A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalabeneta, Edevaldo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schroeder, Edson, Cervi, Gicele Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407
Resumo: O artigo apresenta uma articulação a partir de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: reflexões sobre a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskiana”, com as teorias do currículo, fazendo-se uma retrospectiva histórica a partir das primeiras disciplinas formativas com o atual processo de formação. Desta forma, pretende-se articular cinco referenciais: Vigotski (2001; 2007; 2010) a partir de pressupostos sobre a aprendizagem; Paraíso (2009), explorando-se os aspectos do currículo, desejo e experiência, juntamente com Silva (2013) para compreender a constituição dessa identidade profissional; Zabala (1998) com os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, Tardif (2013) com os saberes experienciais. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e documental a partir de Bardin (1977) para compreender o modelo de currículo utilizado em diferentes épocas, procedendo-se articulações com os referenciais teóricos, para a análise conjunto das informações obtidas junto aos estudantes no tocante a ação do instrutor que participa do processo de formação de um soldado. Os resultados encontrados apontam para uma estreita relação entre currículo, desejo e experiência deste instrutor com sua disciplina, como fator determinante para que a mesma seja desejada pelos estudantes, o que, por sua vez, favorece o processo da aprendizagem do estudante, como futuro soldado bombeiro militar.
id EDUL-1_c3bdea4fb432ad37ea12f61f2251cbce
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/407
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINAFormação de BombeirosCurrículoSaberes docentesAprendizagem.Formação de soldados bombeiroscurrículoO artigo apresenta uma articulação a partir de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: reflexões sobre a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskiana”, com as teorias do currículo, fazendo-se uma retrospectiva histórica a partir das primeiras disciplinas formativas com o atual processo de formação. Desta forma, pretende-se articular cinco referenciais: Vigotski (2001; 2007; 2010) a partir de pressupostos sobre a aprendizagem; Paraíso (2009), explorando-se os aspectos do currículo, desejo e experiência, juntamente com Silva (2013) para compreender a constituição dessa identidade profissional; Zabala (1998) com os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, Tardif (2013) com os saberes experienciais. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e documental a partir de Bardin (1977) para compreender o modelo de currículo utilizado em diferentes épocas, procedendo-se articulações com os referenciais teóricos, para a análise conjunto das informações obtidas junto aos estudantes no tocante a ação do instrutor que participa do processo de formação de um soldado. Os resultados encontrados apontam para uma estreita relação entre currículo, desejo e experiência deste instrutor com sua disciplina, como fator determinante para que a mesma seja desejada pelos estudantes, o que, por sua vez, favorece o processo da aprendizagem do estudante, como futuro soldado bombeiro militar.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnálise de conteúdo e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 458-4722177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalabeneta, EdevaldoSchroeder, EdsonCervi, Gicele Maria2021-03-17T21:37:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/407Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:37:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
title A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
spellingShingle A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
Dalabeneta, Edevaldo
Formação de Bombeiros
Currículo
Saberes docentes
Aprendizagem.
Formação de soldados bombeiros
currículo
title_short A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
title_full A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
title_fullStr A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
title_sort A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
author Dalabeneta, Edevaldo
author_facet Dalabeneta, Edevaldo
Schroeder, Edson
Cervi, Gicele Maria
author_role author
author2 Schroeder, Edson
Cervi, Gicele Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalabeneta, Edevaldo
Schroeder, Edson
Cervi, Gicele Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Bombeiros
Currículo
Saberes docentes
Aprendizagem.
Formação de soldados bombeiros
currículo
topic Formação de Bombeiros
Currículo
Saberes docentes
Aprendizagem.
Formação de soldados bombeiros
currículo
description O artigo apresenta uma articulação a partir de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: reflexões sobre a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskiana”, com as teorias do currículo, fazendo-se uma retrospectiva histórica a partir das primeiras disciplinas formativas com o atual processo de formação. Desta forma, pretende-se articular cinco referenciais: Vigotski (2001; 2007; 2010) a partir de pressupostos sobre a aprendizagem; Paraíso (2009), explorando-se os aspectos do currículo, desejo e experiência, juntamente com Silva (2013) para compreender a constituição dessa identidade profissional; Zabala (1998) com os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, Tardif (2013) com os saberes experienciais. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e documental a partir de Bardin (1977) para compreender o modelo de currículo utilizado em diferentes épocas, procedendo-se articulações com os referenciais teóricos, para a análise conjunto das informações obtidas junto aos estudantes no tocante a ação do instrutor que participa do processo de formação de um soldado. Os resultados encontrados apontam para uma estreita relação entre currículo, desejo e experiência deste instrutor com sua disciplina, como fator determinante para que a mesma seja desejada pelos estudantes, o que, por sua vez, favorece o processo da aprendizagem do estudante, como futuro soldado bombeiro militar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Análise de conteúdo e documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 458-472
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351781511168