Ciência e tecnologia militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Moreira, William
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4618
Resumo: A ciência e a tecnologia impulsionaram o potencial econômicoe militar das potências que souberam investir nesse binômio ecompreender suas inter-relações com a política. O poder geradoe acumulado se refletiu amplamente na ordem internacionalvigente. Um exemplo emblemático da interação entre ciência,tecnologia, poder e política foi o surgimento da arma atômica,em 1945, produto de um extraordinário esforço combinado depesquisa cientifica e mobilização política. É notável que essaempreitada tenha se iniciado nas décadas anteriores em ambientede cooperação acadêmico-científica, algo que mudou quandoos cientistas perceberam o potencial da energia que estavamdescobrindo. Merece atenção, nesse caso, como foram estimuladasconexões entre ciência básica, tecnologia e política de estado e,ainda, como essa última se sobrepôs a todas as outras. O presentetrabalho tem por objetivo explorar e expor essas inter-relaçõesentre ciência, tecnologia e política, suas influências recíprocas,buscando na experiência histórica e na literatura especializadaos fundamentos que permitem desvelar a dimensão instrumentalda ciência e tecnologia militar como “política por outros meios”.
id EGN_2c0decf5fbdaa10e8434472d900b2580
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4618
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Ciência e tecnologia militarciência e podertecnologia e políticatecnologia militar e poderA ciência e a tecnologia impulsionaram o potencial econômicoe militar das potências que souberam investir nesse binômio ecompreender suas inter-relações com a política. O poder geradoe acumulado se refletiu amplamente na ordem internacionalvigente. Um exemplo emblemático da interação entre ciência,tecnologia, poder e política foi o surgimento da arma atômica,em 1945, produto de um extraordinário esforço combinado depesquisa cientifica e mobilização política. É notável que essaempreitada tenha se iniciado nas décadas anteriores em ambientede cooperação acadêmico-científica, algo que mudou quandoos cientistas perceberam o potencial da energia que estavamdescobrindo. Merece atenção, nesse caso, como foram estimuladasconexões entre ciência básica, tecnologia e política de estado e,ainda, como essa última se sobrepôs a todas as outras. O presentetrabalho tem por objetivo explorar e expor essas inter-relaçõesentre ciência, tecnologia e política, suas influências recíprocas,buscando na experiência histórica e na literatura especializadaos fundamentos que permitem desvelar a dimensão instrumentalda ciência e tecnologia militar como “política por outros meios”.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4618Revista da EGN; v. 18 n. 2 (2012): Revista da Escola de Guerra Naval; 71-902359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4618/4468Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Moreira, William 2023-08-09T14:15:44Zoai:ojs3.localhost:article/4618Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-09T14:15:44Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e tecnologia militar
title Ciência e tecnologia militar
spellingShingle Ciência e tecnologia militar
de Sousa Moreira, William
ciência e poder
tecnologia e política
tecnologia militar e poder
title_short Ciência e tecnologia militar
title_full Ciência e tecnologia militar
title_fullStr Ciência e tecnologia militar
title_full_unstemmed Ciência e tecnologia militar
title_sort Ciência e tecnologia militar
author de Sousa Moreira, William
author_facet de Sousa Moreira, William
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Moreira, William
dc.subject.por.fl_str_mv ciência e poder
tecnologia e política
tecnologia militar e poder
topic ciência e poder
tecnologia e política
tecnologia militar e poder
description A ciência e a tecnologia impulsionaram o potencial econômicoe militar das potências que souberam investir nesse binômio ecompreender suas inter-relações com a política. O poder geradoe acumulado se refletiu amplamente na ordem internacionalvigente. Um exemplo emblemático da interação entre ciência,tecnologia, poder e política foi o surgimento da arma atômica,em 1945, produto de um extraordinário esforço combinado depesquisa cientifica e mobilização política. É notável que essaempreitada tenha se iniciado nas décadas anteriores em ambientede cooperação acadêmico-científica, algo que mudou quandoos cientistas perceberam o potencial da energia que estavamdescobrindo. Merece atenção, nesse caso, como foram estimuladasconexões entre ciência básica, tecnologia e política de estado e,ainda, como essa última se sobrepôs a todas as outras. O presentetrabalho tem por objetivo explorar e expor essas inter-relaçõesentre ciência, tecnologia e política, suas influências recíprocas,buscando na experiência histórica e na literatura especializadaos fundamentos que permitem desvelar a dimensão instrumentalda ciência e tecnologia militar como “política por outros meios”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4618
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4618/4468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 18 n. 2 (2012): Revista da Escola de Guerra Naval; 71-90
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679188762624