Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreto,Amanda O.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira,Franceliusa D., Bertassoli,Bruno M., Assis Neto,Antônio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000300269
Resumo: RESUMO: A capivara (Hydrochoerus hydrochoeris), um roedor silvestre típico no continente Sul-americano, é utilizada como fonte de alimento em toda a sua região de ocorrência, sendo um importante componente na dieta de povo indígena e população rural do Brasil. O conhecimento da morfologia fornece bases para outras áreas de atuação, bem coamo, para o manejo biológico de animais silvestres. Devido à escassez na literatura de estudos anatômicos e morfológicos do aparelho respiratório da capivara, o objetivo deste trabalho é analisar os órgãos deste aparelho, macro e microscopicamente, para que possamos adquirir melhor conhecimento básico e compará-lo com o de animais da mesma subordem (Histricomorfos) e com outras espécies de mamíferos. Vimos que o aparelho respiratório da capivara é formado pelas narinas, fossas nasais, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões. O nariz se localiza em plano nasal com as narinas dispostas lateralmente. A maior parte da cavidade nasal está ocupada pelas conchas nasais, que se apresentam como estruturas em formato de espiral, com seus respectivos meatos. A laringe está delimitada por suas cartilagens e está em comunicação com a traqueia. A traqueia é um tubo cartilaginoso flexível e membranoso, com anéis incompletos em formato de “C”, que se bifurca em sua parte terminal, formando a carina traqueal. Os pulmões apresentam-se em pares, direito (com quatro lobos) e esquerdo (com dois lobos), localizados na cavidade torácica. As árvores brônquicas são formadas pelo brônquio primário e por uma sequência intrapulmonar que inclui brônquios intrapulmonares, bronquíolos, bronquíolos terminais e bronquíolos respiratórios.
id EMBRAPA-2_16aafac182505ee0942cf860764e6913
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2017000300269
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)CapivaraHydrochoerus hydrochoerisroedoresanatomiahistologiatrato respiratórioRESUMO: A capivara (Hydrochoerus hydrochoeris), um roedor silvestre típico no continente Sul-americano, é utilizada como fonte de alimento em toda a sua região de ocorrência, sendo um importante componente na dieta de povo indígena e população rural do Brasil. O conhecimento da morfologia fornece bases para outras áreas de atuação, bem coamo, para o manejo biológico de animais silvestres. Devido à escassez na literatura de estudos anatômicos e morfológicos do aparelho respiratório da capivara, o objetivo deste trabalho é analisar os órgãos deste aparelho, macro e microscopicamente, para que possamos adquirir melhor conhecimento básico e compará-lo com o de animais da mesma subordem (Histricomorfos) e com outras espécies de mamíferos. Vimos que o aparelho respiratório da capivara é formado pelas narinas, fossas nasais, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões. O nariz se localiza em plano nasal com as narinas dispostas lateralmente. A maior parte da cavidade nasal está ocupada pelas conchas nasais, que se apresentam como estruturas em formato de espiral, com seus respectivos meatos. A laringe está delimitada por suas cartilagens e está em comunicação com a traqueia. A traqueia é um tubo cartilaginoso flexível e membranoso, com anéis incompletos em formato de “C”, que se bifurca em sua parte terminal, formando a carina traqueal. Os pulmões apresentam-se em pares, direito (com quatro lobos) e esquerdo (com dois lobos), localizados na cavidade torácica. As árvores brônquicas são formadas pelo brônquio primário e por uma sequência intrapulmonar que inclui brônquios intrapulmonares, bronquíolos, bronquíolos terminais e bronquíolos respiratórios.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000300269Pesquisa Veterinária Brasileira v.37 n.3 2017reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/s0100-736x2017000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMoreto,Amanda O.Oliveira,Franceliusa D.Bertassoli,Bruno M.Assis Neto,Antônio C.por2017-06-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2017000300269Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2017-06-13T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
title Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
spellingShingle Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
Moreto,Amanda O.
Capivara
Hydrochoerus hydrochoeris
roedores
anatomia
histologia
trato respiratório
title_short Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
title_full Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
title_fullStr Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
title_full_unstemmed Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
title_sort Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris)
author Moreto,Amanda O.
author_facet Moreto,Amanda O.
Oliveira,Franceliusa D.
Bertassoli,Bruno M.
Assis Neto,Antônio C.
author_role author
author2 Oliveira,Franceliusa D.
Bertassoli,Bruno M.
Assis Neto,Antônio C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreto,Amanda O.
Oliveira,Franceliusa D.
Bertassoli,Bruno M.
Assis Neto,Antônio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Capivara
Hydrochoerus hydrochoeris
roedores
anatomia
histologia
trato respiratório
topic Capivara
Hydrochoerus hydrochoeris
roedores
anatomia
histologia
trato respiratório
description RESUMO: A capivara (Hydrochoerus hydrochoeris), um roedor silvestre típico no continente Sul-americano, é utilizada como fonte de alimento em toda a sua região de ocorrência, sendo um importante componente na dieta de povo indígena e população rural do Brasil. O conhecimento da morfologia fornece bases para outras áreas de atuação, bem coamo, para o manejo biológico de animais silvestres. Devido à escassez na literatura de estudos anatômicos e morfológicos do aparelho respiratório da capivara, o objetivo deste trabalho é analisar os órgãos deste aparelho, macro e microscopicamente, para que possamos adquirir melhor conhecimento básico e compará-lo com o de animais da mesma subordem (Histricomorfos) e com outras espécies de mamíferos. Vimos que o aparelho respiratório da capivara é formado pelas narinas, fossas nasais, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões. O nariz se localiza em plano nasal com as narinas dispostas lateralmente. A maior parte da cavidade nasal está ocupada pelas conchas nasais, que se apresentam como estruturas em formato de espiral, com seus respectivos meatos. A laringe está delimitada por suas cartilagens e está em comunicação com a traqueia. A traqueia é um tubo cartilaginoso flexível e membranoso, com anéis incompletos em formato de “C”, que se bifurca em sua parte terminal, formando a carina traqueal. Os pulmões apresentam-se em pares, direito (com quatro lobos) e esquerdo (com dois lobos), localizados na cavidade torácica. As árvores brônquicas são formadas pelo brônquio primário e por uma sequência intrapulmonar que inclui brônquios intrapulmonares, bronquíolos, bronquíolos terminais e bronquíolos respiratórios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000300269
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000300269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0100-736x2017000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.37 n.3 2017
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122236971712512