Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898 |
Resumo: | O trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo, de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público. Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental. The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of LavandeiraAbstract: The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School. |
id |
EDUL-1_b8ffc00166a246fd8d92404a94582f83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/898 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)Música nas escolasEducação musicalCantigas de roda.Utilização de música infantil nas escolasO trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo, de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público. Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental. The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of LavandeiraAbstract: The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 101-1222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wilson RogérioSilva, Lourenny Elohenny Ferreira2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/898Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) |
title |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) |
spellingShingle |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) Santos, Wilson Rogério Música nas escolas Educação musical Cantigas de roda. Utilização de música infantil nas escolas |
title_short |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) |
title_full |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) |
title_fullStr |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) |
title_full_unstemmed |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) |
title_sort |
Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO) |
author |
Santos, Wilson Rogério |
author_facet |
Santos, Wilson Rogério Silva, Lourenny Elohenny Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lourenny Elohenny Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wilson Rogério Silva, Lourenny Elohenny Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música nas escolas Educação musical Cantigas de roda. Utilização de música infantil nas escolas |
topic |
Música nas escolas Educação musical Cantigas de roda. Utilização de música infantil nas escolas |
description |
O trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo, de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público. Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental. The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of LavandeiraAbstract: The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 101-122 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352782901248 |