Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Andrezza B.S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos,Thais M.V., Carvalho,Maria Acelina M., Guerra,Paulo S.L., Rizzo,Marcia S., Araújo,Waldilleny R., Torres,Cristiane B.B., Conde Junior,Airton M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000600015
Resumo: A cutia (Dasyprocta sp.) é um roedor silvestre com distribuição mundial. Atualmente, além de importante papel ecológico que exerce, está sendo utilizada como modelo em experimento animal. Estudos sobre a morfologia destes animais são importantes porque podem ser uma alternativa para o estudo de diversos processos patológicos, além de contribuirem para a preservação da espécie. A laringe é um órgão localizado entre a faringe e a traqueia, no qual está envolvido nas funções de respiração, deglutição e fonação. O presente estudo propôs realizar uma descrição morfológica macroscópica e microscópica da laringe da cutia. Para tanto, foram utilizadas quinze cutias pertencentes ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí e provenientes do Núcleo de Estudos e Preservação de Animais Silvestres com licença do IBAMA (Nº 02/08-618, CTF Nº 474064). Todos os animais foram identificados, promovida a sexagem e, posteriormente, a laringe acessada e dissecada sendo os fragmentos cartilagíneos encaminhados para rotina histológica e corados pelo método de hematoxilina-eosina. As lâminas obtidas foram visualizadas em microscopia óptica de luz e foto documentadas. A laringe da cutia apresenta cinco cartilagens, com ausência da cartilagem cuneiforme e presença da incisura caudal na cartilagem tireoide. O tecido epitelial da laringe varia de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado à não queratinizado e ciliado com células caliciformes.
id EMBRAPA-2_2c9f3c6a8286456d051eceef4a60deb7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2014000600015
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)CutiaDasyprocta splaringeroedores silvestresmorfologiaA cutia (Dasyprocta sp.) é um roedor silvestre com distribuição mundial. Atualmente, além de importante papel ecológico que exerce, está sendo utilizada como modelo em experimento animal. Estudos sobre a morfologia destes animais são importantes porque podem ser uma alternativa para o estudo de diversos processos patológicos, além de contribuirem para a preservação da espécie. A laringe é um órgão localizado entre a faringe e a traqueia, no qual está envolvido nas funções de respiração, deglutição e fonação. O presente estudo propôs realizar uma descrição morfológica macroscópica e microscópica da laringe da cutia. Para tanto, foram utilizadas quinze cutias pertencentes ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí e provenientes do Núcleo de Estudos e Preservação de Animais Silvestres com licença do IBAMA (Nº 02/08-618, CTF Nº 474064). Todos os animais foram identificados, promovida a sexagem e, posteriormente, a laringe acessada e dissecada sendo os fragmentos cartilagíneos encaminhados para rotina histológica e corados pelo método de hematoxilina-eosina. As lâminas obtidas foram visualizadas em microscopia óptica de luz e foto documentadas. A laringe da cutia apresenta cinco cartilagens, com ausência da cartilagem cuneiforme e presença da incisura caudal na cartilagem tireoide. O tecido epitelial da laringe varia de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado à não queratinizado e ciliado com células caliciformes.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000600015Pesquisa Veterinária Brasileira v.34 n.6 2014reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2014000600015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Andrezza B.S.Santos,Thais M.V.Carvalho,Maria Acelina M.Guerra,Paulo S.L.Rizzo,Marcia S.Araújo,Waldilleny R.Torres,Cristiane B.B.Conde Junior,Airton M.por2014-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2014000600015Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2014-07-24T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
title Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
spellingShingle Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
Silva,Andrezza B.S.
Cutia
Dasyprocta sp
laringe
roedores silvestres
morfologia
title_short Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
title_full Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
title_fullStr Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
title_full_unstemmed Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
title_sort Morfologia da laringe de cutia (Dasyprocta sp.)
author Silva,Andrezza B.S.
author_facet Silva,Andrezza B.S.
Santos,Thais M.V.
Carvalho,Maria Acelina M.
Guerra,Paulo S.L.
Rizzo,Marcia S.
Araújo,Waldilleny R.
Torres,Cristiane B.B.
Conde Junior,Airton M.
author_role author
author2 Santos,Thais M.V.
Carvalho,Maria Acelina M.
Guerra,Paulo S.L.
Rizzo,Marcia S.
Araújo,Waldilleny R.
Torres,Cristiane B.B.
Conde Junior,Airton M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Andrezza B.S.
Santos,Thais M.V.
Carvalho,Maria Acelina M.
Guerra,Paulo S.L.
Rizzo,Marcia S.
Araújo,Waldilleny R.
Torres,Cristiane B.B.
Conde Junior,Airton M.
dc.subject.por.fl_str_mv Cutia
Dasyprocta sp
laringe
roedores silvestres
morfologia
topic Cutia
Dasyprocta sp
laringe
roedores silvestres
morfologia
description A cutia (Dasyprocta sp.) é um roedor silvestre com distribuição mundial. Atualmente, além de importante papel ecológico que exerce, está sendo utilizada como modelo em experimento animal. Estudos sobre a morfologia destes animais são importantes porque podem ser uma alternativa para o estudo de diversos processos patológicos, além de contribuirem para a preservação da espécie. A laringe é um órgão localizado entre a faringe e a traqueia, no qual está envolvido nas funções de respiração, deglutição e fonação. O presente estudo propôs realizar uma descrição morfológica macroscópica e microscópica da laringe da cutia. Para tanto, foram utilizadas quinze cutias pertencentes ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí e provenientes do Núcleo de Estudos e Preservação de Animais Silvestres com licença do IBAMA (Nº 02/08-618, CTF Nº 474064). Todos os animais foram identificados, promovida a sexagem e, posteriormente, a laringe acessada e dissecada sendo os fragmentos cartilagíneos encaminhados para rotina histológica e corados pelo método de hematoxilina-eosina. As lâminas obtidas foram visualizadas em microscopia óptica de luz e foto documentadas. A laringe da cutia apresenta cinco cartilagens, com ausência da cartilagem cuneiforme e presença da incisura caudal na cartilagem tireoide. O tecido epitelial da laringe varia de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado à não queratinizado e ciliado com células caliciformes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000600015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000600015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2014000600015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.34 n.6 2014
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122234280017920