As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917 |
Resumo: | Este trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares. Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus Abstract: This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses. |
id |
EDUL-1_e4bf159b1fc8734ffc32c4533d261849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/917 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questãoCurrículoEducação FísicaDiscurso.currículoEste trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares. Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus Abstract: This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 344-3572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessIlha, Franciele Roos da Silva2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/917Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão |
title |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão |
spellingShingle |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão Ilha, Franciele Roos da Silva Currículo Educação Física Discurso. currículo |
title_short |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão |
title_full |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão |
title_fullStr |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão |
title_full_unstemmed |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão |
title_sort |
As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão |
author |
Ilha, Franciele Roos da Silva |
author_facet |
Ilha, Franciele Roos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ilha, Franciele Roos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Física Discurso. currículo |
topic |
Currículo Educação Física Discurso. currículo |
description |
Este trabalho destina-se a apresentar algumas perspectivas de currículo na especificidade da Educação Física, no que se refere às suas condições de emergência histórica na construção dos seus desenhos curriculares. Nestas condições de emergência é dado destaque aos discursos curriculares historicamente situados no campo educacional. Tais discursos são evidenciados por Silva (1999), ao apresentar as diferentes teorias curriculares - aqui analisadas como discursos curriculares: as teorias tradicionais de currículo e as teorias críticas e pós-críticas de currículo. Os discursos curriculares não críticos são contemplados pelo militarismo, o higienismo, o eugenismo, o pedagogicismo, o recreacionismo, o esportivismo na Educação Física, assim como pelo currículo psicomotricista, desenvolvimentista, construtivista-interacionista. Os discursos críticos são conhecidos na Educação Física pela perspectiva crítico-superadora e crítico-emancipatória. Já os discursos pós-críticos podem ser sinalizados pela perspectiva cultural.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Discursos Curriculares. Historic emergency conditions in the making of Physical Education curricula: curricular discourses in focus Abstract: This paper aims to present some Physical Education curriculum perspectives regarding its historical emergency conditions in the making of its curriculum designs. In these emergency conditions, emphasis is given to curriculum discourses historically situated in the educational field. Such discourses are made explicit by Silva (1999) as different curricular theories are presented - herein analyzed as curricular discourses: traditional as well as critical and post-critical curriculum theories. The non-critical curricular discourses are contemplated by militarism, hygienism, eugenism, pedagogicism, recreationism, sportivism in Physical Education, as well as by the psychomotricist, developmentalist, constructivist-interactionist curriculum. Critical discourses are known in Physical Education from the critical-overcoming and critical-emancipatory perspective. Post-critical discourses can be signaled from the cultural perspective.Keywords: Curriculum; Physical Education; Curricular Discourses. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 344-357 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352795484160 |