Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Fernanda P.S.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida,Valdir M., Albuquerque,Raquel F., Rocha,Brena P., Soares,Pierre C., Silva Filho,Givaldo B., Chaves,Hisadora A., Mendonça,Fábio S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000601117
Resumo: RESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos clínicos e patológicos da deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco. Para isso, visitas técnicas foram realizadas em diferentes propriedades na microrregião do Sertão do Moxotó durante o período da estação seca. Realizaram-se exames clínicos, determinação da atividade sérica de cálcio total e ionizado, fosforo sérico, magnésio, razão Ca:P, proteína total, albumina, globulina e o percentual de cinzas ósseas. Biopsias ósseas da região hipocondríaca da 12 costela direita foram fixadas em solução de formalina a 10% e descalcificadas para análises histológicas. Os principais sinais clínicos observados nos caprinos com deficiência de fósforo foram aumento da fragilidade óssea além de desidratação, magreza, hipomotilidade ruminal, alopecia, pelos opacos, quebradiços e eriçados e osteofagia. As médias dos valores das cinzas ósseas e do teor de fósforo nos ossos estavam abaixo dos valores de referência e a correlação entre essas duas variáveis foi fortemente positiva (r=0,91); a redução da concentração do fósforo sérico foi acompanhada da redução da porcentagem desse mineral nas cinzas. Esse resultado é conclusivo para o diagnóstico de deficiência de fósforo. No exame microscópico dos fragmentos ósseos das costelas, verificou-se evidente aumento da atividade osteoclástica com áreas de reabsorção óssea e maior quantidade de tecido osteóide e de fibras colágenas na matriz óssea. Conclui-se que a deficiência de fósforo é uma doença frequente em caprinos criados em regime semi-extensivo no semiárido de Pernambuco e que a suplementação desse mineral é necessária na região estudada.
id EMBRAPA-2_604637a097bd6fef4e57128fa1eb32a4
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2018000601117
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de PernambucoDeficiência de fósforocaprinossemiárido brasileiroosteofagiahipofosforosemacromineraisnutrição mineralruminantesclínicaRESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos clínicos e patológicos da deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco. Para isso, visitas técnicas foram realizadas em diferentes propriedades na microrregião do Sertão do Moxotó durante o período da estação seca. Realizaram-se exames clínicos, determinação da atividade sérica de cálcio total e ionizado, fosforo sérico, magnésio, razão Ca:P, proteína total, albumina, globulina e o percentual de cinzas ósseas. Biopsias ósseas da região hipocondríaca da 12 costela direita foram fixadas em solução de formalina a 10% e descalcificadas para análises histológicas. Os principais sinais clínicos observados nos caprinos com deficiência de fósforo foram aumento da fragilidade óssea além de desidratação, magreza, hipomotilidade ruminal, alopecia, pelos opacos, quebradiços e eriçados e osteofagia. As médias dos valores das cinzas ósseas e do teor de fósforo nos ossos estavam abaixo dos valores de referência e a correlação entre essas duas variáveis foi fortemente positiva (r=0,91); a redução da concentração do fósforo sérico foi acompanhada da redução da porcentagem desse mineral nas cinzas. Esse resultado é conclusivo para o diagnóstico de deficiência de fósforo. No exame microscópico dos fragmentos ósseos das costelas, verificou-se evidente aumento da atividade osteoclástica com áreas de reabsorção óssea e maior quantidade de tecido osteóide e de fibras colágenas na matriz óssea. Conclui-se que a deficiência de fósforo é uma doença frequente em caprinos criados em regime semi-extensivo no semiárido de Pernambuco e que a suplementação desse mineral é necessária na região estudada.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000601117Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.6 2018reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/1678-5150-pvb-5395info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Fernanda P.S.Almeida,Valdir M.Albuquerque,Raquel F.Rocha,Brena P.Soares,Pierre C.Silva Filho,Givaldo B.Chaves,Hisadora A.Mendonça,Fábio S.por2018-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2018000601117Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2018-08-24T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
title Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
spellingShingle Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
Barbosa,Fernanda P.S.
Deficiência de fósforo
caprinos
semiárido brasileiro
osteofagia
hipofosforose
macrominerais
nutrição mineral
ruminantes
clínica
title_short Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
title_full Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
title_fullStr Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
title_full_unstemmed Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
title_sort Deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco
author Barbosa,Fernanda P.S.
author_facet Barbosa,Fernanda P.S.
Almeida,Valdir M.
Albuquerque,Raquel F.
Rocha,Brena P.
Soares,Pierre C.
Silva Filho,Givaldo B.
Chaves,Hisadora A.
Mendonça,Fábio S.
author_role author
author2 Almeida,Valdir M.
Albuquerque,Raquel F.
Rocha,Brena P.
Soares,Pierre C.
Silva Filho,Givaldo B.
Chaves,Hisadora A.
Mendonça,Fábio S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,Fernanda P.S.
Almeida,Valdir M.
Albuquerque,Raquel F.
Rocha,Brena P.
Soares,Pierre C.
Silva Filho,Givaldo B.
Chaves,Hisadora A.
Mendonça,Fábio S.
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência de fósforo
caprinos
semiárido brasileiro
osteofagia
hipofosforose
macrominerais
nutrição mineral
ruminantes
clínica
topic Deficiência de fósforo
caprinos
semiárido brasileiro
osteofagia
hipofosforose
macrominerais
nutrição mineral
ruminantes
clínica
description RESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos clínicos e patológicos da deficiência de fósforo em caprinos no semiárido de Pernambuco. Para isso, visitas técnicas foram realizadas em diferentes propriedades na microrregião do Sertão do Moxotó durante o período da estação seca. Realizaram-se exames clínicos, determinação da atividade sérica de cálcio total e ionizado, fosforo sérico, magnésio, razão Ca:P, proteína total, albumina, globulina e o percentual de cinzas ósseas. Biopsias ósseas da região hipocondríaca da 12 costela direita foram fixadas em solução de formalina a 10% e descalcificadas para análises histológicas. Os principais sinais clínicos observados nos caprinos com deficiência de fósforo foram aumento da fragilidade óssea além de desidratação, magreza, hipomotilidade ruminal, alopecia, pelos opacos, quebradiços e eriçados e osteofagia. As médias dos valores das cinzas ósseas e do teor de fósforo nos ossos estavam abaixo dos valores de referência e a correlação entre essas duas variáveis foi fortemente positiva (r=0,91); a redução da concentração do fósforo sérico foi acompanhada da redução da porcentagem desse mineral nas cinzas. Esse resultado é conclusivo para o diagnóstico de deficiência de fósforo. No exame microscópico dos fragmentos ósseos das costelas, verificou-se evidente aumento da atividade osteoclástica com áreas de reabsorção óssea e maior quantidade de tecido osteóide e de fibras colágenas na matriz óssea. Conclui-se que a deficiência de fósforo é uma doença frequente em caprinos criados em regime semi-extensivo no semiárido de Pernambuco e que a suplementação desse mineral é necessária na região estudada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000601117
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000601117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-5150-pvb-5395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.6 2018
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122238499487744