Perspectivas da diplomacia naval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique Teixeira de Macedo, Oswaldo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4603
Resumo: Este artigo tem por fim examinar a diplomacia naval e aspossibilidades de melhor implementá-la por meio de uma interaçãodo Ministério das Relações Exteriores com a Marinha do Brasil.Com vistas a situar a prática da diplomacia naval na atualidade,analisam-se as transformações por que passaram as relaçõesinternacionais e as políticas de defesa após o fim da Guerra Fria,com ênfase no Brasil, Estados Unidos, China, Irã, Índia e Américado Sul. No âmbito regional, são examinados organismos taiscomo a Junta Interamericana de Defesa (JID) e a Zona de Paze Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). São descritos osmétodos da diplomacia naval e da diplomacia política. O potenciale os condicionamentos para um maior entendimento entre essasduas formas de diplomacia são considerados no contexto de suasáreas de atuação e manifestações específicas. A colaboração daMarinha do Brasil com a Namíbia e com a África do Sul, bem comoa participação do Brasil em operações de paz e as perspectivasde atuação multilateral e regional, no âmbito da ZOPACAS,são abordados. Com vistas a melhor entender a necessidade deincrementar as relações entre diplomatas e militares, são levantadasconsiderações sobre a atual situação dessa interação. É propostauma assessoria permanente que reúna profissionais de defesa e derelações exteriores. Conclui-se que tal interação é perfeitamentecoerente com os princípios preconizados na Estratégia Nacionalde Defesa.
id EGN_44bf47fbb9e5e6ba663c87a99fadee0a
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4603
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas da diplomacia naval Diplomacia navalDiplomacia políticaMarinha do BrasilMinistério das Relações Exteriorespolítica externaEste artigo tem por fim examinar a diplomacia naval e aspossibilidades de melhor implementá-la por meio de uma interaçãodo Ministério das Relações Exteriores com a Marinha do Brasil.Com vistas a situar a prática da diplomacia naval na atualidade,analisam-se as transformações por que passaram as relaçõesinternacionais e as políticas de defesa após o fim da Guerra Fria,com ênfase no Brasil, Estados Unidos, China, Irã, Índia e Américado Sul. No âmbito regional, são examinados organismos taiscomo a Junta Interamericana de Defesa (JID) e a Zona de Paze Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). São descritos osmétodos da diplomacia naval e da diplomacia política. O potenciale os condicionamentos para um maior entendimento entre essasduas formas de diplomacia são considerados no contexto de suasáreas de atuação e manifestações específicas. A colaboração daMarinha do Brasil com a Namíbia e com a África do Sul, bem comoa participação do Brasil em operações de paz e as perspectivasde atuação multilateral e regional, no âmbito da ZOPACAS,são abordados. Com vistas a melhor entender a necessidade deincrementar as relações entre diplomatas e militares, são levantadasconsiderações sobre a atual situação dessa interação. É propostauma assessoria permanente que reúna profissionais de defesa e derelações exteriores. Conclui-se que tal interação é perfeitamentecoerente com os princípios preconizados na Estratégia Nacionalde Defesa.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4603Revista da EGN; v. 19 n. 2 (2013): Revista da Escola de Guerra Naval; 391-4102359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4603/4438Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenrique Teixeira de Macedo, Oswaldo 2023-08-09T17:12:45Zoai:ojs3.localhost:article/4603Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-09T17:12:45Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da diplomacia naval
title Perspectivas da diplomacia naval
spellingShingle Perspectivas da diplomacia naval
Henrique Teixeira de Macedo, Oswaldo
Diplomacia naval
Diplomacia política
Marinha do Brasil
Ministério das Relações Exteriores
política externa
title_short Perspectivas da diplomacia naval
title_full Perspectivas da diplomacia naval
title_fullStr Perspectivas da diplomacia naval
title_full_unstemmed Perspectivas da diplomacia naval
title_sort Perspectivas da diplomacia naval
author Henrique Teixeira de Macedo, Oswaldo
author_facet Henrique Teixeira de Macedo, Oswaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique Teixeira de Macedo, Oswaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomacia naval
Diplomacia política
Marinha do Brasil
Ministério das Relações Exteriores
política externa
topic Diplomacia naval
Diplomacia política
Marinha do Brasil
Ministério das Relações Exteriores
política externa
description Este artigo tem por fim examinar a diplomacia naval e aspossibilidades de melhor implementá-la por meio de uma interaçãodo Ministério das Relações Exteriores com a Marinha do Brasil.Com vistas a situar a prática da diplomacia naval na atualidade,analisam-se as transformações por que passaram as relaçõesinternacionais e as políticas de defesa após o fim da Guerra Fria,com ênfase no Brasil, Estados Unidos, China, Irã, Índia e Américado Sul. No âmbito regional, são examinados organismos taiscomo a Junta Interamericana de Defesa (JID) e a Zona de Paze Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). São descritos osmétodos da diplomacia naval e da diplomacia política. O potenciale os condicionamentos para um maior entendimento entre essasduas formas de diplomacia são considerados no contexto de suasáreas de atuação e manifestações específicas. A colaboração daMarinha do Brasil com a Namíbia e com a África do Sul, bem comoa participação do Brasil em operações de paz e as perspectivasde atuação multilateral e regional, no âmbito da ZOPACAS,são abordados. Com vistas a melhor entender a necessidade deincrementar as relações entre diplomatas e militares, são levantadasconsiderações sobre a atual situação dessa interação. É propostauma assessoria permanente que reúna profissionais de defesa e derelações exteriores. Conclui-se que tal interação é perfeitamentecoerente com os princípios preconizados na Estratégia Nacionalde Defesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4603
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4603/4438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 19 n. 2 (2013): Revista da Escola de Guerra Naval; 391-410
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679173033984