Processo de geração do conhecimento em instituições públicas de pesquisa agropecuária.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) |
Texto Completo: | http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082376 |
Resumo: | No desenvolvimento da sociedade industrial há dois elementos essenciais responsáveis pelo aumento da eficiência da produção: maquinário e o operariado. Para tanto, foi necessário que se prescrevessem métodos e procedimentos "científicos" que favorecessem a organização e realização do trabalho. Seguindo o processo evolução, os avanços tecnológicos delinearam o perfil do novo trabalhador, inserido na sociedade do conhecimento, orientado para a informação e respectiva transformação em conhecimento, potencialmente gerador de um novo produto ou novo serviço para o consumo. Assim, praticamente todas as tarefas são desempenhadas em e por meio de uma organização (DRUCKER, 2007). Drucker (2007) argumenta que o trabalhador do conhecimento detém os meios de produção, enquanto a organização possui as ferramentas de produção. Os dois precisam um do outro. Instituições de Ciência e Tecnologias - ICTs são organizações intensivas em conhecimento; possuem características diferenciadas de outras por terem como foco a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, e como principal ativo, o capital intelectual baseado na geração do conhecimento tecnológico, resultante das transformações estruturais de investimento em ciência e tecnologia e as interações do empreendedorismo dos agricultores na tecnologia gerada. |
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