Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Filomena Maria Rates
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa Lins, Maria Judith Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073
Resumo: Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes.   Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral.
id EDUL-1_b1a0f8f713be64cc8601d0de586f1bad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1073
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical conceptsFilosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticoséducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale.Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral educationEducação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral.Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes.   Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral.This paper rescues moral and ethical education to change people through virtues and enable them to deal with their emotions. We have the hypothesis that we are moved by emotions and that we need to invest in virtue education to be able to build a society of happy and fair people. Its objective is to reflect on education, the concept of person and the organization of ethical values in human education based on Ricoeur’s hermeneutics (2008), which allows us to understand the selected concepts. This paper raises two questions: to identify to what extent virtue education changes a person and why it is necessary to understand the concept of person. Its theoretical foundation includes Aristoteles (BC IV, 1999), Maritain (1959), Mounier (1964) and Sucupira Costa Lins (2014). These authors provide the basis for our objective because of their concern with one’s virtue education.   Keywords: Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/107310.58422/repesq.2021.e1073REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 30 (2021): FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CONTEXTO DE MUDANÇAS: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TEORIAS E PRÁTICAS; 409-4252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073/936https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Filomena Maria RatesCosta Lins, Maria Judith Sucupira 2023-06-21T21:59:23Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1073Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-21T21:59:23Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
Filosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticos
title Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
spellingShingle Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
Soares, Filomena Maria Rates
éducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale.
Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education
Educação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral.
title_short Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
title_full Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
title_fullStr Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
title_full_unstemmed Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
title_sort Philosophy of education and the development of the human person through the construction of ethical concepts
author Soares, Filomena Maria Rates
author_facet Soares, Filomena Maria Rates
Costa Lins, Maria Judith Sucupira
author_role author
author2 Costa Lins, Maria Judith Sucupira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Filomena Maria Rates
Costa Lins, Maria Judith Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv éducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale.
Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education
Educação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral.
topic éducation philosophique; concept de la personne; Formation humaine; L'éducation intègrale.
Philosophical education. Concept of person. Human education. Integral education
Educação Filosófica; Conceito de pessoa; Formação humana; Educação Integral.
description Esse artigo resgata a formação moral e ética para transformação da pessoa por meio das virtudes e a prepara para lidar com as emoções. Levantamos a hipótese de que somos movidos pelas emoções e precisamos investir na formação da pessoa por meio da educação das virtudes para sermos capazes de construir uma sociedade de pessoas felizes e justas. O objetivo é levar à reflexão sobre educação, conceito de pessoa e construção dos valores éticos na formação humana baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur (2008) que nos permite entender os conceitos selecionados. O artigo levanta duas questões: identificar até que ponto a educação por meio das virtudes transforma a pessoa e porque é necessário compreender o conceito de pessoa. Fundamenta-se em Aristóteles (a.C. IV, 1999), Maritain (1959) Mounier (1964) e Sucupira Costa Lins (2014). Esses autores oferecem suporte para nosso objetivo pela preocupação com a formação da pessoa por meio das virtudes.   Palavras-chave: Educação Filosófica. Conceito de pessoa. Formação humana. Educação Integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073
10.58422/repesq.2021.e1073
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2021.e1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1073/936
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 30 (2021): FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CONTEXTO DE MUDANÇAS: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TEORIAS E PRÁTICAS; 409-425
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353247420416