Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto,Mirna R.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moscardini,Augusto R.C., Novais,Ernane P.F., Cabral Filho,Sérgio L.S., Lima,Eduardo M.M., Castro,Márcio B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000800829
Resumo: RESUMO: Este trabalho investigou as principais alterações clínicas e dermatopatológicas de equinos intoxicados natural e experimentalmente por Leucaena leucocephala. Os surtos ocorreram nos estados de São Paulo e Goiás, onde seis cavalos após a ingestão de casca e/ou folhas de L. leucocephala apresentaram alopecia, principalmente na crina e cauda. Nesses animais o diagnóstico foi baseado na observação da ingestão da planta e dos sinais clínicos. Nos animais intoxicados experimentalmente, foi realizado o exame clínico, biópsias da pele das regiões de crina, dorso e cauda e foi feita dosagem sérica de tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Alopecia da crina e cauda foi o principal sinal clínico observado, seguido de anorexia, emagrecimento e apatia em todos os equinos. Os níveis de T3 e T4 total apresentaram redução significativa (p≤0,05) na terceira semana de ingestão da leucena quando comparado aos níveis basais. As alterações histológicas observadas nas biópsias de pele demonstram acentuada telogenização dos folículos pilosos ao final dos experimentos. Os achados clínico-patológicos em equinos intoxicados são semelhantes aos observados em ruminantes. A intoxicação experimental de equinos por L. leucocephala evidenciou o acentuado declínio dos níveis dos hormônios tireoideanos, sugerindo efeito bociogênico da mimosina e seus compostos derivados, com hipotireoidismo transitório e alopecia devido à acentuada redução da atividade folicular.
id EMBRAPA-2_b79d6c868f6fcba84b597869290965dc
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2017000800829
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinosPlantas tóxicasLeucaena leucocephalaintoxicação por plantasleucenaalopeciahipotireoidismoT3T4equinoRESUMO: Este trabalho investigou as principais alterações clínicas e dermatopatológicas de equinos intoxicados natural e experimentalmente por Leucaena leucocephala. Os surtos ocorreram nos estados de São Paulo e Goiás, onde seis cavalos após a ingestão de casca e/ou folhas de L. leucocephala apresentaram alopecia, principalmente na crina e cauda. Nesses animais o diagnóstico foi baseado na observação da ingestão da planta e dos sinais clínicos. Nos animais intoxicados experimentalmente, foi realizado o exame clínico, biópsias da pele das regiões de crina, dorso e cauda e foi feita dosagem sérica de tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Alopecia da crina e cauda foi o principal sinal clínico observado, seguido de anorexia, emagrecimento e apatia em todos os equinos. Os níveis de T3 e T4 total apresentaram redução significativa (p≤0,05) na terceira semana de ingestão da leucena quando comparado aos níveis basais. As alterações histológicas observadas nas biópsias de pele demonstram acentuada telogenização dos folículos pilosos ao final dos experimentos. Os achados clínico-patológicos em equinos intoxicados são semelhantes aos observados em ruminantes. A intoxicação experimental de equinos por L. leucocephala evidenciou o acentuado declínio dos níveis dos hormônios tireoideanos, sugerindo efeito bociogênico da mimosina e seus compostos derivados, com hipotireoidismo transitório e alopecia devido à acentuada redução da atividade folicular.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000800829Pesquisa Veterinária Brasileira v.37 n.8 2017reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/s0100-736x2017000800008info:eu-repo/semantics/openAccessPorto,Mirna R.Moscardini,Augusto R.C.Novais,Ernane P.F.Cabral Filho,Sérgio L.S.Lima,Eduardo M.M.Castro,Márcio B.por2017-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2017000800829Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2017-11-23T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
title Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
spellingShingle Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
Porto,Mirna R.
Plantas tóxicas
Leucaena leucocephala
intoxicação por plantas
leucena
alopecia
hipotireoidismo
T3
T4
equino
title_short Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
title_full Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
title_fullStr Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
title_full_unstemmed Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
title_sort Intoxicação natural e experimental por Leucaena leucocephala em equinos
author Porto,Mirna R.
author_facet Porto,Mirna R.
Moscardini,Augusto R.C.
Novais,Ernane P.F.
Cabral Filho,Sérgio L.S.
Lima,Eduardo M.M.
Castro,Márcio B.
author_role author
author2 Moscardini,Augusto R.C.
Novais,Ernane P.F.
Cabral Filho,Sérgio L.S.
Lima,Eduardo M.M.
Castro,Márcio B.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto,Mirna R.
Moscardini,Augusto R.C.
Novais,Ernane P.F.
Cabral Filho,Sérgio L.S.
Lima,Eduardo M.M.
Castro,Márcio B.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas tóxicas
Leucaena leucocephala
intoxicação por plantas
leucena
alopecia
hipotireoidismo
T3
T4
equino
topic Plantas tóxicas
Leucaena leucocephala
intoxicação por plantas
leucena
alopecia
hipotireoidismo
T3
T4
equino
description RESUMO: Este trabalho investigou as principais alterações clínicas e dermatopatológicas de equinos intoxicados natural e experimentalmente por Leucaena leucocephala. Os surtos ocorreram nos estados de São Paulo e Goiás, onde seis cavalos após a ingestão de casca e/ou folhas de L. leucocephala apresentaram alopecia, principalmente na crina e cauda. Nesses animais o diagnóstico foi baseado na observação da ingestão da planta e dos sinais clínicos. Nos animais intoxicados experimentalmente, foi realizado o exame clínico, biópsias da pele das regiões de crina, dorso e cauda e foi feita dosagem sérica de tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Alopecia da crina e cauda foi o principal sinal clínico observado, seguido de anorexia, emagrecimento e apatia em todos os equinos. Os níveis de T3 e T4 total apresentaram redução significativa (p≤0,05) na terceira semana de ingestão da leucena quando comparado aos níveis basais. As alterações histológicas observadas nas biópsias de pele demonstram acentuada telogenização dos folículos pilosos ao final dos experimentos. Os achados clínico-patológicos em equinos intoxicados são semelhantes aos observados em ruminantes. A intoxicação experimental de equinos por L. leucocephala evidenciou o acentuado declínio dos níveis dos hormônios tireoideanos, sugerindo efeito bociogênico da mimosina e seus compostos derivados, com hipotireoidismo transitório e alopecia devido à acentuada redução da atividade folicular.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000800829
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2017000800829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0100-736x2017000800008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.37 n.8 2017
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122237408968704