Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MANSUR, K. L.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: MARQUES, A., FIDALGO, E. C. C., PRADO, R. B., FERRAZ, R. P. D., GONCALVES, A. O., DANTAS, M.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966024
Resumo: Diagnóstico do Meio Físico da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD) é parte integrante de uma série de estudos de diagnóstico dos aspectos socioeconômico, ambiental e institucional/legal que estão sendo realizados a fim de subsidiar o desenho de estratégias a serem implementadas por meio do Projeto: Manejo Sustentável de Recursos Naturais em Microbacias do Norte-Noroeste Fluminense, submetido ao Global Environment Facility (GEF) em setembro de 2003 e que se encontra em fase de elaboração, contando com recursos de doação do GEF/BIRD para assistência preparatória. O projeto conta ainda com a parceria de instituições estaduais (EMATER, PESAGRO, DRM, IEF, FEEMA, SERLA e Defensoria Pública), federais (Embrapa Solos e CPRM), privadas (Fundação COPPETEC) e nãogovernamentais (SOS Mata Atlântica e Conservation International do Brasil), e ainda com apoio técnico da FAO e do BIRD. Para a realização do Diagnóstico do Meio Físico considerou-se a integração dos diversos temas (clima, recursos hídricos superficiais e subterrâneos, geologia, geomorfologia, pedologia e aspectos do uso e ocupação das terras), congregandoos em um banco de dados georreferenciado. As unidades adotadas para o estudo foram denominadas de Zonas Agroecológicas, as quais foram caracterizadas, considerando o conjunto de temas. Em complementação, foi realizado um trabalho de campo na BHRD, com equipe interdisciplinar, o que permitiu a verificação das principais características de cada uma destas Zonas, além de identificar as atividades desenvolvidas e os problemas e conflitos relacionados ao uso de seus recursos naturais, com destaque para o meio abiótico.
id EMBRAPA-9_7c5115e557acac5cdf0027fe434ed82f
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/966024
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.Zonas AgroecológicasBacia HidrográficaDiagnosticoDiagnóstico do Meio Físico da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD) é parte integrante de uma série de estudos de diagnóstico dos aspectos socioeconômico, ambiental e institucional/legal que estão sendo realizados a fim de subsidiar o desenho de estratégias a serem implementadas por meio do Projeto: Manejo Sustentável de Recursos Naturais em Microbacias do Norte-Noroeste Fluminense, submetido ao Global Environment Facility (GEF) em setembro de 2003 e que se encontra em fase de elaboração, contando com recursos de doação do GEF/BIRD para assistência preparatória. O projeto conta ainda com a parceria de instituições estaduais (EMATER, PESAGRO, DRM, IEF, FEEMA, SERLA e Defensoria Pública), federais (Embrapa Solos e CPRM), privadas (Fundação COPPETEC) e nãogovernamentais (SOS Mata Atlântica e Conservation International do Brasil), e ainda com apoio técnico da FAO e do BIRD. Para a realização do Diagnóstico do Meio Físico considerou-se a integração dos diversos temas (clima, recursos hídricos superficiais e subterrâneos, geologia, geomorfologia, pedologia e aspectos do uso e ocupação das terras), congregandoos em um banco de dados georreferenciado. As unidades adotadas para o estudo foram denominadas de Zonas Agroecológicas, as quais foram caracterizadas, considerando o conjunto de temas. Em complementação, foi realizado um trabalho de campo na BHRD, com equipe interdisciplinar, o que permitiu a verificação das principais características de cada uma destas Zonas, além de identificar as atividades desenvolvidas e os problemas e conflitos relacionados ao uso de seus recursos naturais, com destaque para o meio abiótico.KÁTIA LEITE MANSUR, DRMADERSON MARQUES, DRMELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPSRACHEL BARDY PRADO, CNPSRODRIGO PECANHA DEMONTE FERRAZ, CNPSALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPSMARCELO DANTAS, CPRM.MANSUR, K. L.MARQUES, A.FIDALGO, E. C. C.PRADO, R. B.FERRAZ, R. P. D.GONCALVES, A. O.DANTAS, M.2013-09-10T11:11:11Z2013-09-10T11:11:11Z2013-09-1020042013-09-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book59 p.Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.1517-2627http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966024por(Embrapa Solos. Documentos, 62).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T13:04:42Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/966024Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T10:58:43.993806Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
title Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
spellingShingle Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
MANSUR, K. L.
Zonas Agroecológicas
Bacia Hidrográfica
Diagnostico
title_short Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
title_full Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
title_fullStr Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
title_full_unstemmed Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
title_sort Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Doce/Canal Quitingute (BHRD) - RJ.
author MANSUR, K. L.
author_facet MANSUR, K. L.
MARQUES, A.
FIDALGO, E. C. C.
PRADO, R. B.
FERRAZ, R. P. D.
GONCALVES, A. O.
DANTAS, M.
author_role author
author2 MARQUES, A.
FIDALGO, E. C. C.
PRADO, R. B.
FERRAZ, R. P. D.
GONCALVES, A. O.
DANTAS, M.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv KÁTIA LEITE MANSUR, DRM
ADERSON MARQUES, DRM
ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS
RACHEL BARDY PRADO, CNPS
RODRIGO PECANHA DEMONTE FERRAZ, CNPS
ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS
MARCELO DANTAS, CPRM.
dc.contributor.author.fl_str_mv MANSUR, K. L.
MARQUES, A.
FIDALGO, E. C. C.
PRADO, R. B.
FERRAZ, R. P. D.
GONCALVES, A. O.
DANTAS, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Zonas Agroecológicas
Bacia Hidrográfica
Diagnostico
topic Zonas Agroecológicas
Bacia Hidrográfica
Diagnostico
description Diagnóstico do Meio Físico da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD) é parte integrante de uma série de estudos de diagnóstico dos aspectos socioeconômico, ambiental e institucional/legal que estão sendo realizados a fim de subsidiar o desenho de estratégias a serem implementadas por meio do Projeto: Manejo Sustentável de Recursos Naturais em Microbacias do Norte-Noroeste Fluminense, submetido ao Global Environment Facility (GEF) em setembro de 2003 e que se encontra em fase de elaboração, contando com recursos de doação do GEF/BIRD para assistência preparatória. O projeto conta ainda com a parceria de instituições estaduais (EMATER, PESAGRO, DRM, IEF, FEEMA, SERLA e Defensoria Pública), federais (Embrapa Solos e CPRM), privadas (Fundação COPPETEC) e nãogovernamentais (SOS Mata Atlântica e Conservation International do Brasil), e ainda com apoio técnico da FAO e do BIRD. Para a realização do Diagnóstico do Meio Físico considerou-se a integração dos diversos temas (clima, recursos hídricos superficiais e subterrâneos, geologia, geomorfologia, pedologia e aspectos do uso e ocupação das terras), congregandoos em um banco de dados georreferenciado. As unidades adotadas para o estudo foram denominadas de Zonas Agroecológicas, as quais foram caracterizadas, considerando o conjunto de temas. Em complementação, foi realizado um trabalho de campo na BHRD, com equipe interdisciplinar, o que permitiu a verificação das principais características de cada uma destas Zonas, além de identificar as atividades desenvolvidas e os problemas e conflitos relacionados ao uso de seus recursos naturais, com destaque para o meio abiótico.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2013-09-10T11:11:11Z
2013-09-10T11:11:11Z
2013-09-10
2013-09-11T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
1517-2627
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966024
identifier_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
1517-2627
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Solos. Documentos, 62).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510096314662912