A guerra financeira no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Azevedo, Fernando
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos Kosinski, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4167
Resumo: A “bomba-dólar”, produto das respostas dos EstadosUnidos aos atentados do 11 de setembro de 2001, éinstrumento do seu uso exclusivo que, apoiado nasposições hegemônicas do dólar e das suas finanças nosistema financeiro internacional, lhe permite imporsanções financeiras com grau de sofisticação e poderde destruição nunca antes vistos. Assim, revolucionoua guerra financeira e a ordem internacional no séculoXXI. Todavia, na China, as autoridades adaptaram astecnologias das criptomoedas privadas e descentralizadas,como o bitcoin, para criar o renmimbi digital (e-RMB) comobjetivos explícitos de construir as bases de um sistemafinanceiro internacional alternativo, confrontandodiretamente a capacidade estadunidense para sancionar.Assim, este artigo objetiva identificar em que medida esseefeito será real. A investigação revelou que autoridadese centros de pesquisa estadunidenses constataramque, de fato, o e-RMB reduzirá significativamente acapacidade dos Estados Unidos para impor sanções.Dessa forma, concluímos que há fortes indícios de que,quando em pleno funcionamento a partir de 2022, oe-RMB neutralizará a bomba-dólar, abrindo um novocapítulo nas guerras financeiras e nos interesses, disputase conflitos nas relações internacionais.
id EGN_d71d5cd84f3701a1761f50a0feb2ffce
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4167
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling A guerra financeira no século XXIGuerra financeirabomba-dólarrenmimbi-digitalEstados UnidosChinaA “bomba-dólar”, produto das respostas dos EstadosUnidos aos atentados do 11 de setembro de 2001, éinstrumento do seu uso exclusivo que, apoiado nasposições hegemônicas do dólar e das suas finanças nosistema financeiro internacional, lhe permite imporsanções financeiras com grau de sofisticação e poderde destruição nunca antes vistos. Assim, revolucionoua guerra financeira e a ordem internacional no séculoXXI. Todavia, na China, as autoridades adaptaram astecnologias das criptomoedas privadas e descentralizadas,como o bitcoin, para criar o renmimbi digital (e-RMB) comobjetivos explícitos de construir as bases de um sistemafinanceiro internacional alternativo, confrontandodiretamente a capacidade estadunidense para sancionar.Assim, este artigo objetiva identificar em que medida esseefeito será real. A investigação revelou que autoridadese centros de pesquisa estadunidenses constataramque, de fato, o e-RMB reduzirá significativamente acapacidade dos Estados Unidos para impor sanções.Dessa forma, concluímos que há fortes indícios de que,quando em pleno funcionamento a partir de 2022, oe-RMB neutralizará a bomba-dólar, abrindo um novocapítulo nas guerras financeiras e nos interesses, disputase conflitos nas relações internacionais.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4167Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 283-3162359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4167/4055Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Azevedo, Fernando Santos Kosinski, Daniel 2023-07-04T17:33:11Zoai:ojs3.localhost:article/4167Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-07-04T17:33:11Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv A guerra financeira no século XXI
title A guerra financeira no século XXI
spellingShingle A guerra financeira no século XXI
Silva Azevedo, Fernando
Guerra financeira
bomba-dólar
renmimbi-digital
Estados Unidos
China
title_short A guerra financeira no século XXI
title_full A guerra financeira no século XXI
title_fullStr A guerra financeira no século XXI
title_full_unstemmed A guerra financeira no século XXI
title_sort A guerra financeira no século XXI
author Silva Azevedo, Fernando
author_facet Silva Azevedo, Fernando
Santos Kosinski, Daniel
author_role author
author2 Santos Kosinski, Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Azevedo, Fernando
Santos Kosinski, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra financeira
bomba-dólar
renmimbi-digital
Estados Unidos
China
topic Guerra financeira
bomba-dólar
renmimbi-digital
Estados Unidos
China
description A “bomba-dólar”, produto das respostas dos EstadosUnidos aos atentados do 11 de setembro de 2001, éinstrumento do seu uso exclusivo que, apoiado nasposições hegemônicas do dólar e das suas finanças nosistema financeiro internacional, lhe permite imporsanções financeiras com grau de sofisticação e poderde destruição nunca antes vistos. Assim, revolucionoua guerra financeira e a ordem internacional no séculoXXI. Todavia, na China, as autoridades adaptaram astecnologias das criptomoedas privadas e descentralizadas,como o bitcoin, para criar o renmimbi digital (e-RMB) comobjetivos explícitos de construir as bases de um sistemafinanceiro internacional alternativo, confrontandodiretamente a capacidade estadunidense para sancionar.Assim, este artigo objetiva identificar em que medida esseefeito será real. A investigação revelou que autoridadese centros de pesquisa estadunidenses constataramque, de fato, o e-RMB reduzirá significativamente acapacidade dos Estados Unidos para impor sanções.Dessa forma, concluímos que há fortes indícios de que,quando em pleno funcionamento a partir de 2022, oe-RMB neutralizará a bomba-dólar, abrindo um novocapítulo nas guerras financeiras e nos interesses, disputase conflitos nas relações internacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4167
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4167/4055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 283-316
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678311104512