A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407 |
Resumo: | O artigo apresenta uma articulação a partir de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: reflexões sobre a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskiana”, com as teorias do currículo, fazendo-se uma retrospectiva histórica a partir das primeiras disciplinas formativas com o atual processo de formação. Desta forma, pretende-se articular cinco referenciais: Vigotski (2001; 2007; 2010) a partir de pressupostos sobre a aprendizagem; Paraíso (2009), explorando-se os aspectos do currículo, desejo e experiência, juntamente com Silva (2013) para compreender a constituição dessa identidade profissional; Zabala (1998) com os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, Tardif (2013) com os saberes experienciais. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e documental a partir de Bardin (1977) para compreender o modelo de currículo utilizado em diferentes épocas, procedendo-se articulações com os referenciais teóricos, para a análise conjunto das informações obtidas junto aos estudantes no tocante a ação do instrutor que participa do processo de formação de um soldado. Os resultados encontrados apontam para uma estreita relação entre currículo, desejo e experiência deste instrutor com sua disciplina, como fator determinante para que a mesma seja desejada pelos estudantes, o que, por sua vez, favorece o processo da aprendizagem do estudante, como futuro soldado bombeiro militar. |
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A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINAFormação de BombeirosCurrículoSaberes docentesAprendizagem.Formação de soldados bombeiroscurrículoO artigo apresenta uma articulação a partir de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: reflexões sobre a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskiana”, com as teorias do currículo, fazendo-se uma retrospectiva histórica a partir das primeiras disciplinas formativas com o atual processo de formação. Desta forma, pretende-se articular cinco referenciais: Vigotski (2001; 2007; 2010) a partir de pressupostos sobre a aprendizagem; Paraíso (2009), explorando-se os aspectos do currículo, desejo e experiência, juntamente com Silva (2013) para compreender a constituição dessa identidade profissional; Zabala (1998) com os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, Tardif (2013) com os saberes experienciais. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e documental a partir de Bardin (1977) para compreender o modelo de currículo utilizado em diferentes épocas, procedendo-se articulações com os referenciais teóricos, para a análise conjunto das informações obtidas junto aos estudantes no tocante a ação do instrutor que participa do processo de formação de um soldado. Os resultados encontrados apontam para uma estreita relação entre currículo, desejo e experiência deste instrutor com sua disciplina, como fator determinante para que a mesma seja desejada pelos estudantes, o que, por sua vez, favorece o processo da aprendizagem do estudante, como futuro soldado bombeiro militar.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnálise de conteúdo e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 458-4722177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/407/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalabeneta, EdevaldoSchroeder, EdsonCervi, Gicele Maria2021-03-17T21:37:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/407Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:37:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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