Teacher training and technology: a necessary synergy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juarez Ramos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1062
Resumo: A pandemia da Covid-19 tem causado forte impacto na economia global. Cadeias de fornecimento, indústrias e mercado financeiro sentem seus efeitos, embora a amplitude destes ainda seja desconhecida. Esforços significativos têm sido feitos por governos, organizações da sociedade civil, empresas e profissionais para entender a crise, adaptar-se a ela, minimizar seus impactos e vislumbrar o que virá em seguida. Configura-se, assim, um cenário de mudanças drásticas que se reflete diretamente na educação, especificamente no que tange à incorporação das tecnologias por parte de docentes e discentes no chamado ‘ensino remoto’. Com base em estudos sobre a produção científica voltada ao contexto educacional que vivenciamos com a pandemia do Covid-19, que tem exigido dos educadores novos modos de olhar a educação e repensar o ensino e a aprendizagem, o artigo traz reflexões sobre os desafios enfrentados pelos professores para compartilhar conhecimentos teóricos e práticos e as dificuldades por eles enfrentadas.  Palavras-chave: Educação. Tecnologias digitais. Ensino Superior. Pandemia Covid-19. .
id EDUL-1_c0ba4d0ac5a3534063499a77d8a9e12a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1062
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Teacher training and technology: a necessary synergyFormação docente e tecnologia: uma sinergia necessáriaA pandemia da Covid-19 tem causado forte impacto na economia global. Cadeias de fornecimento, indústrias e mercado financeiro sentem seus efeitos, embora a amplitude destes ainda seja desconhecida. Esforços significativos têm sido feitos por governos, organizações da sociedade civil, empresas e profissionais para entender a crise, adaptar-se a ela, minimizar seus impactos e vislumbrar o que virá em seguida. Configura-se, assim, um cenário de mudanças drásticas que se reflete diretamente na educação, especificamente no que tange à incorporação das tecnologias por parte de docentes e discentes no chamado ‘ensino remoto’. Com base em estudos sobre a produção científica voltada ao contexto educacional que vivenciamos com a pandemia do Covid-19, que tem exigido dos educadores novos modos de olhar a educação e repensar o ensino e a aprendizagem, o artigo traz reflexões sobre os desafios enfrentados pelos professores para compartilhar conhecimentos teóricos e práticos e as dificuldades por eles enfrentadas.  Palavras-chave: Educação. Tecnologias digitais. Ensino Superior. Pandemia Covid-19. .The Covid-19 pandemic has been causing a strong impact on the global economy. Supply chains, factories, and the financial market feel its effects although its reach is still to be known. Considerable efforts have been made by governments, civil society organizations, companies and professionals to understand the crisis, adapt to it, minimize its impacts, and predict what is to come next. A scenario of drastic changes is therefore constituted, directly reflecting on education, specifically when it comes to teachers and students’ use of technologies in the so-called “remote education”. Based on studies about the scientific production related to the educational context that we are experiencing due to the Covid-19 pandemic, which has demanded that educators have new ways of looking at education and rethink teaching and learning, this article provides reflections on the challenges faced by higher education teachers with the purpose of sharing theoretical and practical knowledge as well as the difficulties they have been experiencing. Keywords: Education. Digital technologies. Higher Education. Covid-19 pandemic.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106210.58422/repesq.2020.e1062REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 28 (2020): POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 810-8202177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1062/886https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juarez Ramos da Gilberto, Irene Jeanete Lemos2023-06-28T20:32:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1062Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-28T20:32:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher training and technology: a necessary synergy
Formação docente e tecnologia: uma sinergia necessária
title Teacher training and technology: a necessary synergy
spellingShingle Teacher training and technology: a necessary synergy
Silva, Juarez Ramos da
title_short Teacher training and technology: a necessary synergy
title_full Teacher training and technology: a necessary synergy
title_fullStr Teacher training and technology: a necessary synergy
title_full_unstemmed Teacher training and technology: a necessary synergy
title_sort Teacher training and technology: a necessary synergy
author Silva, Juarez Ramos da
author_facet Silva, Juarez Ramos da
Gilberto, Irene Jeanete Lemos
author_role author
author2 Gilberto, Irene Jeanete Lemos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juarez Ramos da
Gilberto, Irene Jeanete Lemos
description A pandemia da Covid-19 tem causado forte impacto na economia global. Cadeias de fornecimento, indústrias e mercado financeiro sentem seus efeitos, embora a amplitude destes ainda seja desconhecida. Esforços significativos têm sido feitos por governos, organizações da sociedade civil, empresas e profissionais para entender a crise, adaptar-se a ela, minimizar seus impactos e vislumbrar o que virá em seguida. Configura-se, assim, um cenário de mudanças drásticas que se reflete diretamente na educação, especificamente no que tange à incorporação das tecnologias por parte de docentes e discentes no chamado ‘ensino remoto’. Com base em estudos sobre a produção científica voltada ao contexto educacional que vivenciamos com a pandemia do Covid-19, que tem exigido dos educadores novos modos de olhar a educação e repensar o ensino e a aprendizagem, o artigo traz reflexões sobre os desafios enfrentados pelos professores para compartilhar conhecimentos teóricos e práticos e as dificuldades por eles enfrentadas.  Palavras-chave: Educação. Tecnologias digitais. Ensino Superior. Pandemia Covid-19. .
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1062
10.58422/repesq.2020.e1062
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1062
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2020.e1062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1062/886
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 28 (2020): POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 810-820
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353241128960