Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Radan E.M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo Júnior,Hélio N., Câmara,Felipe V., Oliveira,Franceliusa D., Costa,Herson S., Bezerra,Ferdinando V.F., Moura,Carlos E.B., Oliveira,Moacir F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000801696
Resumo: RESUMO: A bolsa cloacal é o órgão das aves responsável pela maturação e transferência de linfócitos para outros tecidos. Apesar da importância deste órgão nos mecanismos imunológicos desses animais, são escassas as informações a respeito de sua morfologia em emas. Neste estudo, objetivou-se descrever o desenvolvimento morfológico da bolsa cloacal de emas jovens. Utilizou-se 12 animais de ambos os sexos (6 machos e 6 fêmeas) para a microscopia de luz, eletrônica de transmissão e varredura. Microscopicamente, a bolsa cloacal da ema apresentou, em todas as idades a mucosa interna pregueada composta por lóbulos linfoides de diversos tamanhos, organizados como estrutura alveolar. Em cada prega verificou-se quatro componentes histológicos: as camadas mucosa, submucosa, muscular e adventícia. Esses lóbulos eram compostos de uma zona cortical, uma zona corticomedular e uma zona medular. Verificou-se a existência de linfócitos de tamanhos variados, linfoblastos, capilares sanguíneos, células reticulares epiteliais e macrófagos. Pela microscopia eletrônica de varredura, verificou-se que a superfície da mucosa dos lóbulos bursais apresentaram projeções poligonais, com a presença de curtas microvilosidades em toda a superfície. A comparação nas idades de 0 e 15 semanas de vida demostrou o desenvolvimento dos lóbulos bursais. O padrão morfológico da bolsa cloacal de emas difere do padrão comumente reportado para outras aves tais como pato selvagem, galinha da angola, ganso nativo, peru, codorna japonesa e falcão.
id EMBRAPA-2_98c322914a047a751ae1d5db9891c237
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2018000801696
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758Morfologiabolsa cloacalemasRhea americana americanamicroscopiaratitasultraestruturahistologiaRESUMO: A bolsa cloacal é o órgão das aves responsável pela maturação e transferência de linfócitos para outros tecidos. Apesar da importância deste órgão nos mecanismos imunológicos desses animais, são escassas as informações a respeito de sua morfologia em emas. Neste estudo, objetivou-se descrever o desenvolvimento morfológico da bolsa cloacal de emas jovens. Utilizou-se 12 animais de ambos os sexos (6 machos e 6 fêmeas) para a microscopia de luz, eletrônica de transmissão e varredura. Microscopicamente, a bolsa cloacal da ema apresentou, em todas as idades a mucosa interna pregueada composta por lóbulos linfoides de diversos tamanhos, organizados como estrutura alveolar. Em cada prega verificou-se quatro componentes histológicos: as camadas mucosa, submucosa, muscular e adventícia. Esses lóbulos eram compostos de uma zona cortical, uma zona corticomedular e uma zona medular. Verificou-se a existência de linfócitos de tamanhos variados, linfoblastos, capilares sanguíneos, células reticulares epiteliais e macrófagos. Pela microscopia eletrônica de varredura, verificou-se que a superfície da mucosa dos lóbulos bursais apresentaram projeções poligonais, com a presença de curtas microvilosidades em toda a superfície. A comparação nas idades de 0 e 15 semanas de vida demostrou o desenvolvimento dos lóbulos bursais. O padrão morfológico da bolsa cloacal de emas difere do padrão comumente reportado para outras aves tais como pato selvagem, galinha da angola, ganso nativo, peru, codorna japonesa e falcão.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000801696Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.8 2018reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/1678-5150-pvb-5247info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Radan E.M.Araújo Júnior,Hélio N.Câmara,Felipe V.Oliveira,Franceliusa D.Costa,Herson S.Bezerra,Ferdinando V.F.Moura,Carlos E.B.Oliveira,Moacir F.por2018-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2018000801696Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2018-10-29T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
title Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
spellingShingle Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
Oliveira,Radan E.M.
Morfologia
bolsa cloacal
emas
Rhea americana americana
microscopia
ratitas
ultraestrutura
histologia
title_short Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
title_full Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
title_fullStr Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
title_full_unstemmed Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
title_sort Morfologia da bolsa cloacal de emas, Rhea americana americana Linnaeus, 1758
author Oliveira,Radan E.M.
author_facet Oliveira,Radan E.M.
Araújo Júnior,Hélio N.
Câmara,Felipe V.
Oliveira,Franceliusa D.
Costa,Herson S.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Moura,Carlos E.B.
Oliveira,Moacir F.
author_role author
author2 Araújo Júnior,Hélio N.
Câmara,Felipe V.
Oliveira,Franceliusa D.
Costa,Herson S.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Moura,Carlos E.B.
Oliveira,Moacir F.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Radan E.M.
Araújo Júnior,Hélio N.
Câmara,Felipe V.
Oliveira,Franceliusa D.
Costa,Herson S.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Moura,Carlos E.B.
Oliveira,Moacir F.
dc.subject.por.fl_str_mv Morfologia
bolsa cloacal
emas
Rhea americana americana
microscopia
ratitas
ultraestrutura
histologia
topic Morfologia
bolsa cloacal
emas
Rhea americana americana
microscopia
ratitas
ultraestrutura
histologia
description RESUMO: A bolsa cloacal é o órgão das aves responsável pela maturação e transferência de linfócitos para outros tecidos. Apesar da importância deste órgão nos mecanismos imunológicos desses animais, são escassas as informações a respeito de sua morfologia em emas. Neste estudo, objetivou-se descrever o desenvolvimento morfológico da bolsa cloacal de emas jovens. Utilizou-se 12 animais de ambos os sexos (6 machos e 6 fêmeas) para a microscopia de luz, eletrônica de transmissão e varredura. Microscopicamente, a bolsa cloacal da ema apresentou, em todas as idades a mucosa interna pregueada composta por lóbulos linfoides de diversos tamanhos, organizados como estrutura alveolar. Em cada prega verificou-se quatro componentes histológicos: as camadas mucosa, submucosa, muscular e adventícia. Esses lóbulos eram compostos de uma zona cortical, uma zona corticomedular e uma zona medular. Verificou-se a existência de linfócitos de tamanhos variados, linfoblastos, capilares sanguíneos, células reticulares epiteliais e macrófagos. Pela microscopia eletrônica de varredura, verificou-se que a superfície da mucosa dos lóbulos bursais apresentaram projeções poligonais, com a presença de curtas microvilosidades em toda a superfície. A comparação nas idades de 0 e 15 semanas de vida demostrou o desenvolvimento dos lóbulos bursais. O padrão morfológico da bolsa cloacal de emas difere do padrão comumente reportado para outras aves tais como pato selvagem, galinha da angola, ganso nativo, peru, codorna japonesa e falcão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000801696
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2018000801696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-5150-pvb-5247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.38 n.8 2018
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122238929403904