Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo,Luã B.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moura,Carlos Eduardo B., Oliveira,Moacir F., Paula,Valéria V., Bezerra,Ferdinando V.F., Queiroz,Genilson F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300558
Resumo: RESUMO: A leptina, uma citocina produzida pelas células adiposas, é alvo da comunidade científica por acreditarem que ela apresente impacto sobre a reprodução dos animais promovendo a puberdade, foliculogênese e oogênese, ciclo estral e auxiliando na fecundação. A compreensão dos mecanismos que controlam a atividade reprodutiva de preás (Galea spixii) possui papel relevante para a preservação da espécie. Desta forma, o presente trabalho propôs analisar a imunolocalização dos receptores de leptina (Ob-R) no ovário de preás. Coletaram-se os ovários de 20 fêmeas adultas, não prenhes e saudáveis. As amostras foram fixadas em paraformaldeído a 4% em tampão fosfato, incluídas em parafina e seccionadas para a realização de imunohistoquímica (IHC). As secções foram fotomicrografadas e avaliadas quanto à intensidade da reação. Observou-se forte imunorreação no oócito e nas células da teca, moderada nas células do estroma ovariano e nas células luteínicas grandes e fracamente coradas nas células da granulosa, endoteliais, perivasculares e células luteínicas pequenas. Quando comparado a expressão de receptores ao longo do desenvolvimento folicular foi observado que o oócito e as células da teca se mantiveram com expressão na mesma intensidade. Entretanto, as células da granulosa apresentaram forte marcação nos estádios pré-antrais enquanto que nos folículos antrais apresentou fraca intensidade. Concluímos que em ovários de Galea spixii existe a presença de Ob-R nas principais estruturas do ovário sugerindo que este hormônio desempenhe papel fundamental na reprodução desta espécie.
id EMBRAPA-2_406f51560bc296868c3890029a74d7e2
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2018000300558
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)Imunolocalizaçãoreceptores de leptinaováriopreáGalea spixiiadipocitocinashistricomorfosCaviidaereprodução de roedoresRESUMO: A leptina, uma citocina produzida pelas células adiposas, é alvo da comunidade científica por acreditarem que ela apresente impacto sobre a reprodução dos animais promovendo a puberdade, foliculogênese e oogênese, ciclo estral e auxiliando na fecundação. A compreensão dos mecanismos que controlam a atividade reprodutiva de preás (Galea spixii) possui papel relevante para a preservação da espécie. Desta forma, o presente trabalho propôs analisar a imunolocalização dos receptores de leptina (Ob-R) no ovário de preás. Coletaram-se os ovários de 20 fêmeas adultas, não prenhes e saudáveis. As amostras foram fixadas em paraformaldeído a 4% em tampão fosfato, incluídas em parafina e seccionadas para a realização de imunohistoquímica (IHC). As secções foram fotomicrografadas e avaliadas quanto à intensidade da reação. Observou-se forte imunorreação no oócito e nas células da teca, moderada nas células do estroma ovariano e nas células luteínicas grandes e fracamente coradas nas células da granulosa, endoteliais, perivasculares e células luteínicas pequenas. Quando comparado a expressão de receptores ao longo do desenvolvimento folicular foi observado que o oócito e as células da teca se mantiveram com expressão na mesma intensidade. Entretanto, as células da granulosa apresentaram forte marcação nos estádios pré-antrais enquanto que nos folículos antrais apresentou fraca intensidade. Concluímos que em ovários de Galea spixii existe a presença de Ob-R nas principais estruturas do ovário sugerindo que este hormônio desempenhe papel fundamental na reprodução desta espécie.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300558Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.3 2018reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/1678-5150-pvb-5230info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo,Luã B.Moura,Carlos Eduardo B.Oliveira,Moacir F.Paula,Valéria V.Bezerra,Ferdinando V.F.Queiroz,Genilson F.por2018-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2018000300558Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2018-06-06T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
title Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
spellingShingle Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
Macêdo,Luã B.
Imunolocalização
receptores de leptina
ovário
preá
Galea spixii
adipocitocinas
histricomorfos
Caviidae
reprodução de roedores
title_short Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
title_full Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
title_fullStr Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
title_full_unstemmed Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
title_sort Imunolocalização de receptores de leptina no ovário de preás (Galea spixii Wagler, 1831)
author Macêdo,Luã B.
author_facet Macêdo,Luã B.
Moura,Carlos Eduardo B.
Oliveira,Moacir F.
Paula,Valéria V.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Queiroz,Genilson F.
author_role author
author2 Moura,Carlos Eduardo B.
Oliveira,Moacir F.
Paula,Valéria V.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Queiroz,Genilson F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo,Luã B.
Moura,Carlos Eduardo B.
Oliveira,Moacir F.
Paula,Valéria V.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Queiroz,Genilson F.
dc.subject.por.fl_str_mv Imunolocalização
receptores de leptina
ovário
preá
Galea spixii
adipocitocinas
histricomorfos
Caviidae
reprodução de roedores
topic Imunolocalização
receptores de leptina
ovário
preá
Galea spixii
adipocitocinas
histricomorfos
Caviidae
reprodução de roedores
description RESUMO: A leptina, uma citocina produzida pelas células adiposas, é alvo da comunidade científica por acreditarem que ela apresente impacto sobre a reprodução dos animais promovendo a puberdade, foliculogênese e oogênese, ciclo estral e auxiliando na fecundação. A compreensão dos mecanismos que controlam a atividade reprodutiva de preás (Galea spixii) possui papel relevante para a preservação da espécie. Desta forma, o presente trabalho propôs analisar a imunolocalização dos receptores de leptina (Ob-R) no ovário de preás. Coletaram-se os ovários de 20 fêmeas adultas, não prenhes e saudáveis. As amostras foram fixadas em paraformaldeído a 4% em tampão fosfato, incluídas em parafina e seccionadas para a realização de imunohistoquímica (IHC). As secções foram fotomicrografadas e avaliadas quanto à intensidade da reação. Observou-se forte imunorreação no oócito e nas células da teca, moderada nas células do estroma ovariano e nas células luteínicas grandes e fracamente coradas nas células da granulosa, endoteliais, perivasculares e células luteínicas pequenas. Quando comparado a expressão de receptores ao longo do desenvolvimento folicular foi observado que o oócito e as células da teca se mantiveram com expressão na mesma intensidade. Entretanto, as células da granulosa apresentaram forte marcação nos estádios pré-antrais enquanto que nos folículos antrais apresentou fraca intensidade. Concluímos que em ovários de Galea spixii existe a presença de Ob-R nas principais estruturas do ovário sugerindo que este hormônio desempenhe papel fundamental na reprodução desta espécie.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300558
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000300558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-5150-pvb-5230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.3 2018
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122238330667008