Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARO, G. C.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: FIDELIS, E. G., SILVA, R. S. da, MEDEIROS, C. M. de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142274
Resumo: O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, segundo dados da FAO, sendo o quarto maior produtor de bananas (Musa spp.), com 5,3% da produção mundial, sendo os maiores produtores a Índia, a China e a Indonésia. Diversificar a produção ou concentrar esforços por meio da especialização é um trade-off frequente para todos os produtores rurais. Se, por um lado, a especialização pode aumentar a lucratividade, por outro, pode representar riscos associados à produção e ao mercado, além de potencialmente reduzir a biodiversidade associada às áreas produtivas. Além disso, a simplificação da paisagem, especialmente pelo cultivo concentrado de uma determinada cultura, contribui fortemente para as perdas no rendimento dessa cultura devido a ocorrência de pragas. Neste trabalho utilizou-se o Índice de Concentração Normalizado (ICn), com o objetivo de avaliar a concentração espacial da produção de bananas no Brasil, identificando os municípios com maior nível de especialização nessa atividade, evidenciando a sua importância econômica e social, contribuindo para fomentar políticas públicas voltadas à melhoria ou garantia das condições necessárias à produção. Dos 5.570 municípios do Brasil, 3.339 (cerca de 60%) possuíam dados sobre produção de bananas em 2018, sendo que 976 (29,2%) podem ser considerados como especializados nessa atividade (ICn > 0). A maior concentração de municípios especializados na produção de bananas no Brasil foi identificada no Estado de Minas Gerais (174), embora a Região Nordeste tenha sido responsável por 41% da concentração produtiva e o município de Bom Jesus da Lapa (BA) tenha apresentado o maior ICn (11,99917).
id EMBRAPA-9_0d5ec2157e152a34c0dd2de440a80caf
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1142274
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.Concentração produtivaEspecialização produtivaDesenvolvimento regionalGeografia EconômicaO Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, segundo dados da FAO, sendo o quarto maior produtor de bananas (Musa spp.), com 5,3% da produção mundial, sendo os maiores produtores a Índia, a China e a Indonésia. Diversificar a produção ou concentrar esforços por meio da especialização é um trade-off frequente para todos os produtores rurais. Se, por um lado, a especialização pode aumentar a lucratividade, por outro, pode representar riscos associados à produção e ao mercado, além de potencialmente reduzir a biodiversidade associada às áreas produtivas. Além disso, a simplificação da paisagem, especialmente pelo cultivo concentrado de uma determinada cultura, contribui fortemente para as perdas no rendimento dessa cultura devido a ocorrência de pragas. Neste trabalho utilizou-se o Índice de Concentração Normalizado (ICn), com o objetivo de avaliar a concentração espacial da produção de bananas no Brasil, identificando os municípios com maior nível de especialização nessa atividade, evidenciando a sua importância econômica e social, contribuindo para fomentar políticas públicas voltadas à melhoria ou garantia das condições necessárias à produção. Dos 5.570 municípios do Brasil, 3.339 (cerca de 60%) possuíam dados sobre produção de bananas em 2018, sendo que 976 (29,2%) podem ser considerados como especializados nessa atividade (ICn > 0). A maior concentração de municípios especializados na produção de bananas no Brasil foi identificada no Estado de Minas Gerais (174), embora a Região Nordeste tenha sido responsável por 41% da concentração produtiva e o município de Bom Jesus da Lapa (BA) tenha apresentado o maior ICn (11,99917).GEORGE CORREA AMARO, CPAF-RR; ELISANGELA GOMES FIDELIS, CENARGEN.AMARO, G. C.FIDELIS, E. G.SILVA, R. S. daMEDEIROS, C. M. de2022-04-19T14:00:51Z2022-04-19T14:00:51Z2022-04-192021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book59 p.Boa Vista, RR: Embrapa Roraima, 2021.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142274por(Embrapa Roraima. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 51).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-04-19T14:01:00Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1142274Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:20:22.732730Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
title Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
spellingShingle Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
AMARO, G. C.
Concentração produtiva
Especialização produtiva
Desenvolvimento regional
Geografia Econômica
title_short Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
title_full Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
title_fullStr Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
title_full_unstemmed Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
title_sort Concentração Espacial da Produção de Bananas (Musa spp.) no Brasil.
author AMARO, G. C.
author_facet AMARO, G. C.
FIDELIS, E. G.
SILVA, R. S. da
MEDEIROS, C. M. de
author_role author
author2 FIDELIS, E. G.
SILVA, R. S. da
MEDEIROS, C. M. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GEORGE CORREA AMARO, CPAF-RR; ELISANGELA GOMES FIDELIS, CENARGEN.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMARO, G. C.
FIDELIS, E. G.
SILVA, R. S. da
MEDEIROS, C. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Concentração produtiva
Especialização produtiva
Desenvolvimento regional
Geografia Econômica
topic Concentração produtiva
Especialização produtiva
Desenvolvimento regional
Geografia Econômica
description O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, segundo dados da FAO, sendo o quarto maior produtor de bananas (Musa spp.), com 5,3% da produção mundial, sendo os maiores produtores a Índia, a China e a Indonésia. Diversificar a produção ou concentrar esforços por meio da especialização é um trade-off frequente para todos os produtores rurais. Se, por um lado, a especialização pode aumentar a lucratividade, por outro, pode representar riscos associados à produção e ao mercado, além de potencialmente reduzir a biodiversidade associada às áreas produtivas. Além disso, a simplificação da paisagem, especialmente pelo cultivo concentrado de uma determinada cultura, contribui fortemente para as perdas no rendimento dessa cultura devido a ocorrência de pragas. Neste trabalho utilizou-se o Índice de Concentração Normalizado (ICn), com o objetivo de avaliar a concentração espacial da produção de bananas no Brasil, identificando os municípios com maior nível de especialização nessa atividade, evidenciando a sua importância econômica e social, contribuindo para fomentar políticas públicas voltadas à melhoria ou garantia das condições necessárias à produção. Dos 5.570 municípios do Brasil, 3.339 (cerca de 60%) possuíam dados sobre produção de bananas em 2018, sendo que 976 (29,2%) podem ser considerados como especializados nessa atividade (ICn > 0). A maior concentração de municípios especializados na produção de bananas no Brasil foi identificada no Estado de Minas Gerais (174), embora a Região Nordeste tenha sido responsável por 41% da concentração produtiva e o município de Bom Jesus da Lapa (BA) tenha apresentado o maior ICn (11,99917).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-19T14:00:51Z
2022-04-19T14:00:51Z
2022-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boa Vista, RR: Embrapa Roraima, 2021.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142274
identifier_str_mv Boa Vista, RR: Embrapa Roraima, 2021.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Roraima. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 51).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510117973000192