O lócus e o modus do planejamento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panno Beirão , André
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5290
Resumo: Este trabalho busca refletir a múltipla abordagem conceitual sobre o termo ‘estratégia’ que se desdobra na apropriação por múltiplas áreas de conhecimento que alocam conceitos teórico-normativos distintos e, consequentemente, abordagens distintas no processo de planejamento estratégico. Feita a particularização ao planejamento estratégico de mais alto nível do setor público brasileiro, desdobra a discussão sobre os níveis de decisão política e de efetivação dessa decisão em ações. Para tanto, aborda quais as questões estratégicas devem ser respondidas com o planejamento estratégico (Por quem? – Órgão / Instituição responsável pela execução; Como? – elucidação de procedimentos de execução; Quando? – identificação de recortes temporais; Indicadores de acompanhamento, órgãos de controle, órgãos de medição, metas parciais e finalísticas? – identificação de Indicadores de Acompanhamento /Monitoramento; Recursos? – previsão de fontes de recursos diversos; e; Quais Planos, Programas e Ações Estratégicas são aplicáveis?). Decorrente da multiplicidade de abordagens conclui propondo o faseamento do processo de planejamento estratégico em três fases (fase estratégica, fase estratégico-operacional e fase de controle estratégico-operacional), que congregam doze etapas para sua efetivação.
id EGN_86ae587ffd6ca12aef81be413382f190
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/5290
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling O lócus e o modus do planejamento estratégicoEstratégiaPlanejamento estratégicoFaseamento do planejamento estratégicoEste trabalho busca refletir a múltipla abordagem conceitual sobre o termo ‘estratégia’ que se desdobra na apropriação por múltiplas áreas de conhecimento que alocam conceitos teórico-normativos distintos e, consequentemente, abordagens distintas no processo de planejamento estratégico. Feita a particularização ao planejamento estratégico de mais alto nível do setor público brasileiro, desdobra a discussão sobre os níveis de decisão política e de efetivação dessa decisão em ações. Para tanto, aborda quais as questões estratégicas devem ser respondidas com o planejamento estratégico (Por quem? – Órgão / Instituição responsável pela execução; Como? – elucidação de procedimentos de execução; Quando? – identificação de recortes temporais; Indicadores de acompanhamento, órgãos de controle, órgãos de medição, metas parciais e finalísticas? – identificação de Indicadores de Acompanhamento /Monitoramento; Recursos? – previsão de fontes de recursos diversos; e; Quais Planos, Programas e Ações Estratégicas são aplicáveis?). Decorrente da multiplicidade de abordagens conclui propondo o faseamento do processo de planejamento estratégico em três fases (fase estratégica, fase estratégico-operacional e fase de controle estratégico-operacional), que congregam doze etapas para sua efetivação. Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2024-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5290Revista da EGN; v. 29 n. 3 (2023): Revista da Escola de Guerra Naval; 709-7452359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5290/5317Copyright (c) 2024 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessPanno Beirão , André 2024-03-27T14:10:01Zoai:ojs3.localhost:article/5290Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2024-03-27T14:10:01Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv O lócus e o modus do planejamento estratégico
title O lócus e o modus do planejamento estratégico
spellingShingle O lócus e o modus do planejamento estratégico
Panno Beirão , André
Estratégia
Planejamento estratégico
Faseamento do planejamento estratégico
title_short O lócus e o modus do planejamento estratégico
title_full O lócus e o modus do planejamento estratégico
title_fullStr O lócus e o modus do planejamento estratégico
title_full_unstemmed O lócus e o modus do planejamento estratégico
title_sort O lócus e o modus do planejamento estratégico
author Panno Beirão , André
author_facet Panno Beirão , André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panno Beirão , André
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Planejamento estratégico
Faseamento do planejamento estratégico
topic Estratégia
Planejamento estratégico
Faseamento do planejamento estratégico
description Este trabalho busca refletir a múltipla abordagem conceitual sobre o termo ‘estratégia’ que se desdobra na apropriação por múltiplas áreas de conhecimento que alocam conceitos teórico-normativos distintos e, consequentemente, abordagens distintas no processo de planejamento estratégico. Feita a particularização ao planejamento estratégico de mais alto nível do setor público brasileiro, desdobra a discussão sobre os níveis de decisão política e de efetivação dessa decisão em ações. Para tanto, aborda quais as questões estratégicas devem ser respondidas com o planejamento estratégico (Por quem? – Órgão / Instituição responsável pela execução; Como? – elucidação de procedimentos de execução; Quando? – identificação de recortes temporais; Indicadores de acompanhamento, órgãos de controle, órgãos de medição, metas parciais e finalísticas? – identificação de Indicadores de Acompanhamento /Monitoramento; Recursos? – previsão de fontes de recursos diversos; e; Quais Planos, Programas e Ações Estratégicas são aplicáveis?). Decorrente da multiplicidade de abordagens conclui propondo o faseamento do processo de planejamento estratégico em três fases (fase estratégica, fase estratégico-operacional e fase de controle estratégico-operacional), que congregam doze etapas para sua efetivação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5290
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5290/5317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 29 n. 3 (2023): Revista da Escola de Guerra Naval; 709-745
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679679496192