Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, José Carlos Ferrugem
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Carlos José Hoff de, Brauner, Cassio Cassal, Pimentel, Marcelo Alves, Benavides, Magda Vieira, Ferraz, José Bento Sterman
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape)
Texto Completo: https://doi.org/10.48432/SZDYZA
Resumo: A avaliação da condição corporal pós-parto em bovinos de corte é uma ferramenta útil para a recomendação de tecnologias relacionadas à nutrição e à reprodução, visando melhora da eficiência reprodutiva. Foi investigada a variabilidade e a repetibilidade dos escores de condição corporal entre 60-90 dias pós-parto com o objetivo de verificar a possibilidade dessas avaliações condicionarem algum indicativo da herança da fertilidade em vacas de corte. Em três anos consecutivos foram feitas 3721 avaliações em vacas, predominantemente da raça Hereford e cruzamentos, mantidas sobre pastagens naturais em sete propriedades no sul do Rio Grande do Sul. Mais de 60% das vacas apresentaram escore de condição corporal de intermediário a superior (escala de cinco classes), variando significativamente entre propriedades e anos estudados. Foi observada baixa taxa de repetição dos escores nos mesmos animais em anos subsequentes, refutando a possibilidade de seleção direta para maior fertilidade em função do escore de condição corporal. Embora o sistema de escores não defina fenótipos quanto à fertilidade, permitiu a identificação de 1 em cada 200 vacas com a característica de manutenção dos escores superiores com cria ao pé durante três anos seguidos, as quais podem servir como indivíduos base para futuros estudos de associação genômica empregando marcadores de base individual.
id EMBRAPA-08_7c9c873d811eaafd8141eaa6b9be96a9
oai_identifier_str doi:10.48432/SZDYZA
network_acronym_str EMBRAPA-08
network_name_str Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape)
repository_id_str
spelling https://doi.org/10.48432/SZDYZAMoraes, José Carlos FerrugemSouza, Carlos José Hoff deBrauner, Cassio CassalPimentel, Marcelo AlvesBenavides, Magda VieiraFerraz, José Bento StermanCondição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidadeObservação em rebanhos de criação extensiva do Rio Grande do Sul entre 2007 e 2009Postpartum body condition score to identify the most fertile beef cows raised in extensive conditionsRedapeA avaliação da condição corporal pós-parto em bovinos de corte é uma ferramenta útil para a recomendação de tecnologias relacionadas à nutrição e à reprodução, visando melhora da eficiência reprodutiva. Foi investigada a variabilidade e a repetibilidade dos escores de condição corporal entre 60-90 dias pós-parto com o objetivo de verificar a possibilidade dessas avaliações condicionarem algum indicativo da herança da fertilidade em vacas de corte. Em três anos consecutivos foram feitas 3721 avaliações em vacas, predominantemente da raça Hereford e cruzamentos, mantidas sobre pastagens naturais em sete propriedades no sul do Rio Grande do Sul. Mais de 60% das vacas apresentaram escore de condição corporal de intermediário a superior (escala de cinco classes), variando significativamente entre propriedades e anos estudados. Foi observada baixa taxa de repetição dos escores nos mesmos animais em anos subsequentes, refutando a possibilidade de seleção direta para maior fertilidade em função do escore de condição corporal. Embora o sistema de escores não defina fenótipos quanto à fertilidade, permitiu a identificação de 1 em cada 200 vacas com a característica de manutenção dos escores superiores com cria ao pé durante três anos seguidos, as quais podem servir como indivíduos base para futuros estudos de associação genômica empregando marcadores de base individual.2023-01-26info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.redape.dados.embrapa.br/licenses/embrapa-by-nc-4.0.xhtmlAgricultural SciencesAnimal fertilityInheritanceRepeatabilityFertilidade animalHereditariedadeAnimal reproductioninfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPARepositório de Dados de PesquisaPUBhttps://www.redape.dados.embrapa.br/oaiopendoar:2024-03-20T09:48:59.054992Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)falsedoi:10.48432/SZDYZA
dc.title.none.fl_str_mv Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
Observação em rebanhos de criação extensiva do Rio Grande do Sul entre 2007 e 2009
Postpartum body condition score to identify the most fertile beef cows raised in extensive conditions
title Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
spellingShingle Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
Moraes, José Carlos Ferrugem
Agricultural Sciences
Animal fertility
Inheritance
Repeatability
Fertilidade animal
Hereditariedade
Animal reproduction
title_short Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
title_full Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
title_fullStr Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
title_full_unstemmed Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
title_sort Condição corporal pós-parto em vacas de corte e sua fertilidade
author Moraes, José Carlos Ferrugem
author_facet Moraes, José Carlos Ferrugem
Souza, Carlos José Hoff de
Brauner, Cassio Cassal
Pimentel, Marcelo Alves
Benavides, Magda Vieira
Ferraz, José Bento Sterman
author_role author
author2 Souza, Carlos José Hoff de
Brauner, Cassio Cassal
Pimentel, Marcelo Alves
Benavides, Magda Vieira
Ferraz, José Bento Sterman
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, José Carlos Ferrugem
Souza, Carlos José Hoff de
Brauner, Cassio Cassal
Pimentel, Marcelo Alves
Benavides, Magda Vieira
Ferraz, José Bento Sterman
dc.subject.none.fl_str_mv Agricultural Sciences
Animal fertility
Inheritance
Repeatability
Fertilidade animal
Hereditariedade
Animal reproduction
topic Agricultural Sciences
Animal fertility
Inheritance
Repeatability
Fertilidade animal
Hereditariedade
Animal reproduction
description A avaliação da condição corporal pós-parto em bovinos de corte é uma ferramenta útil para a recomendação de tecnologias relacionadas à nutrição e à reprodução, visando melhora da eficiência reprodutiva. Foi investigada a variabilidade e a repetibilidade dos escores de condição corporal entre 60-90 dias pós-parto com o objetivo de verificar a possibilidade dessas avaliações condicionarem algum indicativo da herança da fertilidade em vacas de corte. Em três anos consecutivos foram feitas 3721 avaliações em vacas, predominantemente da raça Hereford e cruzamentos, mantidas sobre pastagens naturais em sete propriedades no sul do Rio Grande do Sul. Mais de 60% das vacas apresentaram escore de condição corporal de intermediário a superior (escala de cinco classes), variando significativamente entre propriedades e anos estudados. Foi observada baixa taxa de repetição dos escores nos mesmos animais em anos subsequentes, refutando a possibilidade de seleção direta para maior fertilidade em função do escore de condição corporal. Embora o sistema de escores não defina fenótipos quanto à fertilidade, permitiu a identificação de 1 em cada 200 vacas com a característica de manutenção dos escores superiores com cria ao pé durante três anos seguidos, as quais podem servir como indivíduos base para futuros estudos de associação genômica empregando marcadores de base individual.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-26
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.48432/SZDYZA
url https://doi.org/10.48432/SZDYZA
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
https://www.redape.dados.embrapa.br/licenses/embrapa-by-nc-4.0.xhtml
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv https://www.redape.dados.embrapa.br/licenses/embrapa-by-nc-4.0.xhtml
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv Redape
publisher.none.fl_str_mv Redape
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape)
collection Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Dados de Pesquisa da EMBRAPA (Redape) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808846633280995328