Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Mariana C.S.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leal,Leonardo M., Oliveira,Fabrício S., Martins,Leandro L., Garcia Filho,Sergio P., Machado,Marcia R.F., Sasahara,Tais H.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018001001999
Resumo: RESUMO: O órgão vomeronasal é um receptor químico capaz de detectar feromônios e por essa razão está envolvido nos comportamentos reprodutivos, sociais e de defesa. A reprodução de pacas tem se destacado na área de comercialização de carne e para fins conservacionistas e de pesquisa, como modelo experimental. Diante da necessidade do detalhamento da morfologia do sistema olfatório secundário, o sistema vomeronasal, foi descrita a anatomia macroscópica, anatomia microscópica e topografia do órgão vomeronasal (OVN) da paca (Cuniculus paca). Foram utilizadas cinco pacas adultas do Setor de Animais Silvestres da FCAV, UNESP, Jaboticabal-SP. Após a eutanásia dos animais, a solução fixadora de formaldeído 10% em tampão fosfato de sódio (PBS) foi perfundida sistemicamente (via aorta ascendente). Mediante dissecação, o OVN foi localizado e individualizado para a descrição topográfica e anatômica. Posteriormente, foi isolado e incluído em parafina plástica. Cortes de cinco micrômetros foram corados com Hematoxilina-Eosina. O OVN encontra-se no assoalho da cavidade nasal em ambos os lados da base do septo nasal e está relacionado com o osso vômer, processos palatinos dos ossos pré-maxilar e maxilar. Rostralmente, comunica-se com a cavidade oral estabelecendo relação com a papila incisiva. É um órgão par com superfície irregular, levemente elíptico em secção transversal, apresentando coloração amarronzada repleta de vasos sanguíneos. À microscopia de luz, notou-se presença da cartilagem vomeronasal. O órgão é revestido por um epitélio não sensorial e neurossensorial.
id EMBRAPA-2_78ffc33a1a3ac5dfb10b33cb0d6531f9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2018001001999
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)Anatomiahistologiaórgão de Jacobsonsistema olfatórioCuniculus pacaRESUMO: O órgão vomeronasal é um receptor químico capaz de detectar feromônios e por essa razão está envolvido nos comportamentos reprodutivos, sociais e de defesa. A reprodução de pacas tem se destacado na área de comercialização de carne e para fins conservacionistas e de pesquisa, como modelo experimental. Diante da necessidade do detalhamento da morfologia do sistema olfatório secundário, o sistema vomeronasal, foi descrita a anatomia macroscópica, anatomia microscópica e topografia do órgão vomeronasal (OVN) da paca (Cuniculus paca). Foram utilizadas cinco pacas adultas do Setor de Animais Silvestres da FCAV, UNESP, Jaboticabal-SP. Após a eutanásia dos animais, a solução fixadora de formaldeído 10% em tampão fosfato de sódio (PBS) foi perfundida sistemicamente (via aorta ascendente). Mediante dissecação, o OVN foi localizado e individualizado para a descrição topográfica e anatômica. Posteriormente, foi isolado e incluído em parafina plástica. Cortes de cinco micrômetros foram corados com Hematoxilina-Eosina. O OVN encontra-se no assoalho da cavidade nasal em ambos os lados da base do septo nasal e está relacionado com o osso vômer, processos palatinos dos ossos pré-maxilar e maxilar. Rostralmente, comunica-se com a cavidade oral estabelecendo relação com a papila incisiva. É um órgão par com superfície irregular, levemente elíptico em secção transversal, apresentando coloração amarronzada repleta de vasos sanguíneos. À microscopia de luz, notou-se presença da cartilagem vomeronasal. O órgão é revestido por um epitélio não sensorial e neurossensorial.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018001001999Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.10 2018reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/1678-5150-pvb-5288info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,Mariana C.S.Leal,Leonardo M.Oliveira,Fabrício S.Martins,Leandro L.Garcia Filho,Sergio P.Machado,Marcia R.F.Sasahara,Tais H.C.por2018-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2018001001999Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2018-11-26T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
title Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
spellingShingle Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
Figueiredo,Mariana C.S.
Anatomia
histologia
órgão de Jacobson
sistema olfatório
Cuniculus paca
title_short Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
title_full Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
title_fullStr Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
title_full_unstemmed Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
title_sort Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766)
author Figueiredo,Mariana C.S.
author_facet Figueiredo,Mariana C.S.
Leal,Leonardo M.
Oliveira,Fabrício S.
Martins,Leandro L.
Garcia Filho,Sergio P.
Machado,Marcia R.F.
Sasahara,Tais H.C.
author_role author
author2 Leal,Leonardo M.
Oliveira,Fabrício S.
Martins,Leandro L.
Garcia Filho,Sergio P.
Machado,Marcia R.F.
Sasahara,Tais H.C.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,Mariana C.S.
Leal,Leonardo M.
Oliveira,Fabrício S.
Martins,Leandro L.
Garcia Filho,Sergio P.
Machado,Marcia R.F.
Sasahara,Tais H.C.
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
histologia
órgão de Jacobson
sistema olfatório
Cuniculus paca
topic Anatomia
histologia
órgão de Jacobson
sistema olfatório
Cuniculus paca
description RESUMO: O órgão vomeronasal é um receptor químico capaz de detectar feromônios e por essa razão está envolvido nos comportamentos reprodutivos, sociais e de defesa. A reprodução de pacas tem se destacado na área de comercialização de carne e para fins conservacionistas e de pesquisa, como modelo experimental. Diante da necessidade do detalhamento da morfologia do sistema olfatório secundário, o sistema vomeronasal, foi descrita a anatomia macroscópica, anatomia microscópica e topografia do órgão vomeronasal (OVN) da paca (Cuniculus paca). Foram utilizadas cinco pacas adultas do Setor de Animais Silvestres da FCAV, UNESP, Jaboticabal-SP. Após a eutanásia dos animais, a solução fixadora de formaldeído 10% em tampão fosfato de sódio (PBS) foi perfundida sistemicamente (via aorta ascendente). Mediante dissecação, o OVN foi localizado e individualizado para a descrição topográfica e anatômica. Posteriormente, foi isolado e incluído em parafina plástica. Cortes de cinco micrômetros foram corados com Hematoxilina-Eosina. O OVN encontra-se no assoalho da cavidade nasal em ambos os lados da base do septo nasal e está relacionado com o osso vômer, processos palatinos dos ossos pré-maxilar e maxilar. Rostralmente, comunica-se com a cavidade oral estabelecendo relação com a papila incisiva. É um órgão par com superfície irregular, levemente elíptico em secção transversal, apresentando coloração amarronzada repleta de vasos sanguíneos. À microscopia de luz, notou-se presença da cartilagem vomeronasal. O órgão é revestido por um epitélio não sensorial e neurossensorial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018001001999
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018001001999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-5150-pvb-5288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.10 2018
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122239291162624