Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Maria Cristina N.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Marcello,Gracy C.G., Alencar,Nayro X., Ferreira,Ana Maria R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000800002
Resumo: Doença renal crônica (DRC) é a forma mais comum de doença renal em gatos. Vários fatores têm sido citados como importantes na progressão da doença, dentre eles a proteinúria. A relação proteína-creatinina (RPC) urinária em uma única amostra de urina apresenta boa correlação com a perda de proteína urinária em 24 horas. O objetivo dessa investigação foi determinar a RPC urinária em gatos com DRC adquirida naturalmente. A determinação da RPC foi realizada em nove gatos saudáveis (Grupo I) e em trinta gatos com DRC (Grupo II). Os gatos do Grupo I apresentaram RPC de 0,16±0,10 e os gatos do Grupo II apresentaram RPC de 0,53± 0,59. No Grupo II encontrou-se correlação positiva e significante da RPC com o nível de creatinina sérica. Os resultados deste estudo demonstram que a RPC urinária em gatos com DRC é bastante variável e que, à semelhança do que já havia sido previamente descrito, aproximadamente um terço dos gatos com DRC são considerados proteinúricos segundo critérios estabelecidos pela literatura (RPC urinária >0,4).
id EMBRAPA-2_0c3aa684692b7500259cea06efc8e9c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2009000800002
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônicaDoenças de gatosdoença renal crônicarelação proteína-creatinina urináriaDoença renal crônica (DRC) é a forma mais comum de doença renal em gatos. Vários fatores têm sido citados como importantes na progressão da doença, dentre eles a proteinúria. A relação proteína-creatinina (RPC) urinária em uma única amostra de urina apresenta boa correlação com a perda de proteína urinária em 24 horas. O objetivo dessa investigação foi determinar a RPC urinária em gatos com DRC adquirida naturalmente. A determinação da RPC foi realizada em nove gatos saudáveis (Grupo I) e em trinta gatos com DRC (Grupo II). Os gatos do Grupo I apresentaram RPC de 0,16±0,10 e os gatos do Grupo II apresentaram RPC de 0,53± 0,59. No Grupo II encontrou-se correlação positiva e significante da RPC com o nível de creatinina sérica. Os resultados deste estudo demonstram que a RPC urinária em gatos com DRC é bastante variável e que, à semelhança do que já havia sido previamente descrito, aproximadamente um terço dos gatos com DRC são considerados proteinúricos segundo critérios estabelecidos pela literatura (RPC urinária >0,4).Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000800002Pesquisa Veterinária Brasileira v.29 n.8 2009reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2009000800002info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Maria Cristina N.Marcello,Gracy C.G.Alencar,Nayro X.Ferreira,Ana Maria R.por2009-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2009000800002Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2009-11-24T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
title Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
spellingShingle Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
Castro,Maria Cristina N.
Doenças de gatos
doença renal crônica
relação proteína-creatinina urinária
title_short Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
title_full Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
title_fullStr Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
title_full_unstemmed Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
title_sort Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica
author Castro,Maria Cristina N.
author_facet Castro,Maria Cristina N.
Marcello,Gracy C.G.
Alencar,Nayro X.
Ferreira,Ana Maria R.
author_role author
author2 Marcello,Gracy C.G.
Alencar,Nayro X.
Ferreira,Ana Maria R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,Maria Cristina N.
Marcello,Gracy C.G.
Alencar,Nayro X.
Ferreira,Ana Maria R.
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças de gatos
doença renal crônica
relação proteína-creatinina urinária
topic Doenças de gatos
doença renal crônica
relação proteína-creatinina urinária
description Doença renal crônica (DRC) é a forma mais comum de doença renal em gatos. Vários fatores têm sido citados como importantes na progressão da doença, dentre eles a proteinúria. A relação proteína-creatinina (RPC) urinária em uma única amostra de urina apresenta boa correlação com a perda de proteína urinária em 24 horas. O objetivo dessa investigação foi determinar a RPC urinária em gatos com DRC adquirida naturalmente. A determinação da RPC foi realizada em nove gatos saudáveis (Grupo I) e em trinta gatos com DRC (Grupo II). Os gatos do Grupo I apresentaram RPC de 0,16±0,10 e os gatos do Grupo II apresentaram RPC de 0,53± 0,59. No Grupo II encontrou-se correlação positiva e significante da RPC com o nível de creatinina sérica. Os resultados deste estudo demonstram que a RPC urinária em gatos com DRC é bastante variável e que, à semelhança do que já havia sido previamente descrito, aproximadamente um terço dos gatos com DRC são considerados proteinúricos segundo critérios estabelecidos pela literatura (RPC urinária >0,4).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000800002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000800002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2009000800002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.29 n.8 2009
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122229589737472