupira Costa Lins (2014). These authors provide the basis for our objective because of their concern with one’s virtue education. Keywords: Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/107310.58422/repesq.2021.e1073REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 30 (2021): FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CONTEXTO DE MUDANÇAS: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TEORIAS E PRÁTICAS; 409-4252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073/936https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Filomena Maria RatesCosta Lins, Maria Judith Sucupira 2023-06-21T21:59:23Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1073Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-21T21:59:23Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts Filosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticos |
title |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts |
spellingShingle |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts Soares, Filomena Maria Rates éducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale. Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education Educação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral. |
title_short |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts |
title_full |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts |
title_fullStr |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts |
title_full_unstemmed |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts |
title_sort |
Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts |
author |
Soares, Filomena Maria Rates |
author_facet |
Soares, Filomena Maria Rates Costa Lins, Maria Judith Sucupira |
author_role |
author |
author2 |
Costa Lins, Maria Judith Sucupira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Filomena Maria Rates Costa Lins, Maria Judith Sucupira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
éducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale. Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education Educação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral. |
topic |
éducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale. Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education Educação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral. |
description |
Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes. Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073 10.58422/repesq.2021.e1073 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2021.e1073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073/936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 30 (2021): FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CONTEXTO DE MUDANÇAS: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TEORIAS E PRÁTICAS; 409-425 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353247420416 |