As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilha, Franciele Roos da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917
Resumo: Este trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares. Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus Abstract:  This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses.
id EDUL-1_e4bf159b1fc8734ffc32c4533d261849
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/917
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questãoCurrículoEducação FísicaDiscurso.currículoEste trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares. Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus Abstract:  This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 344-3572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessIlha, Franciele Roos da Silva2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/917Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
title As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
spellingShingle As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
Ilha, Franciele Roos da Silva
Currículo
Educação Física
Discurso.
currículo
title_short As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
title_full As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
title_fullStr As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
title_full_unstemmed As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
title_sort As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
author Ilha, Franciele Roos da Silva
author_facet Ilha, Franciele Roos da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilha, Franciele Roos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Física
Discurso.
currículo
topic Currículo
Educação Física
Discurso.
currículo
description Este trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares. Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus Abstract:  This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 344-357
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352795484160