Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paiva Silva, Henry Iure
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500
Resumo: Existe uma forte condição de dependência energéticado Brasil em relação a sua região costeira e marítima, oque significa que se deve atentar para os possíveis riscosdecorrentes dessa circunstância. Diante desse cenário, oobjetivo principal neste artigo é de identificar e analisaras ameaças externas aos interesses brasileiros no AtlânticoSul, que podem repercutir na segurança energética dopaís. A partir de uma revisão da literatura nacional, dosdocumentos oficiais, de pronunciamentos de autoridadesgovernamentais, relatos divulgados de comandantes dasForças Armadas e de estudiosos da matéria foi possívelidentificar as ameaças comumente citadas e consideradasrelevantes. A investigação realizada resultou na identificaçãodas seguintes ameaças, que foram devidamente analisadasao longo deste texto: (1) ameaças neotradicionais; (2)ameaças decorrentes da instabilidade nos países lindeirosdo Atlântico Sul; (3) ameaças provenientes da contestação àsoberania sobre o território marítimo; (4) ameaças derivadasda ação de potências extrarregionais. Com isso, pretende-se contribuir para entender ainda mais a dimensão militarda segurança energética no Brasil, a qual está relacionadaa cenários que envolvem a possibilidade de uso do podermilitar para repelir ações externas potencialmente nocivas,que podem resultar na interrupção parcial ou total doabastecimento energético nacional.
id EGN_0c2709100b80d80838ed4f2ce0d8aa43
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4500
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no BrasilAtlântico SulSegurança energéticaDefesa nacionalBrasilExiste uma forte condição de dependência energéticado Brasil em relação a sua região costeira e marítima, oque significa que se deve atentar para os possíveis riscosdecorrentes dessa circunstância. Diante desse cenário, oobjetivo principal neste artigo é de identificar e analisaras ameaças externas aos interesses brasileiros no AtlânticoSul, que podem repercutir na segurança energética dopaís. A partir de uma revisão da literatura nacional, dosdocumentos oficiais, de pronunciamentos de autoridadesgovernamentais, relatos divulgados de comandantes dasForças Armadas e de estudiosos da matéria foi possívelidentificar as ameaças comumente citadas e consideradasrelevantes. A investigação realizada resultou na identificaçãodas seguintes ameaças, que foram devidamente analisadasao longo deste texto: (1) ameaças neotradicionais; (2)ameaças decorrentes da instabilidade nos países lindeirosdo Atlântico Sul; (3) ameaças provenientes da contestação àsoberania sobre o território marítimo; (4) ameaças derivadasda ação de potências extrarregionais. Com isso, pretende-se contribuir para entender ainda mais a dimensão militarda segurança energética no Brasil, a qual está relacionadaa cenários que envolvem a possibilidade de uso do podermilitar para repelir ações externas potencialmente nocivas,que podem resultar na interrupção parcial ou total doabastecimento energético nacional.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500Revista da EGN; v. 23 n. 1 (2017): Revista da Escola de Guerra Naval; 157-1902359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500/4353https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500/4810https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500/4811Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Paiva Silva, Henry Iure 2023-08-02T12:38:39Zoai:ojs3.localhost:article/4500Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-02T12:38:39Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
title Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
spellingShingle Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
de Paiva Silva, Henry Iure
Atlântico Sul
Segurança energética
Defesa nacional
Brasil
title_short Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
title_full Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
title_fullStr Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
title_full_unstemmed Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
title_sort Defesa do Atlântico Sul e segurança energética no Brasil
author de Paiva Silva, Henry Iure
author_facet de Paiva Silva, Henry Iure
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paiva Silva, Henry Iure
dc.subject.por.fl_str_mv Atlântico Sul
Segurança energética
Defesa nacional
Brasil
topic Atlântico Sul
Segurança energética
Defesa nacional
Brasil
description Existe uma forte condição de dependência energéticado Brasil em relação a sua região costeira e marítima, oque significa que se deve atentar para os possíveis riscosdecorrentes dessa circunstância. Diante desse cenário, oobjetivo principal neste artigo é de identificar e analisaras ameaças externas aos interesses brasileiros no AtlânticoSul, que podem repercutir na segurança energética dopaís. A partir de uma revisão da literatura nacional, dosdocumentos oficiais, de pronunciamentos de autoridadesgovernamentais, relatos divulgados de comandantes dasForças Armadas e de estudiosos da matéria foi possívelidentificar as ameaças comumente citadas e consideradasrelevantes. A investigação realizada resultou na identificaçãodas seguintes ameaças, que foram devidamente analisadasao longo deste texto: (1) ameaças neotradicionais; (2)ameaças decorrentes da instabilidade nos países lindeirosdo Atlântico Sul; (3) ameaças provenientes da contestação àsoberania sobre o território marítimo; (4) ameaças derivadasda ação de potências extrarregionais. Com isso, pretende-se contribuir para entender ainda mais a dimensão militarda segurança energética no Brasil, a qual está relacionadaa cenários que envolvem a possibilidade de uso do podermilitar para repelir ações externas potencialmente nocivas,que podem resultar na interrupção parcial ou total doabastecimento energético nacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500/4353
https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500/4810
https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4500/4811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 23 n. 1 (2017): Revista da Escola de Guerra Naval; 157-190
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678750457856