Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favaron,Phelipe O.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues,Marcio N., Borghesi,Jéssica, Anunciação,Adriana R.A., Oliveira,Moacir F., Miglino,Maria. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016001300051
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento do esqueleto do punaré (Thrichomys laurentinus). Para tanto, foram utilizados 11 embriões e 12 fetos em diferentes estágios de desenvolvimento, sendo divididos em 4 grupos de acordo com o período gestacional. As amostras foram obtidas no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN, Brasil. Após fixados em formol (10%) ou glutaraldeído (2,5%), foi realizada a analise morfológica com auxílio de lupa, sendo as características macroscópicas fotodocumentadas. Análises de raios-x e coloração por alizarina red foram realizadas para melhor compreensão do desenvolvimento ósseo. Nas análises de raio-x os embriões não apresentaram nenhuma radiopacidade, ao contrário dos fetos que apresentavam radiopacidade gradual ao longo dos grupos. No grupo II houve aumento de radiopacidade na região da coluna vertebral e das regiões mandibular e maxilar. No grupo III a radiopacidade estava aumentada nos membros pélvicos, nas costelas e na região frontal e no grupo IV nos membros torácicos e nas regiões occipital, temporal e frontal do crânio. Tais características foram confirmadas pelas analises histológicas e pela técnica de Alizarina Red. Com isso podemos concluir que o conhecimento acerca da embriologia do sistema ósseo normal é fundamental para o entendimento dos efeitos adversos causados pela nutrição e uso de drogas durante o desenvolvimento.
id EMBRAPA-2_8093927516c5bf816d69b9e9089071f2
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2016001300051
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)Esqueletogênesepunarémembros torácicosmembros pélvicosResumo: O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento do esqueleto do punaré (Thrichomys laurentinus). Para tanto, foram utilizados 11 embriões e 12 fetos em diferentes estágios de desenvolvimento, sendo divididos em 4 grupos de acordo com o período gestacional. As amostras foram obtidas no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN, Brasil. Após fixados em formol (10%) ou glutaraldeído (2,5%), foi realizada a analise morfológica com auxílio de lupa, sendo as características macroscópicas fotodocumentadas. Análises de raios-x e coloração por alizarina red foram realizadas para melhor compreensão do desenvolvimento ósseo. Nas análises de raio-x os embriões não apresentaram nenhuma radiopacidade, ao contrário dos fetos que apresentavam radiopacidade gradual ao longo dos grupos. No grupo II houve aumento de radiopacidade na região da coluna vertebral e das regiões mandibular e maxilar. No grupo III a radiopacidade estava aumentada nos membros pélvicos, nas costelas e na região frontal e no grupo IV nos membros torácicos e nas regiões occipital, temporal e frontal do crânio. Tais características foram confirmadas pelas analises histológicas e pela técnica de Alizarina Red. Com isso podemos concluir que o conhecimento acerca da embriologia do sistema ósseo normal é fundamental para o entendimento dos efeitos adversos causados pela nutrição e uso de drogas durante o desenvolvimento.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016001300051Pesquisa Veterinária Brasileira v.36 suppl.1 2016reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2016001300008info:eu-repo/semantics/openAccessFavaron,Phelipe O.Rodrigues,Marcio N.Borghesi,JéssicaAnunciação,Adriana R.A.Oliveira,Moacir F.Miglino,Maria. A.por2016-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2016001300051Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2016-10-31T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
title Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
spellingShingle Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
Favaron,Phelipe O.
Esqueletogênese
punaré
membros torácicos
membros pélvicos
title_short Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
title_full Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
title_fullStr Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
title_full_unstemmed Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
title_sort Esqueletogênese em punaré (Thrichomys laurentinus- Rodentia, Echimyidae)
author Favaron,Phelipe O.
author_facet Favaron,Phelipe O.
Rodrigues,Marcio N.
Borghesi,Jéssica
Anunciação,Adriana R.A.
Oliveira,Moacir F.
Miglino,Maria. A.
author_role author
author2 Rodrigues,Marcio N.
Borghesi,Jéssica
Anunciação,Adriana R.A.
Oliveira,Moacir F.
Miglino,Maria. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favaron,Phelipe O.
Rodrigues,Marcio N.
Borghesi,Jéssica
Anunciação,Adriana R.A.
Oliveira,Moacir F.
Miglino,Maria. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Esqueletogênese
punaré
membros torácicos
membros pélvicos
topic Esqueletogênese
punaré
membros torácicos
membros pélvicos
description Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento do esqueleto do punaré (Thrichomys laurentinus). Para tanto, foram utilizados 11 embriões e 12 fetos em diferentes estágios de desenvolvimento, sendo divididos em 4 grupos de acordo com o período gestacional. As amostras foram obtidas no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN, Brasil. Após fixados em formol (10%) ou glutaraldeído (2,5%), foi realizada a analise morfológica com auxílio de lupa, sendo as características macroscópicas fotodocumentadas. Análises de raios-x e coloração por alizarina red foram realizadas para melhor compreensão do desenvolvimento ósseo. Nas análises de raio-x os embriões não apresentaram nenhuma radiopacidade, ao contrário dos fetos que apresentavam radiopacidade gradual ao longo dos grupos. No grupo II houve aumento de radiopacidade na região da coluna vertebral e das regiões mandibular e maxilar. No grupo III a radiopacidade estava aumentada nos membros pélvicos, nas costelas e na região frontal e no grupo IV nos membros torácicos e nas regiões occipital, temporal e frontal do crânio. Tais características foram confirmadas pelas analises histológicas e pela técnica de Alizarina Red. Com isso podemos concluir que o conhecimento acerca da embriologia do sistema ósseo normal é fundamental para o entendimento dos efeitos adversos causados pela nutrição e uso de drogas durante o desenvolvimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016001300051
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016001300051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2016001300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.36 suppl.1 2016
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122236548087808