Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, F. B. R. e
Data de Publicação: 1973
Outros Autores: JACOMINE, P. K. T., ALMEIDA, J. C.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/330807
Resumo: O presente trabalho diz respeito a avaliacao da aptidao agricola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte(RN). Abrande uma area de 53.015 km2, situada entre os paralelos 4 51' 54'' e 6 58' 18'' de latitude sul e os meridianos de 34 57' 08'' e 38 35' 12'' de longitude a oeste de Greenwich. (Fig.1). Tem como objetivo o estabelecimento das classes de aptidao dos solos para as culturas de ciclos curto e longo em dois sistemas de manejo: Pouco Desenvolvido e Desenvolvido (sem irrigacao), visando diagnosticar o comportamento dos solos em dois niveis operacionais diferentes. Foram tomados como base os graus de limitacao das condicoes agricolas dos solos, considerando-se os seguintes fatores: deficiencia de fertilidade, deficiencia de agua, excesso de agua, susceptibilidade a erosao e impedimentos a mecanizacao. Os solos foram enquadrados em quatro classes de aptidao: boa, regular, restrita e inapta; para culturas de ciclo curto e culturas de longo, de acordo com suas exigencias e os graus de limitacao dos solos, tanto nas condicoes naturais como apos praticas de melhoramento. Foram consideradas tres culturas principais climaticamente adaptadas a grande parte da area do Estado: algodoeiro arboreo, cajueiro e sisal. O principal problema de uso agricola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte relaciona-se a limitacao por falta de agua, visto que 75% da area do Estado apresenta clima semi-arido muito quente. O objetivo principal e a avaliacao quantitativa das mais provaveis classes de aptidao dos solos para ...
id EMBRAPA-9_3585436326e9ca9f9425c84ab3458375
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/330807
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).SolosBrasilRio Grande do NorteAptidão AgrícolaO presente trabalho diz respeito a avaliacao da aptidao agricola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte(RN). Abrande uma area de 53.015 km2, situada entre os paralelos 4 51' 54'' e 6 58' 18'' de latitude sul e os meridianos de 34 57' 08'' e 38 35' 12'' de longitude a oeste de Greenwich. (Fig.1). Tem como objetivo o estabelecimento das classes de aptidao dos solos para as culturas de ciclos curto e longo em dois sistemas de manejo: Pouco Desenvolvido e Desenvolvido (sem irrigacao), visando diagnosticar o comportamento dos solos em dois niveis operacionais diferentes. Foram tomados como base os graus de limitacao das condicoes agricolas dos solos, considerando-se os seguintes fatores: deficiencia de fertilidade, deficiencia de agua, excesso de agua, susceptibilidade a erosao e impedimentos a mecanizacao. Os solos foram enquadrados em quatro classes de aptidao: boa, regular, restrita e inapta; para culturas de ciclo curto e culturas de longo, de acordo com suas exigencias e os graus de limitacao dos solos, tanto nas condicoes naturais como apos praticas de melhoramento. Foram consideradas tres culturas principais climaticamente adaptadas a grande parte da area do Estado: algodoeiro arboreo, cajueiro e sisal. O principal problema de uso agricola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte relaciona-se a limitacao por falta de agua, visto que 75% da area do Estado apresenta clima semi-arido muito quente. O objetivo principal e a avaliacao quantitativa das mais provaveis classes de aptidao dos solos para ...Acompanha 2 mapas, color. Escala 1:500.000.FERNANDO BARRETO RODRIGUES E SILVA, CNPS; PAULO KLINGER TITO JACOMINE, CNPS; JERONIMO CUNHA ALMEIDA, CNPS.SILVA, F. B. R. eJACOMINE, P. K. T.ALMEIDA, J. C.2020-04-08T00:33:14Z2020-04-08T00:33:14Z2002-11-2219732020-04-08T00:33:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book52 p.Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Divisão de Pesquisa Pedológica, 1973.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/330807por(Brasil. Divisão de Pesquisa Pedológica. Boletim técnico, 22DRN-SUDENE. Divisão de Agrologia. Série Pedologia, 10).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-04-08T00:33:32Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/330807Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:16:47.597099Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
title Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
spellingShingle Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
SILVA, F. B. R. e
Solos
Brasil
Rio Grande do Norte
Aptidão Agrícola
title_short Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
title_full Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
title_fullStr Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
title_full_unstemmed Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
title_sort Aptidão agrícola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte: (interpretação do levantamento exploratório - reconhecimento de solos).
author SILVA, F. B. R. e
author_facet SILVA, F. B. R. e
JACOMINE, P. K. T.
ALMEIDA, J. C.
author_role author
author2 JACOMINE, P. K. T.
ALMEIDA, J. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDO BARRETO RODRIGUES E SILVA, CNPS; PAULO KLINGER TITO JACOMINE, CNPS; JERONIMO CUNHA ALMEIDA, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, F. B. R. e
JACOMINE, P. K. T.
ALMEIDA, J. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Solos
Brasil
Rio Grande do Norte
Aptidão Agrícola
topic Solos
Brasil
Rio Grande do Norte
Aptidão Agrícola
description O presente trabalho diz respeito a avaliacao da aptidao agricola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte(RN). Abrande uma area de 53.015 km2, situada entre os paralelos 4 51' 54'' e 6 58' 18'' de latitude sul e os meridianos de 34 57' 08'' e 38 35' 12'' de longitude a oeste de Greenwich. (Fig.1). Tem como objetivo o estabelecimento das classes de aptidao dos solos para as culturas de ciclos curto e longo em dois sistemas de manejo: Pouco Desenvolvido e Desenvolvido (sem irrigacao), visando diagnosticar o comportamento dos solos em dois niveis operacionais diferentes. Foram tomados como base os graus de limitacao das condicoes agricolas dos solos, considerando-se os seguintes fatores: deficiencia de fertilidade, deficiencia de agua, excesso de agua, susceptibilidade a erosao e impedimentos a mecanizacao. Os solos foram enquadrados em quatro classes de aptidao: boa, regular, restrita e inapta; para culturas de ciclo curto e culturas de longo, de acordo com suas exigencias e os graus de limitacao dos solos, tanto nas condicoes naturais como apos praticas de melhoramento. Foram consideradas tres culturas principais climaticamente adaptadas a grande parte da area do Estado: algodoeiro arboreo, cajueiro e sisal. O principal problema de uso agricola dos solos do Estado do Rio Grande do Norte relaciona-se a limitacao por falta de agua, visto que 75% da area do Estado apresenta clima semi-arido muito quente. O objetivo principal e a avaliacao quantitativa das mais provaveis classes de aptidao dos solos para ...
publishDate 1973
dc.date.none.fl_str_mv 1973
2002-11-22
2020-04-08T00:33:14Z
2020-04-08T00:33:14Z
2020-04-08T00:33:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Divisão de Pesquisa Pedológica, 1973.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/330807
identifier_str_mv Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Divisão de Pesquisa Pedológica, 1973.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/330807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Brasil. Divisão de Pesquisa Pedológica. Boletim técnico, 22
DRN-SUDENE. Divisão de Agrologia. Série Pedologia, 10).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510113717878784