Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Maria G.C.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nunes,Talyta L., Paiva,Ariana L.C., Bezerra,Thayse C.G., Fernandes,Naftali S., Vale,André M., Barrêto Júnior,Raimundo A., Paula,Valéria V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001300002
Resumo: Objetivou-se com este trabalho estudar o perfil hematológico de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé, criados no Estado do Rio Grande do Norte, como também a busca de valores de referência que se adequem à nossa região. Foram coletadas amostras sanguíneas de 58 animais clinicamente sadios, distribuídos em 4 grupos (machos acima de 5 meses, fêmeas gestantes, fêmeas não gestantes e filhotes até 4 meses de idade). A partir de única amostra de sangue de cada animal foram realizados o eritrograma (contagem de hemácias, hematócrito, hemoglobina, volume corpuscular médio e concentração de hemoglobina corpuscular média) e o leucograma (contagem total e diferencial de leucócitos). Os dados obtidos foram avaliados por meio do teste de Tukey para variáveis paramétricas e Kruskal-Wallis seguido pelo teste de Dunn para não paramétricos em nível de significância de (p<0.05). Os resultados apontam para existência de maiores quantidades de He nos machos adultos e fêmeas não gestantes, diferente do que ocorre com o VCM; já com relação ao leucograma temos que os eosinófilos mostram-se mais elevados nas fêmeas adultas e os monócitos se elevam quando na presença da gestação. Os valores deste trabalho podem servir de referência para raça Canindé, tornando possível futuras interpretações para os parâmetros verificados, além de subsidiar novos estudos em animais hígidos ou doentes. Mostra a necessidade de pesquisas que evidenciem as condições semiáridas de manejo e alimentação, bem como a avaliação dos fatores de variação, sobre constituintes do sangue, que levem em conta o sexo, a idade e estado fisiológico dos animais.
id EMBRAPA-2_ee37d4c979090a64b598b1e5e54376db
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2012001300002
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do NorteCapra hircuscaprinosCanindéhemogramasemiáridoObjetivou-se com este trabalho estudar o perfil hematológico de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé, criados no Estado do Rio Grande do Norte, como também a busca de valores de referência que se adequem à nossa região. Foram coletadas amostras sanguíneas de 58 animais clinicamente sadios, distribuídos em 4 grupos (machos acima de 5 meses, fêmeas gestantes, fêmeas não gestantes e filhotes até 4 meses de idade). A partir de única amostra de sangue de cada animal foram realizados o eritrograma (contagem de hemácias, hematócrito, hemoglobina, volume corpuscular médio e concentração de hemoglobina corpuscular média) e o leucograma (contagem total e diferencial de leucócitos). Os dados obtidos foram avaliados por meio do teste de Tukey para variáveis paramétricas e Kruskal-Wallis seguido pelo teste de Dunn para não paramétricos em nível de significância de (p<0.05). Os resultados apontam para existência de maiores quantidades de He nos machos adultos e fêmeas não gestantes, diferente do que ocorre com o VCM; já com relação ao leucograma temos que os eosinófilos mostram-se mais elevados nas fêmeas adultas e os monócitos se elevam quando na presença da gestação. Os valores deste trabalho podem servir de referência para raça Canindé, tornando possível futuras interpretações para os parâmetros verificados, além de subsidiar novos estudos em animais hígidos ou doentes. Mostra a necessidade de pesquisas que evidenciem as condições semiáridas de manejo e alimentação, bem como a avaliação dos fatores de variação, sobre constituintes do sangue, que levem em conta o sexo, a idade e estado fisiológico dos animais.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001300002Pesquisa Veterinária Brasileira v.32 suppl.1 2012reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2012001300002info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Maria G.C.Nunes,Talyta L.Paiva,Ariana L.C.Bezerra,Thayse C.G.Fernandes,Naftali S.Vale,André M.Barrêto Júnior,Raimundo A.Paula,Valéria V.por2013-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2012001300002Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2013-02-15T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
title Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
spellingShingle Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
Oliveira,Maria G.C.
Capra hircus
caprinos
Canindé
hemograma
semiárido
title_short Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
title_full Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
title_fullStr Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
title_sort Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte
author Oliveira,Maria G.C.
author_facet Oliveira,Maria G.C.
Nunes,Talyta L.
Paiva,Ariana L.C.
Bezerra,Thayse C.G.
Fernandes,Naftali S.
Vale,André M.
Barrêto Júnior,Raimundo A.
Paula,Valéria V.
author_role author
author2 Nunes,Talyta L.
Paiva,Ariana L.C.
Bezerra,Thayse C.G.
Fernandes,Naftali S.
Vale,André M.
Barrêto Júnior,Raimundo A.
Paula,Valéria V.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Maria G.C.
Nunes,Talyta L.
Paiva,Ariana L.C.
Bezerra,Thayse C.G.
Fernandes,Naftali S.
Vale,André M.
Barrêto Júnior,Raimundo A.
Paula,Valéria V.
dc.subject.por.fl_str_mv Capra hircus
caprinos
Canindé
hemograma
semiárido
topic Capra hircus
caprinos
Canindé
hemograma
semiárido
description Objetivou-se com este trabalho estudar o perfil hematológico de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé, criados no Estado do Rio Grande do Norte, como também a busca de valores de referência que se adequem à nossa região. Foram coletadas amostras sanguíneas de 58 animais clinicamente sadios, distribuídos em 4 grupos (machos acima de 5 meses, fêmeas gestantes, fêmeas não gestantes e filhotes até 4 meses de idade). A partir de única amostra de sangue de cada animal foram realizados o eritrograma (contagem de hemácias, hematócrito, hemoglobina, volume corpuscular médio e concentração de hemoglobina corpuscular média) e o leucograma (contagem total e diferencial de leucócitos). Os dados obtidos foram avaliados por meio do teste de Tukey para variáveis paramétricas e Kruskal-Wallis seguido pelo teste de Dunn para não paramétricos em nível de significância de (p<0.05). Os resultados apontam para existência de maiores quantidades de He nos machos adultos e fêmeas não gestantes, diferente do que ocorre com o VCM; já com relação ao leucograma temos que os eosinófilos mostram-se mais elevados nas fêmeas adultas e os monócitos se elevam quando na presença da gestação. Os valores deste trabalho podem servir de referência para raça Canindé, tornando possível futuras interpretações para os parâmetros verificados, além de subsidiar novos estudos em animais hígidos ou doentes. Mostra a necessidade de pesquisas que evidenciem as condições semiáridas de manejo e alimentação, bem como a avaliação dos fatores de variação, sobre constituintes do sangue, que levem em conta o sexo, a idade e estado fisiológico dos animais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2012001300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.32 suppl.1 2012
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122232728125440