Guerras brasílicas do século XXI

Bibliographic Details
Main Author: de Oliveira Mendonça, Henrique
Publication Date: 2023
Other Authors: Franchi, Tássio
Format: Article
Language: por
Source: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Download full: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4168
Summary: A soberania é um dos pilares dos Estados-nação, no entanto,sua definição é ambígua e controversa. Não obstante à perenecontestação de conceitos, este estudo se propõe a estabilizarcontingencialmente uma acepção de soberania adequadaà realidade brasileira. No maior país sulamericano, osaglomerados subnormais das metrópoles nacionais concentrampopulosas áreas de baixa governabilidade e com atuaçãodestacada de criminosos, entretanto, a base teórica anglo-saxã,dominante na literatura acadêmica, dispõe de escassos recursospara uma interpretação da fragilidade endêmica de um Estadoconsolidado e distante dos parâmetros da falência. Assim, apartir de premissas essenciais, como a autoridade, coerção eterritorialidade, a investigação aprofunda a compreensão e acaracterização do efeito deletério do crime organizado sobrea soberania estatal brasileira. Oferece, também, um suporteargumentativo que amplia a agenda de pesquisa relacionadaao emprego das Forças Armadas no enfrentamento aocrime organizado. Os resultados obtidos pela combinaçãoentre a elucidação teórica e estudos empíricos indicam que,embora não apresentem uma retórica direta revisionista oude contestação, as organizações criminosas se sobrepõem aopoder estatal de forma seletiva e progressiva nos black spotsdas metrópoles nacionais brasileiras.
id EGN_64072ac3cc5ff2f04417c06ed1a975d7
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4168
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Guerras brasílicas do século XXISoberaniaCrime OrganizadoEstadoSegurançaMetrópolesA soberania é um dos pilares dos Estados-nação, no entanto,sua definição é ambígua e controversa. Não obstante à perenecontestação de conceitos, este estudo se propõe a estabilizarcontingencialmente uma acepção de soberania adequadaà realidade brasileira. No maior país sulamericano, osaglomerados subnormais das metrópoles nacionais concentrampopulosas áreas de baixa governabilidade e com atuaçãodestacada de criminosos, entretanto, a base teórica anglo-saxã,dominante na literatura acadêmica, dispõe de escassos recursospara uma interpretação da fragilidade endêmica de um Estadoconsolidado e distante dos parâmetros da falência. Assim, apartir de premissas essenciais, como a autoridade, coerção eterritorialidade, a investigação aprofunda a compreensão e acaracterização do efeito deletério do crime organizado sobrea soberania estatal brasileira. Oferece, também, um suporteargumentativo que amplia a agenda de pesquisa relacionadaao emprego das Forças Armadas no enfrentamento aocrime organizado. Os resultados obtidos pela combinaçãoentre a elucidação teórica e estudos empíricos indicam que,embora não apresentem uma retórica direta revisionista oude contestação, as organizações criminosas se sobrepõem aopoder estatal de forma seletiva e progressiva nos black spotsdas metrópoles nacionais brasileiras.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4168Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 317-3482359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4168/4056Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Mendonça, Henrique Franchi, Tássio 2023-07-04T17:33:11Zoai:ojs3.localhost:article/4168Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-07-04T17:33:11Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Guerras brasílicas do século XXI
title Guerras brasílicas do século XXI
spellingShingle Guerras brasílicas do século XXI
de Oliveira Mendonça, Henrique
Soberania
Crime Organizado
Estado
Segurança
Metrópoles
title_short Guerras brasílicas do século XXI
title_full Guerras brasílicas do século XXI
title_fullStr Guerras brasílicas do século XXI
title_full_unstemmed Guerras brasílicas do século XXI
title_sort Guerras brasílicas do século XXI
author de Oliveira Mendonça, Henrique
author_facet de Oliveira Mendonça, Henrique
Franchi, Tássio
author_role author
author2 Franchi, Tássio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Mendonça, Henrique
Franchi, Tássio
dc.subject.por.fl_str_mv Soberania
Crime Organizado
Estado
Segurança
Metrópoles
topic Soberania
Crime Organizado
Estado
Segurança
Metrópoles
description A soberania é um dos pilares dos Estados-nação, no entanto,sua definição é ambígua e controversa. Não obstante à perenecontestação de conceitos, este estudo se propõe a estabilizarcontingencialmente uma acepção de soberania adequadaà realidade brasileira. No maior país sulamericano, osaglomerados subnormais das metrópoles nacionais concentrampopulosas áreas de baixa governabilidade e com atuaçãodestacada de criminosos, entretanto, a base teórica anglo-saxã,dominante na literatura acadêmica, dispõe de escassos recursospara uma interpretação da fragilidade endêmica de um Estadoconsolidado e distante dos parâmetros da falência. Assim, apartir de premissas essenciais, como a autoridade, coerção eterritorialidade, a investigação aprofunda a compreensão e acaracterização do efeito deletério do crime organizado sobrea soberania estatal brasileira. Oferece, também, um suporteargumentativo que amplia a agenda de pesquisa relacionadaao emprego das Forças Armadas no enfrentamento aocrime organizado. Os resultados obtidos pela combinaçãoentre a elucidação teórica e estudos empíricos indicam que,embora não apresentem uma retórica direta revisionista oude contestação, as organizações criminosas se sobrepõem aopoder estatal de forma seletiva e progressiva nos black spotsdas metrópoles nacionais brasileiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4168
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4168/4056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 317-348
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678313201664