Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678 |
Resumo: | A evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais. TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessaryAbstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands. Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital Technologies |
id |
EDUL-1_baad9a5b0d55a0e76f95510b6e2e3942 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/678 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessáriasFormação DocentePráticas PedagógicasTecnologias DigitaisFormação docente . Tecnologias digitais. EducaçãoA evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais. TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessaryAbstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands. Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital TechnologiesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 116-1332177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessModelski, DaianeAzeredo, IsabelGiraffa, Lucia2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/678Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias |
title |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias |
spellingShingle |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias Modelski, Daiane Formação Docente Práticas Pedagógicas Tecnologias Digitais Formação docente . Tecnologias digitais. Educação |
title_short |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias |
title_full |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias |
title_fullStr |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias |
title_full_unstemmed |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias |
title_sort |
Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias |
author |
Modelski, Daiane |
author_facet |
Modelski, Daiane Azeredo, Isabel Giraffa, Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Azeredo, Isabel Giraffa, Lucia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modelski, Daiane Azeredo, Isabel Giraffa, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Práticas Pedagógicas Tecnologias Digitais Formação docente . Tecnologias digitais. Educação |
topic |
Formação Docente Práticas Pedagógicas Tecnologias Digitais Formação docente . Tecnologias digitais. Educação |
description |
A evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais. TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessaryAbstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands. Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital Technologies |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 116-133 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352305799168 |