Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156 |
Resumo: | O texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação. |
id |
EDUL-1_d214b2ca3770f199535985b8b26276a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1156 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselvesSignificados de práticas pedagógicas de professores substitutosProdução de SignificadosAção PedagógicaProfessor TemporárioFormação de professores. Aprendizagem da docência.Meanings productionPedagogical actionTemporary teacherO texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação.This text is the result of a study related to the production of meanings about substitute or temporary teachers’ pedagogical practice, aiming to understand this possible (temporary) teaching function as a stage of (self) teacher training and which is therefore interesting to consider in pre-service education. In the methodology we used the Semantic Fields Model, associated with content analysis techniques. Authors such as Freire and Adorno, among others studied in education, were included in the debate. We achieved the following results: pedagogical practices are considered times of teaching and learning; through the experience acquired by pedagogical practices, teachers are qualified for their entire teaching career and this is therefore part of teacher education; through pedagogical practices, teachers are capable of contributing to interventions in social practice, and; professional performance through pedagogical practices is teachers’ personal investment in their own education. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/115610.58422/repesq.2021.e1156REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 32 (2021): FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO; 1054-1080 2177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156/993https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Carlos Nazareno FerreiraGomes, Maria Rosilene Maués2023-06-20T22:00:04Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1156Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T22:00:04Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves Significados de práticas pedagógicas de professores substitutos |
title |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves |
spellingShingle |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves Borges, Carlos Nazareno Ferreira Produção de Significados Ação Pedagógica Professor Temporário Formação de professores. Aprendizagem da docência. Meanings production Pedagogical action Temporary teacher |
title_short |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves |
title_full |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves |
title_fullStr |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves |
title_full_unstemmed |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves |
title_sort |
Meanings of substitute teachers’ pedagogical practices produced by themselves |
author |
Borges, Carlos Nazareno Ferreira |
author_facet |
Borges, Carlos Nazareno Ferreira Gomes, Maria Rosilene Maués |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Rosilene Maués |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Carlos Nazareno Ferreira Gomes, Maria Rosilene Maués |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de Significados Ação Pedagógica Professor Temporário Formação de professores. Aprendizagem da docência. Meanings production Pedagogical action Temporary teacher |
topic |
Produção de Significados Ação Pedagógica Professor Temporário Formação de professores. Aprendizagem da docência. Meanings production Pedagogical action Temporary teacher |
description |
O texto é resultado de um estudo relacionado à produção de significados sobre a prática pedagógica de professores substitutos ou temporários, objetivando compreender essa possível função docente (temporária) como etapa de (auto) formação docente e, portanto, interessante a se considerar na formação inicial. Na metodologia utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, associado às técnicas de análise de conteúdo. Autores como Freire, Adorno e outros visitados no campo da Educação foram apropriados no debate. Como resultados, tivemos o seguinte: as práticas pedagógicas são consideradas como tempos de ensino e aprendizagem; há por meio da experiência adquirida pelas práticas pedagógicas uma qualificação para toda a carreira docente e, portanto, é parte da formação docente; há por meio das práticas pedagógicas condição de contribuir para a intervenção na prática social, e; a atuação profissional por meio das práticas pedagógicas é um investimento pessoal na própria formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156 10.58422/repesq.2021.e1156 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2021.e1156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1156/993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 32 (2021): FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO; 1054-1080 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353296703488 |