Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARAL, F. C. S. do
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PARAHYBA, R. da B. V., SILVA, F. H. B. B. da, LEITE, A. P., BATISTA, M. de J., BARROS, J. C.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/339463
Resumo: A agricultura irrigada tem sido explorada de forma intensiva em alguns pólos da Região Semi-Árida brasileira. Nessa expansão, muitos solos arenosos têm sido incorporados ao processo produtivo recentemente. Esse avanço infelizmente tem sido acompanhado de um manejo incorreto da irrigação, gerando desperdício de água e impactando a rentabilidade dos perímetros irrigados. Dessa forma, criou-se a necessidade de melhores estudos, preferencialmente desenvolvidos diretamente no campo, para ampliar o entendimento das relações solo-água, visando a adoção de práticas corretas na condução dos lotes irrigados. Este trabalho objetiva estudar essas interações de forma comparativa, buscando o melhor entendimento do manejo desses solos sob irrigação, contribuindo assim para o aumento da produtividade agrícola com a racionalização dos recursos naturais.
id EMBRAPA-9_40d91940403b23ddcd91e40f1ea9e37f
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/339463
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.DrenabilidadeBrígidaCaraíbasApollônio SallesSemi-áridoSolos arenososIrrigaçãoPedologiaDrenagemA agricultura irrigada tem sido explorada de forma intensiva em alguns pólos da Região Semi-Árida brasileira. Nessa expansão, muitos solos arenosos têm sido incorporados ao processo produtivo recentemente. Esse avanço infelizmente tem sido acompanhado de um manejo incorreto da irrigação, gerando desperdício de água e impactando a rentabilidade dos perímetros irrigados. Dessa forma, criou-se a necessidade de melhores estudos, preferencialmente desenvolvidos diretamente no campo, para ampliar o entendimento das relações solo-água, visando a adoção de práticas corretas na condução dos lotes irrigados. Este trabalho objetiva estudar essas interações de forma comparativa, buscando o melhor entendimento do manejo desses solos sob irrigação, contribuindo assim para o aumento da produtividade agrícola com a racionalização dos recursos naturais.FERNANDO CEZAR SARAIVA DO AMARAL, CNPSROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPSFLAVIO HUGO BARRETO B DA SILVA, CNPSALDO PEREIRA LEITE, CNPSMANUEL DE JESUS BATISTA, CODEVASFJOSÉ COSTA BARROS, PROJETEC.AMARAL, F. C. S. doPARAHYBA, R. da B. V.SILVA, F. H. B. B. daLEITE, A. P.BATISTA, M. de J.BARROS, J. C.2012-12-11T01:00:39Z2012-12-11T01:00:39Z2008-02-2020072012-12-11T01:00:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookil. color.67 p.Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2007.1678-0892http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/339463por(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 116).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T13:39:45Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/339463Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2017-08-16T13:39:45Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
title Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
spellingShingle Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
AMARAL, F. C. S. do
Drenabilidade
Brígida
Caraíbas
Apollônio Salles
Semi-árido
Solos arenosos
Irrigação
Pedologia
Drenagem
title_short Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
title_full Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
title_fullStr Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
title_full_unstemmed Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
title_sort Caracterização pedológica e estudos de drenabilidade dos perímetros de irrigação Brígida, Caraíbas e Apolônio Sales, Estado de Pernambuco.
author AMARAL, F. C. S. do
author_facet AMARAL, F. C. S. do
PARAHYBA, R. da B. V.
SILVA, F. H. B. B. da
LEITE, A. P.
BATISTA, M. de J.
BARROS, J. C.
author_role author
author2 PARAHYBA, R. da B. V.
SILVA, F. H. B. B. da
LEITE, A. P.
BATISTA, M. de J.
BARROS, J. C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDO CEZAR SARAIVA DO AMARAL, CNPS
ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS
FLAVIO HUGO BARRETO B DA SILVA, CNPS
ALDO PEREIRA LEITE, CNPS
MANUEL DE JESUS BATISTA, CODEVASF
JOSÉ COSTA BARROS, PROJETEC.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMARAL, F. C. S. do
PARAHYBA, R. da B. V.
SILVA, F. H. B. B. da
LEITE, A. P.
BATISTA, M. de J.
BARROS, J. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Drenabilidade
Brígida
Caraíbas
Apollônio Salles
Semi-árido
Solos arenosos
Irrigação
Pedologia
Drenagem
topic Drenabilidade
Brígida
Caraíbas
Apollônio Salles
Semi-árido
Solos arenosos
Irrigação
Pedologia
Drenagem
description A agricultura irrigada tem sido explorada de forma intensiva em alguns pólos da Região Semi-Árida brasileira. Nessa expansão, muitos solos arenosos têm sido incorporados ao processo produtivo recentemente. Esse avanço infelizmente tem sido acompanhado de um manejo incorreto da irrigação, gerando desperdício de água e impactando a rentabilidade dos perímetros irrigados. Dessa forma, criou-se a necessidade de melhores estudos, preferencialmente desenvolvidos diretamente no campo, para ampliar o entendimento das relações solo-água, visando a adoção de práticas corretas na condução dos lotes irrigados. Este trabalho objetiva estudar essas interações de forma comparativa, buscando o melhor entendimento do manejo desses solos sob irrigação, contribuindo assim para o aumento da produtividade agrícola com a racionalização dos recursos naturais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-02-20
2012-12-11T01:00:39Z
2012-12-11T01:00:39Z
2012-12-11T01:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2007.
1678-0892
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/339463
identifier_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2007.
1678-0892
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/339463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 116).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv il. color.
67 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822692381025107969