A Questão Cibernética e o Pensamento Realista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Farias da Fonseca, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar em que medida ateoria realista contribui para explicar a Questão Cibernéticae a ocorrência de conflitos virtuais entre os Estados naatualidade. A pesquisa situa-se no contexto de que, nos últimosanos, vários Estados no Sistema Internacional passarama atribuir às suas Forças Armadas a responsabilidade deDefesa não somente contra ameaças físicas, mas tambémcontra aquelas com origem no espaço cibernético. Oque justifica a pesquisa é a contribuição com a literaturaexistente sobre a temática cibernética que, na atualidade,ainda é relativamente reduzida. O estudo abordou o quecaracteriza o conflito e o espaço cibernético, bem como essefenômeno impacta a percepção de Segurança dos Estados.Foi realizada uma breve revisão sobre o pensamento realistae de suas premissas fundamentais. A conclusão da pesquisaaponta para uma aplicabilidade da lógica realista paraa compreensão dos conflitos estatais em que atividadescibernéticas estejam presentes, de modo análogo ao que jáocorre em conflitos convencionais no Sistema Internacional,mesmo existindo uma certa resistência de alguns estudiososdos conflitos interestatais, adeptos do pensamento realista,quanto à temática cibernética.
id EGN_bad3696b8a62e71fe189b2ff1d9f2385
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4345
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling A Questão Cibernética e o Pensamento RealistaQuestão CibernéticaRealismoDefesa e SegurançaEstudos EstratégicosEsta pesquisa teve como objetivo analisar em que medida ateoria realista contribui para explicar a Questão Cibernéticae a ocorrência de conflitos virtuais entre os Estados naatualidade. A pesquisa situa-se no contexto de que, nos últimosanos, vários Estados no Sistema Internacional passarama atribuir às suas Forças Armadas a responsabilidade deDefesa não somente contra ameaças físicas, mas tambémcontra aquelas com origem no espaço cibernético. Oque justifica a pesquisa é a contribuição com a literaturaexistente sobre a temática cibernética que, na atualidade,ainda é relativamente reduzida. O estudo abordou o quecaracteriza o conflito e o espaço cibernético, bem como essefenômeno impacta a percepção de Segurança dos Estados.Foi realizada uma breve revisão sobre o pensamento realistae de suas premissas fundamentais. A conclusão da pesquisaaponta para uma aplicabilidade da lógica realista paraa compreensão dos conflitos estatais em que atividadescibernéticas estejam presentes, de modo análogo ao que jáocorre em conflitos convencionais no Sistema Internacional,mesmo existindo uma certa resistência de alguns estudiososdos conflitos interestatais, adeptos do pensamento realista,quanto à temática cibernética.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345Revista da EGN; v. 25 n. 2 (2019): Revista da Escola de Guerra Naval; 517-5432359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345/4216https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345/4730Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, MarcioFarias da Fonseca, Daniel2023-09-06T17:59:18Zoai:ojs3.localhost:article/4345Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-09-06T17:59:18Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
title A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
spellingShingle A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
Rocha, Marcio
Questão Cibernética
Realismo
Defesa e Segurança
Estudos Estratégicos
title_short A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
title_full A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
title_fullStr A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
title_full_unstemmed A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
title_sort A Questão Cibernética e o Pensamento Realista
author Rocha, Marcio
author_facet Rocha, Marcio
Farias da Fonseca, Daniel
author_role author
author2 Farias da Fonseca, Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcio
Farias da Fonseca, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Questão Cibernética
Realismo
Defesa e Segurança
Estudos Estratégicos
topic Questão Cibernética
Realismo
Defesa e Segurança
Estudos Estratégicos
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar em que medida ateoria realista contribui para explicar a Questão Cibernéticae a ocorrência de conflitos virtuais entre os Estados naatualidade. A pesquisa situa-se no contexto de que, nos últimosanos, vários Estados no Sistema Internacional passarama atribuir às suas Forças Armadas a responsabilidade deDefesa não somente contra ameaças físicas, mas tambémcontra aquelas com origem no espaço cibernético. Oque justifica a pesquisa é a contribuição com a literaturaexistente sobre a temática cibernética que, na atualidade,ainda é relativamente reduzida. O estudo abordou o quecaracteriza o conflito e o espaço cibernético, bem como essefenômeno impacta a percepção de Segurança dos Estados.Foi realizada uma breve revisão sobre o pensamento realistae de suas premissas fundamentais. A conclusão da pesquisaaponta para uma aplicabilidade da lógica realista paraa compreensão dos conflitos estatais em que atividadescibernéticas estejam presentes, de modo análogo ao que jáocorre em conflitos convencionais no Sistema Internacional,mesmo existindo uma certa resistência de alguns estudiososdos conflitos interestatais, adeptos do pensamento realista,quanto à temática cibernética.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345/4216
https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4345/4730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 25 n. 2 (2019): Revista da Escola de Guerra Naval; 517-543
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678406524928