Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARZABE, C.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MARTINS, A. L. da S.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100786
Resumo: Reduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho permitiria que 204 milhões de pessoas a mais entrassem na força de trabalho global até 2025. Esse incremento poderia gerar um aumento de 3,9% no produto interno bruto (PIB) mundial. Uma grande parte dos empregos (162,4 milhões ou 62%) seria gerada em países emergentes, em virtude do seu tamanho relativo e do fato de que possuem as maiores disparidades de gênero (Mujeres..., 2017). Entre outros fatores, a ampliação da presença das mulheres em postos de direção, espaços de poder e de decisão dos governos, nos espaços de controle social das políticas públicas, no parlamento, nos partidos políticos, nos movimentos sociais, nos sindicatos, nas cooperativas, no meio acadêmico e no acesso às profissões tidas como masculinas, assim como a construção, dentro dos governos, de organismos executivos de políticas para as mulheres (nos diferentes níveis da federação) ampliam o horizonte da participação e atuação política das mulheres e imprimem uma nova configuração para a ocupação e construção desses espaços com igualdade e justiça social (Plano..., 2013).
id EMBRAPA-9_2ce79a592234382ccd0dc34c6f9ebf28
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1100786
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.MulherIgualdade de GeneroAgriculturaWomen in agricultureGenderReduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho permitiria que 204 milhões de pessoas a mais entrassem na força de trabalho global até 2025. Esse incremento poderia gerar um aumento de 3,9% no produto interno bruto (PIB) mundial. Uma grande parte dos empregos (162,4 milhões ou 62%) seria gerada em países emergentes, em virtude do seu tamanho relativo e do fato de que possuem as maiores disparidades de gênero (Mujeres..., 2017). Entre outros fatores, a ampliação da presença das mulheres em postos de direção, espaços de poder e de decisão dos governos, nos espaços de controle social das políticas públicas, no parlamento, nos partidos políticos, nos movimentos sociais, nos sindicatos, nas cooperativas, no meio acadêmico e no acesso às profissões tidas como masculinas, assim como a construção, dentro dos governos, de organismos executivos de políticas para as mulheres (nos diferentes níveis da federação) ampliam o horizonte da participação e atuação política das mulheres e imprimem uma nova configuração para a ocupação e construção desses espaços com igualdade e justiça social (Plano..., 2013).CRISTINA ARZABE, SIRE; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS.ARZABE, C.MARTINS, A. L. da S.2018-12-06T23:14:29Z2018-12-06T23:14:29Z2018-12-0520182018-12-06T23:14:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: ARZABE, C.; COSTA, V. C. (Ed.). Igualdade de gênero: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 2. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 5).http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-12-06T23:14:35Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1100786Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:13:25.360426Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
title Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
spellingShingle Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
ARZABE, C.
Mulher
Igualdade de Genero
Agricultura
Women in agriculture
Gender
title_short Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
title_full Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
title_fullStr Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
title_full_unstemmed Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
title_sort Situação da mulher no Brasil, assimetrias e esforços na Embrapa e na agricultura.
author ARZABE, C.
author_facet ARZABE, C.
MARTINS, A. L. da S.
author_role author
author2 MARTINS, A. L. da S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CRISTINA ARZABE, SIRE; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARZABE, C.
MARTINS, A. L. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Igualdade de Genero
Agricultura
Women in agriculture
Gender
topic Mulher
Igualdade de Genero
Agricultura
Women in agriculture
Gender
description Reduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho permitiria que 204 milhões de pessoas a mais entrassem na força de trabalho global até 2025. Esse incremento poderia gerar um aumento de 3,9% no produto interno bruto (PIB) mundial. Uma grande parte dos empregos (162,4 milhões ou 62%) seria gerada em países emergentes, em virtude do seu tamanho relativo e do fato de que possuem as maiores disparidades de gênero (Mujeres..., 2017). Entre outros fatores, a ampliação da presença das mulheres em postos de direção, espaços de poder e de decisão dos governos, nos espaços de controle social das políticas públicas, no parlamento, nos partidos políticos, nos movimentos sociais, nos sindicatos, nas cooperativas, no meio acadêmico e no acesso às profissões tidas como masculinas, assim como a construção, dentro dos governos, de organismos executivos de políticas para as mulheres (nos diferentes níveis da federação) ampliam o horizonte da participação e atuação política das mulheres e imprimem uma nova configuração para a ocupação e construção desses espaços com igualdade e justiça social (Plano..., 2013).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T23:14:29Z
2018-12-06T23:14:29Z
2018-12-05
2018
2018-12-06T23:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: ARZABE, C.; COSTA, V. C. (Ed.). Igualdade de gênero: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 2. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 5).
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100786
identifier_str_mv In: ARZABE, C.; COSTA, V. C. (Ed.). Igualdade de gênero: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 2. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 5).
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510108941615104