Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273
Resumo: O texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem.
id EDUL-1_e5ab4778da43a7661f20413b68dacea0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/273
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimentoeducaçãomediação tecnológicamaterialidades da comunicaçãoteoria ator-rede.mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagemO texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 323-3362177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273/pdfFerreira, Helenice Mirabelli Cassinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/273Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
title Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
spellingShingle Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino
educação
mediação tecnológica
materialidades da comunicação
teoria ator-rede.
mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem
title_short Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
title_full Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
title_fullStr Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
title_full_unstemmed Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
title_sort Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
author Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino
author_facet Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino
dc.subject.por.fl_str_mv educação
mediação tecnológica
materialidades da comunicação
teoria ator-rede.
mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem
topic educação
mediação tecnológica
materialidades da comunicação
teoria ator-rede.
mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem
description O texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 323-336
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351683993600