Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Ana R.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza,Damázio C. de, Carmo,Daiene C. do, Santos,Juliana T., Branco,Érika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016000700647
Resumo: Resumo: O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) pertence à família Canidae, encontra-se amplamente distribuído pela América do Sul. Devido à escassez literária a respeito da morfologia desta espécie objetivamos colaborar com o conhecimento da anatomia do arco aórtico e seus ramos colaterais. Foram estudados quatro animais, sendo 2 machos e 2 fêmeas oriundos da Mina de Bauxita, Paragominas, Pará, Brasil/Terra Ltda, sob autorização da SEMA-PA nº 455/2009, que morreram por causas naturais. O sistema arterial foi preenchido com látex corado em vermelho e fixado em solução aquosa de formoldeído 10%. O arco aórtico de Cerdocyon thous apresentou em sua origem apenas dois vasos, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. Do tronco braquiocefálico originou-se o tronco bicarotídeo, que se bifurcou nas artérias carótidas comum direita e esquerda, e artéria subclávia direita. Das artérias subclávias ocorreu a formação do tronco costocervical, artéria vertebral, artéria torácica interna, artéria cervical superficial e ao atingir o espaço axilar passa a ser chamada de artéria axilar em ambos os antímeros. Concluímos que o arco aórtico de Cerdocyon thous é similar ao de outros animais domésticos com relação ao número de ramificações em sua origem.
id EMBRAPA-2_f76bc47eddf59f32bc37f4476f3488f9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2016000700647
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)Cachorro-do-matoCerdocyon thousarco aórticomorfologiaResumo: O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) pertence à família Canidae, encontra-se amplamente distribuído pela América do Sul. Devido à escassez literária a respeito da morfologia desta espécie objetivamos colaborar com o conhecimento da anatomia do arco aórtico e seus ramos colaterais. Foram estudados quatro animais, sendo 2 machos e 2 fêmeas oriundos da Mina de Bauxita, Paragominas, Pará, Brasil/Terra Ltda, sob autorização da SEMA-PA nº 455/2009, que morreram por causas naturais. O sistema arterial foi preenchido com látex corado em vermelho e fixado em solução aquosa de formoldeído 10%. O arco aórtico de Cerdocyon thous apresentou em sua origem apenas dois vasos, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. Do tronco braquiocefálico originou-se o tronco bicarotídeo, que se bifurcou nas artérias carótidas comum direita e esquerda, e artéria subclávia direita. Das artérias subclávias ocorreu a formação do tronco costocervical, artéria vertebral, artéria torácica interna, artéria cervical superficial e ao atingir o espaço axilar passa a ser chamada de artéria axilar em ambos os antímeros. Concluímos que o arco aórtico de Cerdocyon thous é similar ao de outros animais domésticos com relação ao número de ramificações em sua origem.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016000700647Pesquisa Veterinária Brasileira v.36 n.7 2016reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2016000700015info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Ana R.Souza,Damázio C. deCarmo,Daiene C. doSantos,Juliana T.Branco,Érikapor2016-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2016000700647Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2016-09-12T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
title Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
spellingShingle Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
Lima,Ana R.
Cachorro-do-mato
Cerdocyon thous
arco aórtico
morfologia
title_short Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
title_full Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
title_fullStr Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
title_full_unstemmed Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
title_sort Ramos colaterais do arco aórtico e suas principais ramificações no cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
author Lima,Ana R.
author_facet Lima,Ana R.
Souza,Damázio C. de
Carmo,Daiene C. do
Santos,Juliana T.
Branco,Érika
author_role author
author2 Souza,Damázio C. de
Carmo,Daiene C. do
Santos,Juliana T.
Branco,Érika
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Ana R.
Souza,Damázio C. de
Carmo,Daiene C. do
Santos,Juliana T.
Branco,Érika
dc.subject.por.fl_str_mv Cachorro-do-mato
Cerdocyon thous
arco aórtico
morfologia
topic Cachorro-do-mato
Cerdocyon thous
arco aórtico
morfologia
description Resumo: O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) pertence à família Canidae, encontra-se amplamente distribuído pela América do Sul. Devido à escassez literária a respeito da morfologia desta espécie objetivamos colaborar com o conhecimento da anatomia do arco aórtico e seus ramos colaterais. Foram estudados quatro animais, sendo 2 machos e 2 fêmeas oriundos da Mina de Bauxita, Paragominas, Pará, Brasil/Terra Ltda, sob autorização da SEMA-PA nº 455/2009, que morreram por causas naturais. O sistema arterial foi preenchido com látex corado em vermelho e fixado em solução aquosa de formoldeído 10%. O arco aórtico de Cerdocyon thous apresentou em sua origem apenas dois vasos, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. Do tronco braquiocefálico originou-se o tronco bicarotídeo, que se bifurcou nas artérias carótidas comum direita e esquerda, e artéria subclávia direita. Das artérias subclávias ocorreu a formação do tronco costocervical, artéria vertebral, artéria torácica interna, artéria cervical superficial e ao atingir o espaço axilar passa a ser chamada de artéria axilar em ambos os antímeros. Concluímos que o arco aórtico de Cerdocyon thous é similar ao de outros animais domésticos com relação ao número de ramificações em sua origem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016000700647
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2016000700647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2016000700015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.36 n.7 2016
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122236079374336