Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945 |
Resumo: | Como parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenarioAbstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies. |
id |
EDUL-1_f3cc6117366b8bdf4c1a4194ba41dab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/945 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiroPedagogia UniversitáriaFormação de ProfessoresDocência no Ensino SuperiorDidática.Formação de Professores em Docência no Ensino SuperiorComo parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenarioAbstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 18-362177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBreda Queiros, GeanPereira Aroeira, Kalline2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/945Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro |
title |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro |
spellingShingle |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro Breda Queiros, Gean Pedagogia Universitária Formação de Professores Docência no Ensino Superior Didática. Formação de Professores em Docência no Ensino Superior |
title_short |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro |
title_full |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro |
title_fullStr |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro |
title_full_unstemmed |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro |
title_sort |
Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro |
author |
Breda Queiros, Gean |
author_facet |
Breda Queiros, Gean Pereira Aroeira, Kalline |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Aroeira, Kalline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breda Queiros, Gean Pereira Aroeira, Kalline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Universitária Formação de Professores Docência no Ensino Superior Didática. Formação de Professores em Docência no Ensino Superior |
topic |
Pedagogia Universitária Formação de Professores Docência no Ensino Superior Didática. Formação de Professores em Docência no Ensino Superior |
description |
Como parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenarioAbstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 18-36 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352814358528 |