Ameaças assimétricas no Atlântico Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguilera Negrete, Ana Carolina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: do Couto Pereira, Raphael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4207
Resumo: Este artigo analisa os impactos de conflitos irregularesconduzidos por ameaças difusas no Atlântico Sul, tanto paraas Forças Armadas Brasileiras quanto para o desenvolvimentoda capacidade produtiva e tecnológica da Base Industrial deDefesa (BID). O referencial teórico utilizado é a abordagempolítica da guerra de Clausewitz e a abordagem econômicaque relaciona indústria de defesa e política industrial à luzda teoria evolucionária neoschumpeteriana. Com base empesquisa bibliográfica e análise descritiva, algumas questõesserão investigadas: (1) Como estas ameaças se relacionamcom a “grande estratégia” brasileira?; (2) Como a defesanacional está preparada para enfrentar essas ameaças equais as vulnerabilidades brasileiras frente a elas?; (3) Comoos programas estratégicos das Forças se apresentam comoimportantes elos para a defesa nacional enfrenta-las?; e (4)Que medidas de políticas públicas poderiam ser elaboradaspara incrementar a BID brasileira? Algumas conclusõesobservadas: importar essas ameaças é aceitar a falha daestruturação do tripé da “grande estratégia”; a corretacondução desses programas estratégicos, bem como, oalinhamento de políticas para o combate às ameaças difusasno Atlântico Sul, impactam decisivamente o desenvolvimentonacional; e a forte relação de dependência entre as empresas daBID e o cliente militar para o desenvolvimento de inovações.
id EGN_822716dc0ccf1f47dbb4ebfc888313bf
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4207
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Ameaças assimétricas no Atlântico SulAtlântico SulGrande estratégiaPolíticas públicasBase industrial de defesaEste artigo analisa os impactos de conflitos irregularesconduzidos por ameaças difusas no Atlântico Sul, tanto paraas Forças Armadas Brasileiras quanto para o desenvolvimentoda capacidade produtiva e tecnológica da Base Industrial deDefesa (BID). O referencial teórico utilizado é a abordagempolítica da guerra de Clausewitz e a abordagem econômicaque relaciona indústria de defesa e política industrial à luzda teoria evolucionária neoschumpeteriana. Com base empesquisa bibliográfica e análise descritiva, algumas questõesserão investigadas: (1) Como estas ameaças se relacionamcom a “grande estratégia” brasileira?; (2) Como a defesanacional está preparada para enfrentar essas ameaças equais as vulnerabilidades brasileiras frente a elas?; (3) Comoos programas estratégicos das Forças se apresentam comoimportantes elos para a defesa nacional enfrenta-las?; e (4)Que medidas de políticas públicas poderiam ser elaboradaspara incrementar a BID brasileira? Algumas conclusõesobservadas: importar essas ameaças é aceitar a falha daestruturação do tripé da “grande estratégia”; a corretacondução desses programas estratégicos, bem como, oalinhamento de políticas para o combate às ameaças difusasno Atlântico Sul, impactam decisivamente o desenvolvimentonacional; e a forte relação de dependência entre as empresas daBID e o cliente militar para o desenvolvimento de inovações.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4207Revista da EGN; v. 26 n. 3 (2020): Revista da Escola de Guerra Naval; 805-8382359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4207/4095Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguilera Negrete, Ana Carolina do Couto Pereira, Raphael2023-07-11T18:35:09Zoai:ojs3.localhost:article/4207Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-07-11T18:35:09Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
title Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
spellingShingle Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
Aguilera Negrete, Ana Carolina
Atlântico Sul
Grande estratégia
Políticas públicas
Base industrial de defesa
title_short Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
title_full Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
title_fullStr Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
title_full_unstemmed Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
title_sort Ameaças assimétricas no Atlântico Sul
author Aguilera Negrete, Ana Carolina
author_facet Aguilera Negrete, Ana Carolina
do Couto Pereira, Raphael
author_role author
author2 do Couto Pereira, Raphael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguilera Negrete, Ana Carolina
do Couto Pereira, Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Atlântico Sul
Grande estratégia
Políticas públicas
Base industrial de defesa
topic Atlântico Sul
Grande estratégia
Políticas públicas
Base industrial de defesa
description Este artigo analisa os impactos de conflitos irregularesconduzidos por ameaças difusas no Atlântico Sul, tanto paraas Forças Armadas Brasileiras quanto para o desenvolvimentoda capacidade produtiva e tecnológica da Base Industrial deDefesa (BID). O referencial teórico utilizado é a abordagempolítica da guerra de Clausewitz e a abordagem econômicaque relaciona indústria de defesa e política industrial à luzda teoria evolucionária neoschumpeteriana. Com base empesquisa bibliográfica e análise descritiva, algumas questõesserão investigadas: (1) Como estas ameaças se relacionamcom a “grande estratégia” brasileira?; (2) Como a defesanacional está preparada para enfrentar essas ameaças equais as vulnerabilidades brasileiras frente a elas?; (3) Comoos programas estratégicos das Forças se apresentam comoimportantes elos para a defesa nacional enfrenta-las?; e (4)Que medidas de políticas públicas poderiam ser elaboradaspara incrementar a BID brasileira? Algumas conclusõesobservadas: importar essas ameaças é aceitar a falha daestruturação do tripé da “grande estratégia”; a corretacondução desses programas estratégicos, bem como, oalinhamento de políticas para o combate às ameaças difusasno Atlântico Sul, impactam decisivamente o desenvolvimentonacional; e a forte relação de dependência entre as empresas daBID e o cliente militar para o desenvolvimento de inovações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4207
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4207/4095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 26 n. 3 (2020): Revista da Escola de Guerra Naval; 805-838
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678357241856