Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273 |
Resumo: | O texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem. |
id |
EDUL-1_e5ab4778da43a7661f20413b68dacea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/273 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimentoeducaçãomediação tecnológicamaterialidades da comunicaçãoteoria ator-rede.mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagemO texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 323-3362177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273/pdfFerreira, Helenice Mirabelli Cassinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/273Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento |
title |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento |
spellingShingle |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino educação mediação tecnológica materialidades da comunicação teoria ator-rede. mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem |
title_short |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento |
title_full |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento |
title_fullStr |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento |
title_sort |
Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento |
author |
Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino |
author_facet |
Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação mediação tecnológica materialidades da comunicação teoria ator-rede. mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem |
topic |
educação mediação tecnológica materialidades da comunicação teoria ator-rede. mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem |
description |
O texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 323-336 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351683993600 |