Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Carlos Nazareno Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Maria Rosilene Maués
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156
Resumo: O texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação.
id EDUL-1_d214b2ca3770f199535985b8b26276a7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1156
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselvesSignificados de práticas pedagógicas de professores substitutosProdução de SignificadosAção PedagógicaProfessor TemporárioFormação de professores. Aprendizagem da docência.Meanings productionPedagogical actionTemporary teacherO texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação.This text is the result of a study related to the production of meanings about substitute or temporary teachers’ pedagogical practice, aiming to understand this possible (temporary) teaching function as a stage of (self) teacher training and which is therefore interesting to consider in pre-service education. In the methodology we used the Semantic Fields Model, associated with content analysis techniques. Authors such as Freire and Adorno, among others studied in education, were included in the debate. We achieved the following results: pedagogical practices are considered times of teaching and learning; through the experience acquired by pedagogical practices, teachers are qualified for their entire teaching career and this is therefore part of teacher education; through pedagogical practices, teachers are capable of contributing to interventions in social practice, and; professional performance through pedagogical practices is teachers’ personal investment in their own education.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/115610.58422/repesq.2021.e1156REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 32 (2021): FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO; 1054-1080 2177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156/993https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Carlos Nazareno FerreiraGomes, Maria Rosilene Maués2023-06-20T22:00:04Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1156Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T22:00:04Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
Significados de práticas pedagógicas de professores substitutos
title Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
spellingShingle Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
Borges, Carlos Nazareno Ferreira
Produção de Significados
Ação Pedagógica
Professor Temporário
Formação de professores. Aprendizagem da docência.
Meanings production
Pedagogical action
Temporary teacher
title_short Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
title_full Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
title_fullStr Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
title_full_unstemmed Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
title_sort Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
author Borges, Carlos Nazareno Ferreira
author_facet Borges, Carlos Nazareno Ferreira
Gomes, Maria Rosilene Maués
author_role author
author2 Gomes, Maria Rosilene Maués
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Carlos Nazareno Ferreira
Gomes, Maria Rosilene Maués
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de Significados
Ação Pedagógica
Professor Temporário
Formação de professores. Aprendizagem da docência.
Meanings production
Pedagogical action
Temporary teacher
topic Produção de Significados
Ação Pedagógica
Professor Temporário
Formação de professores. Aprendizagem da docência.
Meanings production
Pedagogical action
Temporary teacher
description O texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156
10.58422/repesq.2021.e1156
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2021.e1156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156/993
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 32 (2021): FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO; 1054-1080
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353296703488