Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wilson Rogério
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Lourenny Elohenny Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898
Resumo: O trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo,  de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público. Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental. The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of LavandeiraAbstract:  The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School.
id EDUL-1_b8ffc00166a246fd8d92404a94582f83
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/898
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)Música nas escolasEducação musicalCantigas de roda.Utilização de música infantil nas escolasO trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo,  de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público. Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental. The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of LavandeiraAbstract:  The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 101-1222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wilson RogérioSilva, Lourenny Elohenny Ferreira2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/898Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
title Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
spellingShingle Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
Santos, Wilson Rogério
Música nas escolas
Educação musical
Cantigas de roda.
Utilização de música infantil nas escolas
title_short Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
title_full Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
title_fullStr Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
title_full_unstemmed Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
title_sort Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
author Santos, Wilson Rogério
author_facet Santos, Wilson Rogério
Silva, Lourenny Elohenny Ferreira
author_role author
author2 Silva, Lourenny Elohenny Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wilson Rogério
Silva, Lourenny Elohenny Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Música nas escolas
Educação musical
Cantigas de roda.
Utilização de música infantil nas escolas
topic Música nas escolas
Educação musical
Cantigas de roda.
Utilização de música infantil nas escolas
description O trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo,  de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público. Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental. The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of LavandeiraAbstract:  The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 101-122
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352782901248