Visões sobre o Atlântico Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco Ferreira, Hellen Christina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues Corrêa, Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4510
Resumo: Atlântico Sul é a área estratégica mais relevante parao emprego do poder naval brasileiro e, por motivoseconômicos e geopolíticos, essa porção oceânica meridionalpode ser considerada uma “fronteira de oportunidades edesafios” quando se trata de projeção do Brasil sobre omar. Este artigo tem como propósito identificar se o temaAtlântico Sul foi abordado implícita ou explicitamentenos discursos proferidos por Lula da Silva (2007-2010) eDilma Rousseff (2011-2014), no período de 2007 a 2014,no foro denominado de Assembléia Geral das NaçõesUnidas, e se houve continuidade nas abordagens. Para estafinalidade, utilizou-se a Metodologia de Análise Críticado Discurso (ACD) na perspectiva sócio cognitiva de TeunA. Van Dijk (2003) e suas estruturas textuais “Temas”,“Implícitos” e “Representação do contexto internacional”,além da pesquisa qualitativo-interpretativa. Por meiodo levantamento dos elementos-chaves de RelaçõesInternacionais presentes no referencial teórico, buscou-seaplicar as estruturas textuais de Van Dijk (2003), a fim deapontar em quais construções discursivas foram realizadasreferências explícitas ou implícitas ao Atlântico Sul. Comoresultado deste estudo, observou-se continuidade notratamento dado aos temas que mencionavam apenasindiretamente ou implicitamente a temática sul-atlântica.
id EGN_7c508bc33ee86562c694fc62c02206e6
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4510
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Visões sobre o Atlântico SulAtlântico SulLula da SilvaDilma RousseffPolítica Externa BrasileiraAnálise Crítica do DiscursoAtlântico Sul é a área estratégica mais relevante parao emprego do poder naval brasileiro e, por motivoseconômicos e geopolíticos, essa porção oceânica meridionalpode ser considerada uma “fronteira de oportunidades edesafios” quando se trata de projeção do Brasil sobre omar. Este artigo tem como propósito identificar se o temaAtlântico Sul foi abordado implícita ou explicitamentenos discursos proferidos por Lula da Silva (2007-2010) eDilma Rousseff (2011-2014), no período de 2007 a 2014,no foro denominado de Assembléia Geral das NaçõesUnidas, e se houve continuidade nas abordagens. Para estafinalidade, utilizou-se a Metodologia de Análise Críticado Discurso (ACD) na perspectiva sócio cognitiva de TeunA. Van Dijk (2003) e suas estruturas textuais “Temas”,“Implícitos” e “Representação do contexto internacional”,além da pesquisa qualitativo-interpretativa. Por meiodo levantamento dos elementos-chaves de RelaçõesInternacionais presentes no referencial teórico, buscou-seaplicar as estruturas textuais de Van Dijk (2003), a fim deapontar em quais construções discursivas foram realizadasreferências explícitas ou implícitas ao Atlântico Sul. Comoresultado deste estudo, observou-se continuidade notratamento dado aos temas que mencionavam apenasindiretamente ou implicitamente a temática sul-atlântica.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4510Revista da EGN; v. 22 n. 3 (2016): Revista da Escola de Guerra Naval; 553-5802359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4510/4361Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco Ferreira, Hellen Christina Rodrigues Corrêa, Claudio 2023-08-02T13:32:27Zoai:ojs3.localhost:article/4510Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-02T13:32:27Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Visões sobre o Atlântico Sul
title Visões sobre o Atlântico Sul
spellingShingle Visões sobre o Atlântico Sul
Pacheco Ferreira, Hellen Christina
Atlântico Sul
Lula da Silva
Dilma Rousseff
Política Externa Brasileira
Análise Crítica do Discurso
title_short Visões sobre o Atlântico Sul
title_full Visões sobre o Atlântico Sul
title_fullStr Visões sobre o Atlântico Sul
title_full_unstemmed Visões sobre o Atlântico Sul
title_sort Visões sobre o Atlântico Sul
author Pacheco Ferreira, Hellen Christina
author_facet Pacheco Ferreira, Hellen Christina
Rodrigues Corrêa, Claudio
author_role author
author2 Rodrigues Corrêa, Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco Ferreira, Hellen Christina
Rodrigues Corrêa, Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Atlântico Sul
Lula da Silva
Dilma Rousseff
Política Externa Brasileira
Análise Crítica do Discurso
topic Atlântico Sul
Lula da Silva
Dilma Rousseff
Política Externa Brasileira
Análise Crítica do Discurso
description Atlântico Sul é a área estratégica mais relevante parao emprego do poder naval brasileiro e, por motivoseconômicos e geopolíticos, essa porção oceânica meridionalpode ser considerada uma “fronteira de oportunidades edesafios” quando se trata de projeção do Brasil sobre omar. Este artigo tem como propósito identificar se o temaAtlântico Sul foi abordado implícita ou explicitamentenos discursos proferidos por Lula da Silva (2007-2010) eDilma Rousseff (2011-2014), no período de 2007 a 2014,no foro denominado de Assembléia Geral das NaçõesUnidas, e se houve continuidade nas abordagens. Para estafinalidade, utilizou-se a Metodologia de Análise Críticado Discurso (ACD) na perspectiva sócio cognitiva de TeunA. Van Dijk (2003) e suas estruturas textuais “Temas”,“Implícitos” e “Representação do contexto internacional”,além da pesquisa qualitativo-interpretativa. Por meiodo levantamento dos elementos-chaves de RelaçõesInternacionais presentes no referencial teórico, buscou-seaplicar as estruturas textuais de Van Dijk (2003), a fim deapontar em quais construções discursivas foram realizadasreferências explícitas ou implícitas ao Atlântico Sul. Comoresultado deste estudo, observou-se continuidade notratamento dado aos temas que mencionavam apenasindiretamente ou implicitamente a temática sul-atlântica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4510
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4510/4361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 22 n. 3 (2016): Revista da Escola de Guerra Naval; 553-580
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678763040768