Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zortea Vieira, Ricardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352
Resumo: O objetivo do trabalho é contribuir para o debate sobre as causas daexperiência brasileira de evolução institucional e desenvolvimentoeconômico durante a “Era Desenvolvimentista”. O argumento é ode que a geopolítica regional e o poder militar, fatores ignoradosnas análises convencionais, tiveram um impacto significativosobre a estruturação das instituições estatais (State-making) epolíticas de desenvolvimento brasileiras em um momento chavedo desenvolvimentismo, o Plano de Metas. Para demonstrar essahipótese, será reconstituída uma tradição de pensamento e açãomilitar enraizada na geopolítica da Bacia do Prata que ligavadefesa nacional com a modernização econômica e centralizaçãopolítica. A evolução dessa tradição estratégica conformou, a partirdos anos 1930 e 1940, um sistema de planejamento que articulavadoutrinas e hipóteses de guerra com requerimentos militares eprojetos na área econômica. Como demonstração do funcionamentoe impacto desse sistema, e, portanto, da variável geopolítica sobreo desenvolvimentismo brasileiro, será mapeada a sua atuação emprojetos do Plano de Metas nos setores petroquímico, nuclear, deconstrução naval e transportes terrestres, além de iniciativas paraobtenção de financiamento externo. Conclui-se que além dos fatoresapontados pela literatura convencional a geopolítica regional deveser incluída como uma das causas do desenvolvimentismo brasileiro.
id EGN_71141b32519eec2ed806b20d86ef6e3d
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4352
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Geopolítica, State-Making e industrialização no BrasilState-MakingDesenvolvimentismoPlano de MetasPoder MilitarGeopolíticaO objetivo do trabalho é contribuir para o debate sobre as causas daexperiência brasileira de evolução institucional e desenvolvimentoeconômico durante a “Era Desenvolvimentista”. O argumento é ode que a geopolítica regional e o poder militar, fatores ignoradosnas análises convencionais, tiveram um impacto significativosobre a estruturação das instituições estatais (State-making) epolíticas de desenvolvimento brasileiras em um momento chavedo desenvolvimentismo, o Plano de Metas. Para demonstrar essahipótese, será reconstituída uma tradição de pensamento e açãomilitar enraizada na geopolítica da Bacia do Prata que ligavadefesa nacional com a modernização econômica e centralizaçãopolítica. A evolução dessa tradição estratégica conformou, a partirdos anos 1930 e 1940, um sistema de planejamento que articulavadoutrinas e hipóteses de guerra com requerimentos militares eprojetos na área econômica. Como demonstração do funcionamentoe impacto desse sistema, e, portanto, da variável geopolítica sobreo desenvolvimentismo brasileiro, será mapeada a sua atuação emprojetos do Plano de Metas nos setores petroquímico, nuclear, deconstrução naval e transportes terrestres, além de iniciativas paraobtenção de financiamento externo. Conclui-se que além dos fatoresapontados pela literatura convencional a geopolítica regional deveser incluída como uma das causas do desenvolvimentismo brasileiro.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352Revista da EGN; v. 25 n. 1 (2019): Revista da Escola de Guerra Naval; 32-622359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352/4224https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352/4731Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessZortea Vieira, Ricardo2023-09-06T18:03:31Zoai:ojs3.localhost:article/4352Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-09-06T18:03:31Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
title Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
spellingShingle Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
Zortea Vieira, Ricardo
State-Making
Desenvolvimentismo
Plano de Metas
Poder Militar
Geopolítica
title_short Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
title_full Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
title_fullStr Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
title_full_unstemmed Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
title_sort Geopolítica, State-Making e industrialização no Brasil
author Zortea Vieira, Ricardo
author_facet Zortea Vieira, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zortea Vieira, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv State-Making
Desenvolvimentismo
Plano de Metas
Poder Militar
Geopolítica
topic State-Making
Desenvolvimentismo
Plano de Metas
Poder Militar
Geopolítica
description O objetivo do trabalho é contribuir para o debate sobre as causas daexperiência brasileira de evolução institucional e desenvolvimentoeconômico durante a “Era Desenvolvimentista”. O argumento é ode que a geopolítica regional e o poder militar, fatores ignoradosnas análises convencionais, tiveram um impacto significativosobre a estruturação das instituições estatais (State-making) epolíticas de desenvolvimento brasileiras em um momento chavedo desenvolvimentismo, o Plano de Metas. Para demonstrar essahipótese, será reconstituída uma tradição de pensamento e açãomilitar enraizada na geopolítica da Bacia do Prata que ligavadefesa nacional com a modernização econômica e centralizaçãopolítica. A evolução dessa tradição estratégica conformou, a partirdos anos 1930 e 1940, um sistema de planejamento que articulavadoutrinas e hipóteses de guerra com requerimentos militares eprojetos na área econômica. Como demonstração do funcionamentoe impacto desse sistema, e, portanto, da variável geopolítica sobreo desenvolvimentismo brasileiro, será mapeada a sua atuação emprojetos do Plano de Metas nos setores petroquímico, nuclear, deconstrução naval e transportes terrestres, além de iniciativas paraobtenção de financiamento externo. Conclui-se que além dos fatoresapontados pela literatura convencional a geopolítica regional deveser incluída como uma das causas do desenvolvimentismo brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352/4224
https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4352/4731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 25 n. 1 (2019): Revista da Escola de Guerra Naval; 32-62
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678679154688