A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) |
Texto Completo: | https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4709 |
Resumo: | Raros têm sido os livros que abordam temas de Defesa e História Navalno mercado editorial brasileiro, apesar de todo o interesse do público comesses temas. Raros também têm sido os pesquisadores fora da caserna quepublicam livros sobre esses temas. Deve-se reconhecer, no entanto, que nosúltimos anos, a área de Defesa vem crescendo em produção e em qualidade, emrazão do interesse de cientistas políticos e sociais por esses campos doconhecimento. Dentre esses intelectuais se distingue o professor doutor JoãoRoberto Martins Filho, autor do A Marinha Brasileira na Era dos Encouraçados,1895-1910. Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa dePós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos,João Roberto coordena o Arquivo de Política Militar Ana Lagoa e foi presidenteda Associação Brasileira de Estudos de Defesa, demonstrando intimidade comtemas militares e de Defesa.O livro de João Roberto trata de um tema pouco explorado nahistoriografia naval brasileira que foi o período da compra dos grandesencouraçados classe Minas Gerais pela Marinha brasileira e as implicaçõesdessa compra tanto para o Brasil como para o equilíbrio de poder na Américado Sul. Sua obra assim é dividida em cinco capítulos bem balanceados epesquisados, inclusive com idas de João Roberto à Inglaterra para verificar osdocumentos britânicos sobre o assunto, alguns inclusive inéditos.O autor inicia seu relato descrevendo a Marinha Brasileira no final doséculo XIX, inclusive a sua condição crítica após a Revolta da Armada em1893. Em paralelo, analisa as concepções estratégicas em voga no período, abatalha decisiva propugnada por Alfred Thayer Mahan e a Jeune Ecoleformulada por Theophile Aube e o estado da arte naval na ocasião. |
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