Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAGAS, C. da S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FRANCO, G. B., MARQUES, E. A. G., GOMES, R. L.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039652
Resumo: O presente estudo refere-se ao levantamento de solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia, que abrange uma área aproximada de 1.575 km2. O levantamento foi realizado em nível de reconhecimento de alta intensidade, de acordo com as normas e critérios preconizadas pela Embrapa Solos, com a utilização de geotecnologias e técnicas de mapeamento digital, visando a contribuir para o estudo de fragilidade ambiental da bacia. Como material básico foram utilizados cartas topográficas do IBGE, na escala 1:100.000, e dados do SRTM (Topodata) para geração de um modelo digital de elevação (MDE), além de imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 de 2006. Nos resultados constam as principais características ambientais da área e a caracterização das principais classes de solos estudadas, cuja distribuição espacial é representada em um mapa na escala 1:100.000. Este mapa é constituído por 41 unidades de mapeamento, que compõem uma legenda de identificação dos solos individualizados até o 4º nível categórico do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), seguido de textura, tipo de horizonte A, fases de rochosidade, de vegetação e de relevo. As principais classes de solos identificadas foram: Argissolos (Amarelos, Vermelho-Amarelos e Vermelhos); Cambissolos Háplicos; Espodossolos Humilúvicos; Gleissolos (Háplicos e Melânicos); Latossolos (Amarelos e Vermelho-Amarelos); Luvissolos Crômicos; Neossolos Quartzarênicos e Organossolos Háplicos. Os Argissolos Amarelos e os Latossolos Amarelos predominam sobre as demais classes da área. O principal tipo de utilização agrícola nesta bacia são os plantios de cacau na mata secundária (cabruca).
id EMBRAPA-9_2b10cf37a56ca18ecb21ed177382faa5
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1039652
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.Mapeamento de soloModelo digital de elevaçãoGeotecnologiaReconhecimento do soloMapaClassificação do soloO presente estudo refere-se ao levantamento de solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia, que abrange uma área aproximada de 1.575 km2. O levantamento foi realizado em nível de reconhecimento de alta intensidade, de acordo com as normas e critérios preconizadas pela Embrapa Solos, com a utilização de geotecnologias e técnicas de mapeamento digital, visando a contribuir para o estudo de fragilidade ambiental da bacia. Como material básico foram utilizados cartas topográficas do IBGE, na escala 1:100.000, e dados do SRTM (Topodata) para geração de um modelo digital de elevação (MDE), além de imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 de 2006. Nos resultados constam as principais características ambientais da área e a caracterização das principais classes de solos estudadas, cuja distribuição espacial é representada em um mapa na escala 1:100.000. Este mapa é constituído por 41 unidades de mapeamento, que compõem uma legenda de identificação dos solos individualizados até o 4º nível categórico do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), seguido de textura, tipo de horizonte A, fases de rochosidade, de vegetação e de relevo. As principais classes de solos identificadas foram: Argissolos (Amarelos, Vermelho-Amarelos e Vermelhos); Cambissolos Háplicos; Espodossolos Humilúvicos; Gleissolos (Háplicos e Melânicos); Latossolos (Amarelos e Vermelho-Amarelos); Luvissolos Crômicos; Neossolos Quartzarênicos e Organossolos Háplicos. Os Argissolos Amarelos e os Latossolos Amarelos predominam sobre as demais classes da área. O principal tipo de utilização agrícola nesta bacia são os plantios de cacau na mata secundária (cabruca).CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; GUSTAVO BARRETO FRANCO, UNEB; EDUARDO ANTÔNIO GOMES MARQUES, UFV; RONALDO LIMA GOMES, UESC.CHAGAS, C. da S.FRANCO, G. B.MARQUES, E. A. G.GOMES, R. L.2016-03-04T11:11:11Z2016-03-04T11:11:11Z2016-03-0420152017-04-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookil. color.171 p.Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2015.1678-0892http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039652por(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 256).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T14:29:16Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1039652Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:08:34.925035Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
title Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
spellingShingle Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
CHAGAS, C. da S.
Mapeamento de solo
Modelo digital de elevação
Geotecnologia
Reconhecimento do solo
Mapa
Classificação do solo
title_short Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
title_full Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
title_fullStr Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
title_full_unstemmed Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
title_sort Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia.
author CHAGAS, C. da S.
author_facet CHAGAS, C. da S.
FRANCO, G. B.
MARQUES, E. A. G.
GOMES, R. L.
author_role author
author2 FRANCO, G. B.
MARQUES, E. A. G.
GOMES, R. L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; GUSTAVO BARRETO FRANCO, UNEB; EDUARDO ANTÔNIO GOMES MARQUES, UFV; RONALDO LIMA GOMES, UESC.
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAGAS, C. da S.
FRANCO, G. B.
MARQUES, E. A. G.
GOMES, R. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento de solo
Modelo digital de elevação
Geotecnologia
Reconhecimento do solo
Mapa
Classificação do solo
topic Mapeamento de solo
Modelo digital de elevação
Geotecnologia
Reconhecimento do solo
Mapa
Classificação do solo
description O presente estudo refere-se ao levantamento de solos da bacia do Rio Almada, Estado da Bahia, que abrange uma área aproximada de 1.575 km2. O levantamento foi realizado em nível de reconhecimento de alta intensidade, de acordo com as normas e critérios preconizadas pela Embrapa Solos, com a utilização de geotecnologias e técnicas de mapeamento digital, visando a contribuir para o estudo de fragilidade ambiental da bacia. Como material básico foram utilizados cartas topográficas do IBGE, na escala 1:100.000, e dados do SRTM (Topodata) para geração de um modelo digital de elevação (MDE), além de imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 de 2006. Nos resultados constam as principais características ambientais da área e a caracterização das principais classes de solos estudadas, cuja distribuição espacial é representada em um mapa na escala 1:100.000. Este mapa é constituído por 41 unidades de mapeamento, que compõem uma legenda de identificação dos solos individualizados até o 4º nível categórico do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), seguido de textura, tipo de horizonte A, fases de rochosidade, de vegetação e de relevo. As principais classes de solos identificadas foram: Argissolos (Amarelos, Vermelho-Amarelos e Vermelhos); Cambissolos Háplicos; Espodossolos Humilúvicos; Gleissolos (Háplicos e Melânicos); Latossolos (Amarelos e Vermelho-Amarelos); Luvissolos Crômicos; Neossolos Quartzarênicos e Organossolos Háplicos. Os Argissolos Amarelos e os Latossolos Amarelos predominam sobre as demais classes da área. O principal tipo de utilização agrícola nesta bacia são os plantios de cacau na mata secundária (cabruca).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-04T11:11:11Z
2016-03-04T11:11:11Z
2016-03-04
2017-04-13T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2015.
1678-0892
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039652
identifier_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2015.
1678-0892
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 256).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv il. color.
171 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510103486922752