Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sapin,Carolina F.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva-Mariano,Luisa C., Grecco-Corrêa,Luisa, Rappeti,Josaine C.S., Durante,Luana H., Perera,Soliane C., Cleff,Marlete B., Grecco,Fabiane B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017001201499
Resumo: RESUMO: Este trabalho descreve dioctofimatose renal bilateral e disseminada em canino no município de Pelotas, na região sul do Rio Grande do Sul. Uma cadela sem raça definida, de dois anos de idade e semi-domiciliada foi submetida a exame ultrassonográfico observando-se alterações sugestivas de parasitismo por Dioctophyme renale. O animal veio à morte antes de ser conduzido para nefrectomia e remoção dos parasitas. Foi encaminhado para necropsia no Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da UFPel. Macroscopicamente, ao corte do rim direito observou-se atrofia do parênquima com formações císticas e exsudato serosanguinolento com quatro exemplares fêmeas de D. renale. A cápsula renal media 0,4cm de espessura, e apresentava placas multifocais esbranquiçadas, irregulares e de consistência dura, medindo até 2cm de diâmetro. Na pelve do rim esquerdo, havia um parasita macho de 22cm. A bexiga possuía conteúdo escurecido e pastoso. Ainda, livre na cavidade abdominal, próximo ao rim direito havia outro parasita macho de 30cm. No fígado havia região cicatricial no lobo em contato com o parasita. No tórax identificou-se livre na cavidade e formando impressão sob a gordura pericárdica, um parasita macho de D. renale, medindo 20cm. Histologicamente, além de lesões características da enfermidade, observou-se metaplasia óssea na capsula renal direita.
id EMBRAPA-2_6a9eac399ba95e1f8e4a9bbcad64d493
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2017001201499
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cãoDioctophyme renaledioctofimatoserimmetaplasia óssearenal bilateralcaninoRESUMO: Este trabalho descreve dioctofimatose renal bilateral e disseminada em canino no município de Pelotas, na região sul do Rio Grande do Sul. Uma cadela sem raça definida, de dois anos de idade e semi-domiciliada foi submetida a exame ultrassonográfico observando-se alterações sugestivas de parasitismo por Dioctophyme renale. O animal veio à morte antes de ser conduzido para nefrectomia e remoção dos parasitas. Foi encaminhado para necropsia no Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da UFPel. Macroscopicamente, ao corte do rim direito observou-se atrofia do parênquima com formações císticas e exsudato serosanguinolento com quatro exemplares fêmeas de D. renale. A cápsula renal media 0,4cm de espessura, e apresentava placas multifocais esbranquiçadas, irregulares e de consistência dura, medindo até 2cm de diâmetro. Na pelve do rim esquerdo, havia um parasita macho de 22cm. A bexiga possuía conteúdo escurecido e pastoso. Ainda, livre na cavidade abdominal, próximo ao rim direito havia outro parasita macho de 30cm. No fígado havia região cicatricial no lobo em contato com o parasita. No tórax identificou-se livre na cavidade e formando impressão sob a gordura pericárdica, um parasita macho de D. renale, medindo 20cm. Histologicamente, além de lesões características da enfermidade, observou-se metaplasia óssea na capsula renal direita.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017001201499Pesquisa Veterinária Brasileira v.37 n.12 2017reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/s0100-736x2017001200022info:eu-repo/semantics/openAccessSapin,Carolina F.Silva-Mariano,Luisa C.Grecco-Corrêa,LuisaRappeti,Josaine C.S.Durante,Luana H.Perera,Soliane C.Cleff,Marlete B.Grecco,Fabiane B.por2018-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2017001201499Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2018-03-15T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
title Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
spellingShingle Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
Sapin,Carolina F.
Dioctophyme renale
dioctofimatose
rim
metaplasia óssea
renal bilateral
canino
title_short Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
title_full Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
title_fullStr Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
title_full_unstemmed Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
title_sort Dioctofimatose renal bilateral e disseminada em cão
author Sapin,Carolina F.
author_facet Sapin,Carolina F.
Silva-Mariano,Luisa C.
Grecco-Corrêa,Luisa
Rappeti,Josaine C.S.
Durante,Luana H.
Perera,Soliane C.
Cleff,Marlete B.
Grecco,Fabiane B.
author_role author
author2 Silva-Mariano,Luisa C.
Grecco-Corrêa,Luisa
Rappeti,Josaine C.S.
Durante,Luana H.
Perera,Soliane C.
Cleff,Marlete B.
Grecco,Fabiane B.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sapin,Carolina F.
Silva-Mariano,Luisa C.
Grecco-Corrêa,Luisa
Rappeti,Josaine C.S.
Durante,Luana H.
Perera,Soliane C.
Cleff,Marlete B.
Grecco,Fabiane B.
dc.subject.por.fl_str_mv Dioctophyme renale
dioctofimatose
rim
metaplasia óssea
renal bilateral
canino
topic Dioctophyme renale
dioctofimatose
rim
metaplasia óssea
renal bilateral
canino
description RESUMO: Este trabalho descreve dioctofimatose renal bilateral e disseminada em canino no município de Pelotas, na região sul do Rio Grande do Sul. Uma cadela sem raça definida, de dois anos de idade e semi-domiciliada foi submetida a exame ultrassonográfico observando-se alterações sugestivas de parasitismo por Dioctophyme renale. O animal veio à morte antes de ser conduzido para nefrectomia e remoção dos parasitas. Foi encaminhado para necropsia no Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da UFPel. Macroscopicamente, ao corte do rim direito observou-se atrofia do parênquima com formações císticas e exsudato serosanguinolento com quatro exemplares fêmeas de D. renale. A cápsula renal media 0,4cm de espessura, e apresentava placas multifocais esbranquiçadas, irregulares e de consistência dura, medindo até 2cm de diâmetro. Na pelve do rim esquerdo, havia um parasita macho de 22cm. A bexiga possuía conteúdo escurecido e pastoso. Ainda, livre na cavidade abdominal, próximo ao rim direito havia outro parasita macho de 30cm. No fígado havia região cicatricial no lobo em contato com o parasita. No tórax identificou-se livre na cavidade e formando impressão sob a gordura pericárdica, um parasita macho de D. renale, medindo 20cm. Histologicamente, além de lesões características da enfermidade, observou-se metaplasia óssea na capsula renal direita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017001201499
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017001201499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0100-736x2017001200022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.37 n.12 2017
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122237877682176