Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Franco Azevedo, Carlos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves de Borba, Gabriela, Eduardo de Araújo, Laércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais barreiras culturais e estruturais que dificultam as interações e, em consequência, o processo de inovação do setor de Defesa. A motivação de estudar questões culturais e estruturais no se tor da Defesa advém da percepção de que os indicadores de inovação utilizados atualmente na área acadêmica transcen dem aspectos relacionados com pesquisa, desenvolvimento, proteção, produção e aplicação do conhecimento, os quais complementam a compreensão da essência da inovação e toda a amplitude e complexidade do ambiente propício às inovações. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é resultado de uma base de entrevistas, de pesquisa bibliográfi- ca e de pesquisa documental sobre a cultura de inovação pre sente nas Forças. Os dados foram categorizados e analisados empregando-se o método denominado Análise de Conteúdo. Os resultados apontam sugestões de políticas públicas, de ca ráter estrutural, educacional e operacional, consolidadas em forma de diretrizes estratégicas (Apêndice A), visando con -tribuir com o incremento de uma cultura organizacional que inspire confiança, espírito de corpo e capacidade de trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. Além disso, vale des -tacar que a investigação sobre possíveis barreiras estruturais corrobora a percepção de que o Ministério da Defesa deva exercer a coordenação das inovações no setor.
id EGN_ea044129aca8ffc5fea82c1495bcf31d
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4182
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiroInovaçãoDefesaCultura de inovaçãoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais barreiras culturais e estruturais que dificultam as interações e, em consequência, o processo de inovação do setor de Defesa. A motivação de estudar questões culturais e estruturais no se tor da Defesa advém da percepção de que os indicadores de inovação utilizados atualmente na área acadêmica transcen dem aspectos relacionados com pesquisa, desenvolvimento, proteção, produção e aplicação do conhecimento, os quais complementam a compreensão da essência da inovação e toda a amplitude e complexidade do ambiente propício às inovações. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é resultado de uma base de entrevistas, de pesquisa bibliográfi- ca e de pesquisa documental sobre a cultura de inovação pre sente nas Forças. Os dados foram categorizados e analisados empregando-se o método denominado Análise de Conteúdo. Os resultados apontam sugestões de políticas públicas, de ca ráter estrutural, educacional e operacional, consolidadas em forma de diretrizes estratégicas (Apêndice A), visando con -tribuir com o incremento de uma cultura organizacional que inspire confiança, espírito de corpo e capacidade de trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. Além disso, vale des -tacar que a investigação sobre possíveis barreiras estruturais corrobora a percepção de que o Ministério da Defesa deva exercer a coordenação das inovações no setor.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182Revista da EGN; v. 27 n. 1 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 121-1602359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182/4070https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182/4707Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessEduardo Franco Azevedo, Carlos Alves de Borba, GabrielaEduardo de Araújo, Laércio2023-12-18T15:05:28Zoai:ojs3.localhost:article/4182Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-12-18T15:05:28Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
title Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
spellingShingle Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
Eduardo Franco Azevedo, Carlos
Inovação
Defesa
Cultura de inovação
title_short Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
title_full Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
title_fullStr Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
title_full_unstemmed Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
title_sort Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro
author Eduardo Franco Azevedo, Carlos
author_facet Eduardo Franco Azevedo, Carlos
Alves de Borba, Gabriela
Eduardo de Araújo, Laércio
author_role author
author2 Alves de Borba, Gabriela
Eduardo de Araújo, Laércio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Franco Azevedo, Carlos
Alves de Borba, Gabriela
Eduardo de Araújo, Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Defesa
Cultura de inovação
topic Inovação
Defesa
Cultura de inovação
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais barreiras culturais e estruturais que dificultam as interações e, em consequência, o processo de inovação do setor de Defesa. A motivação de estudar questões culturais e estruturais no se tor da Defesa advém da percepção de que os indicadores de inovação utilizados atualmente na área acadêmica transcen dem aspectos relacionados com pesquisa, desenvolvimento, proteção, produção e aplicação do conhecimento, os quais complementam a compreensão da essência da inovação e toda a amplitude e complexidade do ambiente propício às inovações. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é resultado de uma base de entrevistas, de pesquisa bibliográfi- ca e de pesquisa documental sobre a cultura de inovação pre sente nas Forças. Os dados foram categorizados e analisados empregando-se o método denominado Análise de Conteúdo. Os resultados apontam sugestões de políticas públicas, de ca ráter estrutural, educacional e operacional, consolidadas em forma de diretrizes estratégicas (Apêndice A), visando con -tribuir com o incremento de uma cultura organizacional que inspire confiança, espírito de corpo e capacidade de trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. Além disso, vale des -tacar que a investigação sobre possíveis barreiras estruturais corrobora a percepção de que o Ministério da Defesa deva exercer a coordenação das inovações no setor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182/4070
https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4182/4707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 27 n. 1 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 121-160
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678329978880