O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Vinicius da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bazhuni, Rosayna Frota, Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1414
Resumo: competências e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Educação Física. Trata-se de revisão bibliográfica com abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa revela que, apesar de os obstáculos encontrados no processo de integração da tecnologia pelo professor nas práticas diárias, uma parceria dela com a ginástica e seus diversos esportes é viável e benéfica para todos os envolvidos, e faz com que os professores se tornem mais competentes, produzindo um aprendizado aprimorado dos alunos Dessa investigação, conclui-se que as tendências tecnológicas atuais dos professores em sua prática e fatores contribuem para a integração da tecnologia em seus programas de Educação Física, que incluem conhecimento, competência, sentimentos pessoais em relação ao seu uso.
id EDUL-1_fd7fe95d0fd44e67b590ed64008d1ab1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1414
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagemThe physical education teacher integrating technological resources to the teaching and learning processExercício FísicoTecnologia EducacionalAprendizagemcompetências e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Educação Física. Trata-se de revisão bibliográfica com abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa revela que, apesar de os obstáculos encontrados no processo de integração da tecnologia pelo professor nas práticas diárias, uma parceria dela com a ginástica e seus diversos esportes é viável e benéfica para todos os envolvidos, e faz com que os professores se tornem mais competentes, produzindo um aprendizado aprimorado dos alunos Dessa investigação, conclui-se que as tendências tecnológicas atuais dos professores em sua prática e fatores contribuem para a integração da tecnologia em seus programas de Educação Física, que incluem conhecimento, competência, sentimentos pessoais em relação ao seu uso.This article approaches the ways and factors that allow the use of digital resources in the development of competences and practices related to the teaching and learning of physical education. Methods: This is a bibliographic review with an exploratory and descriptive approach. Results: The research reveals that, despite the obstacles found in the process of integrating technology by the teacher in daily practices, a partnership between it and gymnastics and its various sports is viable and beneficial for all involved, and makes teachers become more competent, producing improved student learning. Conclusion: The current technological trends of teachers in their practice and factors contribute to the integration of technology in their physical education programs, which include knowledge, competence, personal feelings regarding its use.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/141410.58422/repesq.2023.e1414REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 38 (2023): A multidimensionalidade da prática educativa: contextos e desafios; 385-4002177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1414/1219https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Vinicius da SilvaBazhuni, Rosayna FrotaLima, Jacqueline de Cassia Pinheiro2023-10-19T13:22:31Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1414Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-10-19T13:22:31Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
The physical education teacher integrating technological resources to the teaching and learning process
title O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
Freitas, Vinicius da Silva
Exercício Físico
Tecnologia Educacional
Aprendizagem
title_short O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
title_full O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
title_sort O professor de educação física integrando os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem
author Freitas, Vinicius da Silva
author_facet Freitas, Vinicius da Silva
Bazhuni, Rosayna Frota
Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
author_role author
author2 Bazhuni, Rosayna Frota
Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Vinicius da Silva
Bazhuni, Rosayna Frota
Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício Físico
Tecnologia Educacional
Aprendizagem
topic Exercício Físico
Tecnologia Educacional
Aprendizagem
description competências e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Educação Física. Trata-se de revisão bibliográfica com abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa revela que, apesar de os obstáculos encontrados no processo de integração da tecnologia pelo professor nas práticas diárias, uma parceria dela com a ginástica e seus diversos esportes é viável e benéfica para todos os envolvidos, e faz com que os professores se tornem mais competentes, produzindo um aprendizado aprimorado dos alunos Dessa investigação, conclui-se que as tendências tecnológicas atuais dos professores em sua prática e fatores contribuem para a integração da tecnologia em seus programas de Educação Física, que incluem conhecimento, competência, sentimentos pessoais em relação ao seu uso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1414
10.58422/repesq.2023.e1414
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1414
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2023.e1414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1414/1219
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 38 (2023): A multidimensionalidade da prática educativa: contextos e desafios; 385-400
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353598693376