Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boabaid,Fabiana M.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ferreira,Eduardo V., Arruda,Laura P. de, Gasparetto,Naiani D., Souza,Roberto L. de, Silva,Maria C. da, Dutra,Valéria, Nakazato,Luciano, Colodel,Edson M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000100012
Resumo: Relatam-se os achados epidemiológicos, clínicos, patológicos e micológicos de conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso. A doença ocorreu em uma propriedade no município de Nobres, em um rebanho com 40 ovelhas adultas, entre os meses de janeiro a junho de 2007. Aproximadamente 30% dos ovinos da propriedade adoeceram e todos os doentes morreram em curso clínico de 2-5 semanas. O quadro clínico foi caracterizado por apatia, emagrecimento, dificuldade respiratória com dispnéia, respiração ruidosa e oral, secreção nasal mucosa ou sero-sanguinolenta, exoftalmia unilateral, por vezes com cegueira, e morte. Havia desaparecimento de etmoturbinados com substituição por tecido bran-cacento, finamente granular, multilobulado e friável infil-trando-se na lâmina cribiforme, no septo nasal e nas coa-nas em todos os ovinos necropsiados. Lesões similares foram encontradas em linfonodos regionais (2 casos), pulmões (3), encéfalo (2) e em linfonodos do abomaso (1). Microscopicamente havia inflamação granulomatosa da região rinocerebral, caracterizada por necrose, proliferação de tecido conjuntivo, infiltrado de neutrófilos, eosinófilos, células epitelióides e células gigantes multinucleadas freqüentemente circundando material Splendori-Hoeppli, onde havia imagens negativas de hifas. Na impregnação pela Prata-Metenamina, as hifas tinham septos e ramificações escassas e irregulares, com dilatação balonosa terminal e com forte demarcação de contornos. Iso-lou-se de tecido nasal de quatro ovinos Conidiobolus sp.
id EMBRAPA-2_0b945af25559661d9de6064f0aa74cec
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2008000100012
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato GrossoConidiobolomicoseovinosrinite granulomatosaConidiobolus spRelatam-se os achados epidemiológicos, clínicos, patológicos e micológicos de conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso. A doença ocorreu em uma propriedade no município de Nobres, em um rebanho com 40 ovelhas adultas, entre os meses de janeiro a junho de 2007. Aproximadamente 30% dos ovinos da propriedade adoeceram e todos os doentes morreram em curso clínico de 2-5 semanas. O quadro clínico foi caracterizado por apatia, emagrecimento, dificuldade respiratória com dispnéia, respiração ruidosa e oral, secreção nasal mucosa ou sero-sanguinolenta, exoftalmia unilateral, por vezes com cegueira, e morte. Havia desaparecimento de etmoturbinados com substituição por tecido bran-cacento, finamente granular, multilobulado e friável infil-trando-se na lâmina cribiforme, no septo nasal e nas coa-nas em todos os ovinos necropsiados. Lesões similares foram encontradas em linfonodos regionais (2 casos), pulmões (3), encéfalo (2) e em linfonodos do abomaso (1). Microscopicamente havia inflamação granulomatosa da região rinocerebral, caracterizada por necrose, proliferação de tecido conjuntivo, infiltrado de neutrófilos, eosinófilos, células epitelióides e células gigantes multinucleadas freqüentemente circundando material Splendori-Hoeppli, onde havia imagens negativas de hifas. Na impregnação pela Prata-Metenamina, as hifas tinham septos e ramificações escassas e irregulares, com dilatação balonosa terminal e com forte demarcação de contornos. Iso-lou-se de tecido nasal de quatro ovinos Conidiobolus sp.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000100012Pesquisa Veterinária Brasileira v.28 n.1 2008reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2008000100012info:eu-repo/semantics/openAccessBoabaid,Fabiana M.Ferreira,Eduardo V.Arruda,Laura P. deGasparetto,Naiani D.Souza,Roberto L. deSilva,Maria C. daDutra,ValériaNakazato,LucianoColodel,Edson M.por2008-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2008000100012Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2008-03-27T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
title Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
spellingShingle Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
Boabaid,Fabiana M.
Conidiobolomicose
ovinos
rinite granulomatosa
Conidiobolus sp
title_short Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
title_full Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
title_fullStr Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
title_full_unstemmed Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
title_sort Conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso
author Boabaid,Fabiana M.
author_facet Boabaid,Fabiana M.
Ferreira,Eduardo V.
Arruda,Laura P. de
Gasparetto,Naiani D.
Souza,Roberto L. de
Silva,Maria C. da
Dutra,Valéria
Nakazato,Luciano
Colodel,Edson M.
author_role author
author2 Ferreira,Eduardo V.
Arruda,Laura P. de
Gasparetto,Naiani D.
Souza,Roberto L. de
Silva,Maria C. da
Dutra,Valéria
Nakazato,Luciano
Colodel,Edson M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boabaid,Fabiana M.
Ferreira,Eduardo V.
Arruda,Laura P. de
Gasparetto,Naiani D.
Souza,Roberto L. de
Silva,Maria C. da
Dutra,Valéria
Nakazato,Luciano
Colodel,Edson M.
dc.subject.por.fl_str_mv Conidiobolomicose
ovinos
rinite granulomatosa
Conidiobolus sp
topic Conidiobolomicose
ovinos
rinite granulomatosa
Conidiobolus sp
description Relatam-se os achados epidemiológicos, clínicos, patológicos e micológicos de conidiobolomicose em ovinos no Estado de Mato Grosso. A doença ocorreu em uma propriedade no município de Nobres, em um rebanho com 40 ovelhas adultas, entre os meses de janeiro a junho de 2007. Aproximadamente 30% dos ovinos da propriedade adoeceram e todos os doentes morreram em curso clínico de 2-5 semanas. O quadro clínico foi caracterizado por apatia, emagrecimento, dificuldade respiratória com dispnéia, respiração ruidosa e oral, secreção nasal mucosa ou sero-sanguinolenta, exoftalmia unilateral, por vezes com cegueira, e morte. Havia desaparecimento de etmoturbinados com substituição por tecido bran-cacento, finamente granular, multilobulado e friável infil-trando-se na lâmina cribiforme, no septo nasal e nas coa-nas em todos os ovinos necropsiados. Lesões similares foram encontradas em linfonodos regionais (2 casos), pulmões (3), encéfalo (2) e em linfonodos do abomaso (1). Microscopicamente havia inflamação granulomatosa da região rinocerebral, caracterizada por necrose, proliferação de tecido conjuntivo, infiltrado de neutrófilos, eosinófilos, células epitelióides e células gigantes multinucleadas freqüentemente circundando material Splendori-Hoeppli, onde havia imagens negativas de hifas. Na impregnação pela Prata-Metenamina, as hifas tinham septos e ramificações escassas e irregulares, com dilatação balonosa terminal e com forte demarcação de contornos. Iso-lou-se de tecido nasal de quatro ovinos Conidiobolus sp.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2008000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.28 n.1 2008
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122228746682368