Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Amilton C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira,Vanessa C., Viana,Diego C., Lobo,Luis M., Ambrósio,Carlos E., Assis-Neto,Antônio C., Carvalho,Ana F., Mançanares,Celina A.F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013001300007
Resumo: Devido a importância ecológica dos Procyon cancrivorus, o objetivo deste trabalho foi caracterizar morfologicamente e ultra estruturalmente a glândula salivar mandibular desta espécie. Foram utilizadas 10 pares (direita e esquerda) de glândulas salivares mandibulares de cinco animais adultos. As glândulas salivares mandibulares foram dissecadas e mensuradas com paquímetro de precisão e posteriormente processadas por técnica rotineira de histologia e coradas por HE (hematoxilina e eosina) e Picrossírius. Fragmentos das glândulas foram processados para análise em microscopia eletrônica de varredura (MEV). As glândulas salivares mandibulares direitas e esquerdas de P. cancrivorus apresentaram-se lobuladas, formato ovalado, e posicionadas entre a fossa atlantis e o osso basihyoideum do crânio. Microscopicamente, estas glândulas estavam revestidas por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado, a qual adentra a glândula através de septos, dividindo-a em lóbulos. Nos septos de tecido conjuntivo estão presentes vasos sanguíneos e nervos, além de ductos interlobulares excretores. Dentro dos lóbulos das glândulas salivares mandibulares, são encontrados ductos do tipo estriado e intercalar, além de predomínio de ácinos do tipo mucoso. Os resultados permitem concluir que as glândulas salivares mandibulares dos Procyon cancrivorus, seguem o padrão estrutural descrito em outras espécies de mamíferos. No entanto os tipos de ácinos podem variar entre as espécies, sendo, portanto, necessários futuros estudos histoquímicos e de biologia celular para desvendar a importância dessa variação para a espécie aqui estudada, comparando com seu hábito alimentar.
id EMBRAPA-2_8597ed544bfb1f94a95fc66da68f9a11
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2013001300007
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorusProcyon cancrivorusmão-peladaácinos mucososaparelho digestórioductos interlobulares excretoresProcyonidaeDevido a importância ecológica dos Procyon cancrivorus, o objetivo deste trabalho foi caracterizar morfologicamente e ultra estruturalmente a glândula salivar mandibular desta espécie. Foram utilizadas 10 pares (direita e esquerda) de glândulas salivares mandibulares de cinco animais adultos. As glândulas salivares mandibulares foram dissecadas e mensuradas com paquímetro de precisão e posteriormente processadas por técnica rotineira de histologia e coradas por HE (hematoxilina e eosina) e Picrossírius. Fragmentos das glândulas foram processados para análise em microscopia eletrônica de varredura (MEV). As glândulas salivares mandibulares direitas e esquerdas de P. cancrivorus apresentaram-se lobuladas, formato ovalado, e posicionadas entre a fossa atlantis e o osso basihyoideum do crânio. Microscopicamente, estas glândulas estavam revestidas por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado, a qual adentra a glândula através de septos, dividindo-a em lóbulos. Nos septos de tecido conjuntivo estão presentes vasos sanguíneos e nervos, além de ductos interlobulares excretores. Dentro dos lóbulos das glândulas salivares mandibulares, são encontrados ductos do tipo estriado e intercalar, além de predomínio de ácinos do tipo mucoso. Os resultados permitem concluir que as glândulas salivares mandibulares dos Procyon cancrivorus, seguem o padrão estrutural descrito em outras espécies de mamíferos. No entanto os tipos de ácinos podem variar entre as espécies, sendo, portanto, necessários futuros estudos histoquímicos e de biologia celular para desvendar a importância dessa variação para a espécie aqui estudada, comparando com seu hábito alimentar.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013001300007Pesquisa Veterinária Brasileira v.33 suppl.1 2013reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2013001300007info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Amilton C.Oliveira,Vanessa C.Viana,Diego C.Lobo,Luis M.Ambrósio,Carlos E.Assis-Neto,Antônio C.Carvalho,Ana F.Mançanares,Celina A.F.por2014-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2013001300007Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2014-04-07T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
title Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
spellingShingle Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
Santos,Amilton C.
Procyon cancrivorus
mão-pelada
ácinos mucosos
aparelho digestório
ductos interlobulares excretores
Procyonidae
title_short Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
title_full Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
title_fullStr Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
title_full_unstemmed Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
title_sort Análise microscópica e ultraestrutural das glândulas salivares mandibulares de Procyon cancrivorus
author Santos,Amilton C.
author_facet Santos,Amilton C.
Oliveira,Vanessa C.
Viana,Diego C.
Lobo,Luis M.
Ambrósio,Carlos E.
Assis-Neto,Antônio C.
Carvalho,Ana F.
Mançanares,Celina A.F.
author_role author
author2 Oliveira,Vanessa C.
Viana,Diego C.
Lobo,Luis M.
Ambrósio,Carlos E.
Assis-Neto,Antônio C.
Carvalho,Ana F.
Mançanares,Celina A.F.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Amilton C.
Oliveira,Vanessa C.
Viana,Diego C.
Lobo,Luis M.
Ambrósio,Carlos E.
Assis-Neto,Antônio C.
Carvalho,Ana F.
Mançanares,Celina A.F.
dc.subject.por.fl_str_mv Procyon cancrivorus
mão-pelada
ácinos mucosos
aparelho digestório
ductos interlobulares excretores
Procyonidae
topic Procyon cancrivorus
mão-pelada
ácinos mucosos
aparelho digestório
ductos interlobulares excretores
Procyonidae
description Devido a importância ecológica dos Procyon cancrivorus, o objetivo deste trabalho foi caracterizar morfologicamente e ultra estruturalmente a glândula salivar mandibular desta espécie. Foram utilizadas 10 pares (direita e esquerda) de glândulas salivares mandibulares de cinco animais adultos. As glândulas salivares mandibulares foram dissecadas e mensuradas com paquímetro de precisão e posteriormente processadas por técnica rotineira de histologia e coradas por HE (hematoxilina e eosina) e Picrossírius. Fragmentos das glândulas foram processados para análise em microscopia eletrônica de varredura (MEV). As glândulas salivares mandibulares direitas e esquerdas de P. cancrivorus apresentaram-se lobuladas, formato ovalado, e posicionadas entre a fossa atlantis e o osso basihyoideum do crânio. Microscopicamente, estas glândulas estavam revestidas por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado, a qual adentra a glândula através de septos, dividindo-a em lóbulos. Nos septos de tecido conjuntivo estão presentes vasos sanguíneos e nervos, além de ductos interlobulares excretores. Dentro dos lóbulos das glândulas salivares mandibulares, são encontrados ductos do tipo estriado e intercalar, além de predomínio de ácinos do tipo mucoso. Os resultados permitem concluir que as glândulas salivares mandibulares dos Procyon cancrivorus, seguem o padrão estrutural descrito em outras espécies de mamíferos. No entanto os tipos de ácinos podem variar entre as espécies, sendo, portanto, necessários futuros estudos histoquímicos e de biologia celular para desvendar a importância dessa variação para a espécie aqui estudada, comparando com seu hábito alimentar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013001300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013001300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2013001300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.33 suppl.1 2013
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122233764118528