Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmês, Aline de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Krug, Hugo Norberto, Telles, Cassiano, Silva, Daiana Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/583
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses (AC) oferecem à formação inicial de professores de Educação Física (EF) que atuam como estagiários com alunos da escola básica. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa participante e foi realizada com dez (10) acadêmicos do curso de licenciaturaem Educação Físicada Universidade Federal de Santa Maria, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Foram realizados doze (12) encontros reflexivos, os quais abordaram conteúdos teórico/práticos referentes às AC, possibilitando a oportunidade de ministrarem aulas sobre esta temática. Foram realizadas entrevistas sobre a relevância desta temática. Nos resultados encontramos alguns aspectos positivos como: auxílio no planejamento, motivação dos alunos, ampliação e valorização da EF, melhoras na expressividade e estabelecimento das relações sociais com a prática; e alguns aspectos negativos como: resistência encontrada no meio escolar, dificuldade no tratamento dos alunos, falta de materiais adequados e pouco tempo de formação. Concluímos que a apropriação dos conteúdos das AC foi relevante para a formação inicial, a qual possibilitou a ampliação do conhecimento dos futuros professores em relação às práticas corporais.Palavras-chave: Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial. Teachers on a tightrope: circus activities as a part of pre-service training in physical education   This study aimed to verify the contributions and repercussions that Circus Activities (CA) provide to the pre-service training of Physical Education teachers that work as interns with elementary and high school students. Its methodology was participant research carried out with ten (10) students from the Physical Education Teaching Degree Program of the Federal University of Santa Maria enrolled in the Supervised Internship III course unit (early elementary school years). Twelve (12) reflective meetings were done to address theoretical/practical contents related to CA, enabling lessons to be taught over this theme. Interviews about the relevance of this theme were conducted. Among the results, we found some positive aspects such as: assistance in planning, student motivation, Physical Education expansion and enhancement, improvements in expressiveness and the establishment of social relations with practice. Some negative aspects were the resistance encountered at school, the difficulty in dealing with students, the lack of adequate materials, and little time for training. We concluded that the appropriation of CA content was relevant to pre-service training as it enabled the future teachers to broaden their knowledge of body practices.Keywords: Circus activities. Physical Education. Supervised Curriculum Internship. Early Elementary Education Years. Pre-service Training.   
id EDUL-1_f010157134314209080fcb7904b32735
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/583
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação FísicaAtividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial.Formação de professoresEste estudo teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses (AC) oferecem à formação inicial de professores de Educação Física (EF) que atuam como estagiários com alunos da escola básica. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa participante e foi realizada com dez (10) acadêmicos do curso de licenciaturaem Educação Físicada Universidade Federal de Santa Maria, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Foram realizados doze (12) encontros reflexivos, os quais abordaram conteúdos teórico/práticos referentes às AC, possibilitando a oportunidade de ministrarem aulas sobre esta temática. Foram realizadas entrevistas sobre a relevância desta temática. Nos resultados encontramos alguns aspectos positivos como: auxílio no planejamento, motivação dos alunos, ampliação e valorização da EF, melhoras na expressividade e estabelecimento das relações sociais com a prática; e alguns aspectos negativos como: resistência encontrada no meio escolar, dificuldade no tratamento dos alunos, falta de materiais adequados e pouco tempo de formação. Concluímos que a apropriação dos conteúdos das AC foi relevante para a formação inicial, a qual possibilitou a ampliação do conhecimento dos futuros professores em relação às práticas corporais.Palavras-chave: Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial. Teachers on a tightrope: circus activities as a part of pre-service training in physical education   This study aimed to verify the contributions and repercussions that Circus Activities (CA) provide to the pre-service training of Physical Education teachers that work as interns with elementary and high school students. Its methodology was participant research carried out with ten (10) students from the Physical Education Teaching Degree Program of the Federal University of Santa Maria enrolled in the Supervised Internship III course unit (early elementary school years). Twelve (12) reflective meetings were done to address theoretical/practical contents related to CA, enabling lessons to be taught over this theme. Interviews about the relevance of this theme were conducted. Among the results, we found some positive aspects such as: assistance in planning, student motivation, Physical Education expansion and enhancement, improvements in expressiveness and the establishment of social relations with practice. Some negative aspects were the resistance encountered at school, the difficulty in dealing with students, the lack of adequate materials, and little time for training. We concluded that the appropriation of CA content was relevant to pre-service training as it enabled the future teachers to broaden their knowledge of body practices.Keywords: Circus activities. Physical Education. Supervised Curriculum Internship. Early Elementary Education Years. Pre-service Training.   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresqualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/583REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 397-4192177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/583/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmês, Aline de SouzaKrug, Hugo NorbertoTelles, CassianoSilva, Daiana Oliveira da2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/583Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
title Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
spellingShingle Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
Carmês, Aline de Souza
Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial.
Formação de professores
title_short Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
title_full Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
title_fullStr Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
title_full_unstemmed Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
title_sort Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
author Carmês, Aline de Souza
author_facet Carmês, Aline de Souza
Krug, Hugo Norberto
Telles, Cassiano
Silva, Daiana Oliveira da
author_role author
author2 Krug, Hugo Norberto
Telles, Cassiano
Silva, Daiana Oliveira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmês, Aline de Souza
Krug, Hugo Norberto
Telles, Cassiano
Silva, Daiana Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial.
Formação de professores
topic Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial.
Formação de professores
description Este estudo teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses (AC) oferecem à formação inicial de professores de Educação Física (EF) que atuam como estagiários com alunos da escola básica. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa participante e foi realizada com dez (10) acadêmicos do curso de licenciaturaem Educação Físicada Universidade Federal de Santa Maria, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Foram realizados doze (12) encontros reflexivos, os quais abordaram conteúdos teórico/práticos referentes às AC, possibilitando a oportunidade de ministrarem aulas sobre esta temática. Foram realizadas entrevistas sobre a relevância desta temática. Nos resultados encontramos alguns aspectos positivos como: auxílio no planejamento, motivação dos alunos, ampliação e valorização da EF, melhoras na expressividade e estabelecimento das relações sociais com a prática; e alguns aspectos negativos como: resistência encontrada no meio escolar, dificuldade no tratamento dos alunos, falta de materiais adequados e pouco tempo de formação. Concluímos que a apropriação dos conteúdos das AC foi relevante para a formação inicial, a qual possibilitou a ampliação do conhecimento dos futuros professores em relação às práticas corporais.Palavras-chave: Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial. Teachers on a tightrope: circus activities as a part of pre-service training in physical education   This study aimed to verify the contributions and repercussions that Circus Activities (CA) provide to the pre-service training of Physical Education teachers that work as interns with elementary and high school students. Its methodology was participant research carried out with ten (10) students from the Physical Education Teaching Degree Program of the Federal University of Santa Maria enrolled in the Supervised Internship III course unit (early elementary school years). Twelve (12) reflective meetings were done to address theoretical/practical contents related to CA, enabling lessons to be taught over this theme. Interviews about the relevance of this theme were conducted. Among the results, we found some positive aspects such as: assistance in planning, student motivation, Physical Education expansion and enhancement, improvements in expressiveness and the establishment of social relations with practice. Some negative aspects were the resistance encountered at school, the difficulty in dealing with students, the lack of adequate materials, and little time for training. We concluded that the appropriation of CA content was relevant to pre-service training as it enabled the future teachers to broaden their knowledge of body practices.Keywords: Circus activities. Physical Education. Supervised Curriculum Internship. Early Elementary Education Years. Pre-service Training.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/583
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/583/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 397-419
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352210378752