Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Celso F. de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques, Lúcia M. Queiroz, Scarpelli, Ermelindo, Abreu, Oldemar C., Abramides, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
Texto Completo: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/17820
Resumo: Este experimento foi realizado com a finalidade de fixar, entre 2 e 3 m2, a área mais adequada para se criar o bicho-da-seda (Bombyx mori L.), partindo de um grama de ovos. Os ensaios foram conduzidos concomitantemente em salas apropriadas na sede do Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Centro-Sul (IPEACS) e do Serviço de Sericicultura da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, em Campinas, na primavera e no verão, com delineamento inteiramente casualizado. Os resultados obtidos são apresentados com análise conjunta de variância dos fatores que mais interessam aos fiandeiros e sericicultores em geral. Na área de 2,50 m2/g, notou-se que as médias dos pesos dos casulos foram favoráveis, o que eleva o fator riqueza em seda. Observou-se na mesma área uma favorabilidade pela menor percentagem de casulos duplos (fator depreciativo). Em nenhum dos ensaios realizados, os tratamentos influíram significativamente sobre a percentagem de larvas eliminadas. Nas análises conjuntas, tanto para peso de casulo como para percentagem de casulos duplos, não foram constatadas diferenças significativas entre os tratamentos. Não houve interação Ensaios x Tratamentos, havendo uma diferença altamente significativa entre os ensaios.
id EMBRAPA-4_5c63c45e64e65ee59b7e42ef0da229fc
oai_identifier_str oai:ojs.seer.sct.embrapa.br:article/17820
network_acronym_str EMBRAPA-4
network_name_str Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)Studies on the area needed to rear silkworms (Bombyx mori L.)Este experimento foi realizado com a finalidade de fixar, entre 2 e 3 m2, a área mais adequada para se criar o bicho-da-seda (Bombyx mori L.), partindo de um grama de ovos. Os ensaios foram conduzidos concomitantemente em salas apropriadas na sede do Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Centro-Sul (IPEACS) e do Serviço de Sericicultura da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, em Campinas, na primavera e no verão, com delineamento inteiramente casualizado. Os resultados obtidos são apresentados com análise conjunta de variância dos fatores que mais interessam aos fiandeiros e sericicultores em geral. Na área de 2,50 m2/g, notou-se que as médias dos pesos dos casulos foram favoráveis, o que eleva o fator riqueza em seda. Observou-se na mesma área uma favorabilidade pela menor percentagem de casulos duplos (fator depreciativo). Em nenhum dos ensaios realizados, os tratamentos influíram significativamente sobre a percentagem de larvas eliminadas. Nas análises conjuntas, tanto para peso de casulo como para percentagem de casulos duplos, não foram constatadas diferenças significativas entre os tratamentos. Não houve interação Ensaios x Tratamentos, havendo uma diferença altamente significativa entre os ensaios.This study was an effort to determine the most adequate size of the rearing areas for silkworm. Area sizes, varying from 2 to 3 square meters, were used for eggs during the spring and summer seasons in Campinas in the State of São Paulo, Brazil. As measured by cocoon weight and percentage of double cocoons there were no significant differences between treatments. There was a highly significant difference among essays but no essay versus treatment interaction.Pesquisa Agropecuaria BrasileiraPesquisa Agropecuária BrasileiraSouza, Celso F. deMarques, Lúcia M. QueirozScarpelli, ErmelindoAbreu, Oldemar C.Abramides, Pedro2014-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/17820Pesquisa Agropecuaria Brasileira; v.4, n.1, 1969: Série Agronomia e Veterinária; 139-142Pesquisa Agropecuária Brasileira; v.4, n.1, 1969: Série Agronomia e Veterinária; 139-1421678-39210100-104xreponame:Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPAporhttps://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/17820/11942info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T18:25:42Zoai:ojs.seer.sct.embrapa.br:article/17820Revistahttp://seer.sct.embrapa.br/index.php/pabPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppab@sct.embrapa.br || sct.pab@embrapa.br1678-39210100-204Xopendoar:2014-04-15T18:25:42Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
Studies on the area needed to rear silkworms (Bombyx mori L.)
title Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
spellingShingle Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
Souza, Celso F. de
title_short Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
title_full Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
title_fullStr Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
title_full_unstemmed Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
title_sort Estudo da área necessária para a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)
author Souza, Celso F. de
author_facet Souza, Celso F. de
Marques, Lúcia M. Queiroz
Scarpelli, Ermelindo
Abreu, Oldemar C.
Abramides, Pedro
author_role author
author2 Marques, Lúcia M. Queiroz
Scarpelli, Ermelindo
Abreu, Oldemar C.
Abramides, Pedro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Celso F. de
Marques, Lúcia M. Queiroz
Scarpelli, Ermelindo
Abreu, Oldemar C.
Abramides, Pedro
dc.subject.none.fl_str_mv

description Este experimento foi realizado com a finalidade de fixar, entre 2 e 3 m2, a área mais adequada para se criar o bicho-da-seda (Bombyx mori L.), partindo de um grama de ovos. Os ensaios foram conduzidos concomitantemente em salas apropriadas na sede do Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Centro-Sul (IPEACS) e do Serviço de Sericicultura da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, em Campinas, na primavera e no verão, com delineamento inteiramente casualizado. Os resultados obtidos são apresentados com análise conjunta de variância dos fatores que mais interessam aos fiandeiros e sericicultores em geral. Na área de 2,50 m2/g, notou-se que as médias dos pesos dos casulos foram favoráveis, o que eleva o fator riqueza em seda. Observou-se na mesma área uma favorabilidade pela menor percentagem de casulos duplos (fator depreciativo). Em nenhum dos ensaios realizados, os tratamentos influíram significativamente sobre a percentagem de larvas eliminadas. Nas análises conjuntas, tanto para peso de casulo como para percentagem de casulos duplos, não foram constatadas diferenças significativas entre os tratamentos. Não houve interação Ensaios x Tratamentos, havendo uma diferença altamente significativa entre os ensaios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/17820
url https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/17820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/17820/11942
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira
Pesquisa Agropecuária Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira
Pesquisa Agropecuária Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira; v.4, n.1, 1969: Série Agronomia e Veterinária; 139-142
Pesquisa Agropecuária Brasileira; v.4, n.1, 1969: Série Agronomia e Veterinária; 139-142
1678-3921
0100-104x
reponame:Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv pab@sct.embrapa.br || sct.pab@embrapa.br
_version_ 1793416672405618688