Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hussni,Carlos A.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Dornbusch,Peterson T., Yoshida,Winston B., Alves,Ana L. G., Nicoletti,José L. M., Mamprim,Maria J., Vulcano,Luiz C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000100007
Resumo: Trombose da veia jugular é problema freqüente na medicina eqüina, implicando muitas vezes em conseqüências fatais. O objetivo deste trabalho foi avaliar em eqüinos a aplicabilidade da trombectomia com cateter de Fogarty, técnica rotineiramente empregada pela medicina humana, no restabelecimento da perviedade vascular. Foram utilizados 10 eqüinos divididos em dois grupos de cinco animais, em que se induziu a trombose da veia jugular direita, através do acesso cirúrgico à veia e aplicação de sutura estenosante e injeção de glicose a 50%. No grupo controle avaliou-se a evolução da tromboflebite sem qualquer tipo de intervenção terapêutica. Os animais do grupo tratado foram submetidos à trombectomia com cateter de Fogarty. Foram avaliados os parâmetros clínicos gerais, regionais, ultra-sonográficos e angiográficos, nos momentos pré-indução (M-PRÉ), indução da trombose (MTI) e 10 dias de evolução da trombose (M10). A técnica empregada induziu a tromboflebite, que obstruiu completamente um segmento da veia jugular de todos os animais. Os animais do grupo controle mantiveram os trombos obstruindo totalmente o lume vascular até o final do período de avaliação, sendo que avaliações regionais mostraram principalmente o edema parotídeo e o ingurgitamento vascular, cranial à tromboflebite da veia jugular. O grupo tratado apresentou as veias jugulares pérvias ao final do experimento, confirmadas pelos exames ultra-sonográficos e angiográficos, com remissão total dos sinais clínicos. Concluiu-se que a técnica da trombectomia com cateter de Fogarty foi eficiente na desobstrução da veia jugular submetida à trombose experimental.
id EMBRAPA-2_6115f91bcbcbc9ed9f08ae58e718a34a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2009000100007
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinosEqüinosveia jugulartromboflebitetrombectomiacateter de FogartyTrombose da veia jugular é problema freqüente na medicina eqüina, implicando muitas vezes em conseqüências fatais. O objetivo deste trabalho foi avaliar em eqüinos a aplicabilidade da trombectomia com cateter de Fogarty, técnica rotineiramente empregada pela medicina humana, no restabelecimento da perviedade vascular. Foram utilizados 10 eqüinos divididos em dois grupos de cinco animais, em que se induziu a trombose da veia jugular direita, através do acesso cirúrgico à veia e aplicação de sutura estenosante e injeção de glicose a 50%. No grupo controle avaliou-se a evolução da tromboflebite sem qualquer tipo de intervenção terapêutica. Os animais do grupo tratado foram submetidos à trombectomia com cateter de Fogarty. Foram avaliados os parâmetros clínicos gerais, regionais, ultra-sonográficos e angiográficos, nos momentos pré-indução (M-PRÉ), indução da trombose (MTI) e 10 dias de evolução da trombose (M10). A técnica empregada induziu a tromboflebite, que obstruiu completamente um segmento da veia jugular de todos os animais. Os animais do grupo controle mantiveram os trombos obstruindo totalmente o lume vascular até o final do período de avaliação, sendo que avaliações regionais mostraram principalmente o edema parotídeo e o ingurgitamento vascular, cranial à tromboflebite da veia jugular. O grupo tratado apresentou as veias jugulares pérvias ao final do experimento, confirmadas pelos exames ultra-sonográficos e angiográficos, com remissão total dos sinais clínicos. Concluiu-se que a técnica da trombectomia com cateter de Fogarty foi eficiente na desobstrução da veia jugular submetida à trombose experimental.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000100007Pesquisa Veterinária Brasileira v.29 n.1 2009reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2009000100007info:eu-repo/semantics/openAccessHussni,Carlos A.Dornbusch,Peterson T.Yoshida,Winston B.Alves,Ana L. G.Nicoletti,José L. M.Mamprim,Maria J.Vulcano,Luiz C.por2009-03-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2009000100007Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2009-03-12T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
title Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
spellingShingle Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
Hussni,Carlos A.
Eqüinos
veia jugular
tromboflebite
trombectomia
cateter de Fogarty
title_short Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
title_full Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
title_fullStr Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
title_full_unstemmed Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
title_sort Trombectomia com cateter de Fogarty no tratamento da tromboflebite jugular experimental em eqüinos
author Hussni,Carlos A.
author_facet Hussni,Carlos A.
Dornbusch,Peterson T.
Yoshida,Winston B.
Alves,Ana L. G.
Nicoletti,José L. M.
Mamprim,Maria J.
Vulcano,Luiz C.
author_role author
author2 Dornbusch,Peterson T.
Yoshida,Winston B.
Alves,Ana L. G.
Nicoletti,José L. M.
Mamprim,Maria J.
Vulcano,Luiz C.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hussni,Carlos A.
Dornbusch,Peterson T.
Yoshida,Winston B.
Alves,Ana L. G.
Nicoletti,José L. M.
Mamprim,Maria J.
Vulcano,Luiz C.
dc.subject.por.fl_str_mv Eqüinos
veia jugular
tromboflebite
trombectomia
cateter de Fogarty
topic Eqüinos
veia jugular
tromboflebite
trombectomia
cateter de Fogarty
description Trombose da veia jugular é problema freqüente na medicina eqüina, implicando muitas vezes em conseqüências fatais. O objetivo deste trabalho foi avaliar em eqüinos a aplicabilidade da trombectomia com cateter de Fogarty, técnica rotineiramente empregada pela medicina humana, no restabelecimento da perviedade vascular. Foram utilizados 10 eqüinos divididos em dois grupos de cinco animais, em que se induziu a trombose da veia jugular direita, através do acesso cirúrgico à veia e aplicação de sutura estenosante e injeção de glicose a 50%. No grupo controle avaliou-se a evolução da tromboflebite sem qualquer tipo de intervenção terapêutica. Os animais do grupo tratado foram submetidos à trombectomia com cateter de Fogarty. Foram avaliados os parâmetros clínicos gerais, regionais, ultra-sonográficos e angiográficos, nos momentos pré-indução (M-PRÉ), indução da trombose (MTI) e 10 dias de evolução da trombose (M10). A técnica empregada induziu a tromboflebite, que obstruiu completamente um segmento da veia jugular de todos os animais. Os animais do grupo controle mantiveram os trombos obstruindo totalmente o lume vascular até o final do período de avaliação, sendo que avaliações regionais mostraram principalmente o edema parotídeo e o ingurgitamento vascular, cranial à tromboflebite da veia jugular. O grupo tratado apresentou as veias jugulares pérvias ao final do experimento, confirmadas pelos exames ultra-sonográficos e angiográficos, com remissão total dos sinais clínicos. Concluiu-se que a técnica da trombectomia com cateter de Fogarty foi eficiente na desobstrução da veia jugular submetida à trombose experimental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2009000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.29 n.1 2009
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122229180792832