Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trujillo,Janzel G.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira,Maria Audiléia S., Lima,Adrielli Heloise A., Montão,Daniele P., Ross,Talita B., Riet-Correa,Gabriela, Cerqueira,Valíria D., Bezerra Júnior,Pedro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300382
Resumo: RESUMO: O presente trabalho descreve um surto de intoxicação por etanol que afetou um rebanho bovino de aptidão leiteira alimentado com o subproduto de cervejaria denominado bagaço de malte, resíduo úmido de cervejaria (RUC), resíduo de cevada maltada ou simplesmente “cevada”. O surto iniciou cerca de 24 horas após ao fornecimento de uma nova partida do subproduto que apresentava odor alcoólico. Análise cromatográfica e microbiológica de amostra deste subproduto confirmou a presença de etanol e Saccharomyces spp., respectivamente, indicando a adição de outro subproduto de cervejaria, a levedura de cerveja ou levedo. Os principais sinais clínicos observados foram diarreia, salivação, andar cambaleante e decúbito. A morbidade foi de 12,2% (5/41) e mortalidade de 2,4% (1/41). Uma vaca que morreu após um curso clínico de 3 dias foi necropsiada. Não foram observadas lesões macroscópicas significativas, mas na histopatologia havia rumenite necrosupurativa aguda, multifocal, moderada, com colonização bacteriana e fúngica secundária, indicando acidose ruminal concomitante. Em análise cromatográfica de amostras de conteúdo ruminal e fígado deste bovino foram detectadas quantidades variáveis de etanol. Os dados do presente estudo indicam que a possibilidade de intoxicação por etanol deve ser considerada em bovinos com sinais neurológicos e digestivos alimentados com RUC quando a este acrescentado levedura de cerveja.
id EMBRAPA-2_16c7415a711658e13db012bae9de516c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2018000300382
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cervejaBovinoálcool etílicolevedo de cervejaintoxicaçãocevadasubprodutostoxicosesRESUMO: O presente trabalho descreve um surto de intoxicação por etanol que afetou um rebanho bovino de aptidão leiteira alimentado com o subproduto de cervejaria denominado bagaço de malte, resíduo úmido de cervejaria (RUC), resíduo de cevada maltada ou simplesmente “cevada”. O surto iniciou cerca de 24 horas após ao fornecimento de uma nova partida do subproduto que apresentava odor alcoólico. Análise cromatográfica e microbiológica de amostra deste subproduto confirmou a presença de etanol e Saccharomyces spp., respectivamente, indicando a adição de outro subproduto de cervejaria, a levedura de cerveja ou levedo. Os principais sinais clínicos observados foram diarreia, salivação, andar cambaleante e decúbito. A morbidade foi de 12,2% (5/41) e mortalidade de 2,4% (1/41). Uma vaca que morreu após um curso clínico de 3 dias foi necropsiada. Não foram observadas lesões macroscópicas significativas, mas na histopatologia havia rumenite necrosupurativa aguda, multifocal, moderada, com colonização bacteriana e fúngica secundária, indicando acidose ruminal concomitante. Em análise cromatográfica de amostras de conteúdo ruminal e fígado deste bovino foram detectadas quantidades variáveis de etanol. Os dados do presente estudo indicam que a possibilidade de intoxicação por etanol deve ser considerada em bovinos com sinais neurológicos e digestivos alimentados com RUC quando a este acrescentado levedura de cerveja.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300382Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.3 2018reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/1678-5150-pvb-5308info:eu-repo/semantics/openAccessTrujillo,Janzel G.Teixeira,Maria Audiléia S.Lima,Adrielli Heloise A.Montão,Daniele P.Ross,Talita B.Riet-Correa,GabrielaCerqueira,Valíria D.Bezerra Júnior,Pedro S.por2018-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2018000300382Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2018-06-06T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
title Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
spellingShingle Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
Trujillo,Janzel G.
Bovino
álcool etílico
levedo de cerveja
intoxicação
cevada
subprodutos
toxicoses
title_short Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
title_full Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
title_fullStr Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
title_full_unstemmed Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
title_sort Intoxicação por etanol em bovinos alimentados com bagaço de malte acrescido de levedura de cerveja
author Trujillo,Janzel G.
author_facet Trujillo,Janzel G.
Teixeira,Maria Audiléia S.
Lima,Adrielli Heloise A.
Montão,Daniele P.
Ross,Talita B.
Riet-Correa,Gabriela
Cerqueira,Valíria D.
Bezerra Júnior,Pedro S.
author_role author
author2 Teixeira,Maria Audiléia S.
Lima,Adrielli Heloise A.
Montão,Daniele P.
Ross,Talita B.
Riet-Correa,Gabriela
Cerqueira,Valíria D.
Bezerra Júnior,Pedro S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trujillo,Janzel G.
Teixeira,Maria Audiléia S.
Lima,Adrielli Heloise A.
Montão,Daniele P.
Ross,Talita B.
Riet-Correa,Gabriela
Cerqueira,Valíria D.
Bezerra Júnior,Pedro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Bovino
álcool etílico
levedo de cerveja
intoxicação
cevada
subprodutos
toxicoses
topic Bovino
álcool etílico
levedo de cerveja
intoxicação
cevada
subprodutos
toxicoses
description RESUMO: O presente trabalho descreve um surto de intoxicação por etanol que afetou um rebanho bovino de aptidão leiteira alimentado com o subproduto de cervejaria denominado bagaço de malte, resíduo úmido de cervejaria (RUC), resíduo de cevada maltada ou simplesmente “cevada”. O surto iniciou cerca de 24 horas após ao fornecimento de uma nova partida do subproduto que apresentava odor alcoólico. Análise cromatográfica e microbiológica de amostra deste subproduto confirmou a presença de etanol e Saccharomyces spp., respectivamente, indicando a adição de outro subproduto de cervejaria, a levedura de cerveja ou levedo. Os principais sinais clínicos observados foram diarreia, salivação, andar cambaleante e decúbito. A morbidade foi de 12,2% (5/41) e mortalidade de 2,4% (1/41). Uma vaca que morreu após um curso clínico de 3 dias foi necropsiada. Não foram observadas lesões macroscópicas significativas, mas na histopatologia havia rumenite necrosupurativa aguda, multifocal, moderada, com colonização bacteriana e fúngica secundária, indicando acidose ruminal concomitante. Em análise cromatográfica de amostras de conteúdo ruminal e fígado deste bovino foram detectadas quantidades variáveis de etanol. Os dados do presente estudo indicam que a possibilidade de intoxicação por etanol deve ser considerada em bovinos com sinais neurológicos e digestivos alimentados com RUC quando a este acrescentado levedura de cerveja.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300382
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-5150-pvb-5308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.3 2018
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122238005608448