O mapa do futuro global e as potências médias emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira dos Santos Pires, Verônica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4621
Resumo: O Mapa do Futuro Global, publicado em 2005 pelo ConselhoNacional de Inteligência dos Estados Unidos, prevê que China,Índia e outras potências emergentes como o Brasil podeminaugurar um novo conjunto de alinhamentos internacionais,marcando potencialmente uma ruptura definitiva com os modelose práticas institucionais do pós-Segunda Guerra Mundial.Registra que a combinação de alto crescimento econômico,expansão das capacidades militares, promoção ativa de altastecnologias e grandes populações vai estar na raiz do aumentodo poder econômico e político tanto na China quanto na Índia. Eacrescenta outras alterações suscetíveis de moldar a nova paisagemgeopolítica. De acordo com o documento em tela, China e Índia,diante da necessidade de garantir acesso a fontes de energia,deverão impulsionar outras potências emergentes, como o Brasil,transformando-os em verdadeiros poderes regionais. Diante doexposto, o presente estudo buscou registrar o movimento dapotência hegemônica no sentido de manter seu staus quo, atravésda análise de incertezas-chave presentes no Mapa do FuturoGlobal com ênfase na sua qualidade argumentativa. Para tantoserão utilizadas as três teses elaboradas por Albert O. Hirschmane a contribuição de Carl Sagan sobre argumentação.
id EGN_268980bc99000a7b55ddf21cde86f067
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4621
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling O mapa do futuro global e as potências médias emergentes Estados UnidoscenárioretóricaO Mapa do Futuro Global, publicado em 2005 pelo ConselhoNacional de Inteligência dos Estados Unidos, prevê que China,Índia e outras potências emergentes como o Brasil podeminaugurar um novo conjunto de alinhamentos internacionais,marcando potencialmente uma ruptura definitiva com os modelose práticas institucionais do pós-Segunda Guerra Mundial.Registra que a combinação de alto crescimento econômico,expansão das capacidades militares, promoção ativa de altastecnologias e grandes populações vai estar na raiz do aumentodo poder econômico e político tanto na China quanto na Índia. Eacrescenta outras alterações suscetíveis de moldar a nova paisagemgeopolítica. De acordo com o documento em tela, China e Índia,diante da necessidade de garantir acesso a fontes de energia,deverão impulsionar outras potências emergentes, como o Brasil,transformando-os em verdadeiros poderes regionais. Diante doexposto, o presente estudo buscou registrar o movimento dapotência hegemônica no sentido de manter seu staus quo, atravésda análise de incertezas-chave presentes no Mapa do FuturoGlobal com ênfase na sua qualidade argumentativa. Para tantoserão utilizadas as três teses elaboradas por Albert O. Hirschmane a contribuição de Carl Sagan sobre argumentação.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4621Revista da EGN; v. 18 n. 2 (2012): Revista da Escola de Guerra Naval; 121-1332359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4621/4472Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira dos Santos Pires, Verônica 2023-08-09T14:15:44Zoai:ojs3.localhost:article/4621Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-09T14:15:44Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
title O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
spellingShingle O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
Moreira dos Santos Pires, Verônica
Estados Unidos
cenário
retórica
title_short O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
title_full O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
title_fullStr O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
title_full_unstemmed O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
title_sort O mapa do futuro global e as potências médias emergentes
author Moreira dos Santos Pires, Verônica
author_facet Moreira dos Santos Pires, Verônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira dos Santos Pires, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Estados Unidos
cenário
retórica
topic Estados Unidos
cenário
retórica
description O Mapa do Futuro Global, publicado em 2005 pelo ConselhoNacional de Inteligência dos Estados Unidos, prevê que China,Índia e outras potências emergentes como o Brasil podeminaugurar um novo conjunto de alinhamentos internacionais,marcando potencialmente uma ruptura definitiva com os modelose práticas institucionais do pós-Segunda Guerra Mundial.Registra que a combinação de alto crescimento econômico,expansão das capacidades militares, promoção ativa de altastecnologias e grandes populações vai estar na raiz do aumentodo poder econômico e político tanto na China quanto na Índia. Eacrescenta outras alterações suscetíveis de moldar a nova paisagemgeopolítica. De acordo com o documento em tela, China e Índia,diante da necessidade de garantir acesso a fontes de energia,deverão impulsionar outras potências emergentes, como o Brasil,transformando-os em verdadeiros poderes regionais. Diante doexposto, o presente estudo buscou registrar o movimento dapotência hegemônica no sentido de manter seu staus quo, atravésda análise de incertezas-chave presentes no Mapa do FuturoGlobal com ênfase na sua qualidade argumentativa. Para tantoserão utilizadas as três teses elaboradas por Albert O. Hirschmane a contribuição de Carl Sagan sobre argumentação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4621
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4621/4472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 18 n. 2 (2012): Revista da Escola de Guerra Naval; 121-133
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679191908352